Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Novembro 23, 2014, 12:27

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Arquivo Eleições Sporting 2009 Tópico:

[Eleições 2009] Cobertura do Fosso de Alvalade

Páginas: « anterior 1 ... 3 4 [5] 6 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: [Eleições 2009] Cobertura do Fosso de Alvalade (Lida 16820 vezes)

Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #80 em: Junho 03, 2009, 12:26 »

*
Sénior

Não é necessária nenhuma fundação especial para ter umas 10 filas de bancadas sobre o fosso.
Isso com umas estruturas em ferro vai lá sem qualquer problema, vejam as bancadas amoviveis, tipo estadio do algarve, são muito maiores do que o vão sobre o fosso.
Esta obra é possível e não será nada de muito caro.

É sim, as fundações actuais foram dimensionadas para uma dada carga, agora metes mais como fazes? Reforças  Seta
Por acaso nem me tinha lembrado desta, obrigado Sérgio.

Eu penso que isto é mesmo uma das coisas que se têm que considerar so como ideia sem hipotese de aprofundar correctamente. É demasiado complexo, não o mesmo que falar de reduzir pessoal.

Já agora para não pensarem que andamos aqui só a dizer mal e que não é possivel, eu, o Paulo e o Sérgio somos engenheiros civis, logo percebemos qualquer coisa do assunto.

a minha dúvida é que peso teriam as novas bancadas (cheias) quando comparadas com o resto da estrutura... normalmente costumam ser dadas margens relativamente generosas no projecto (acima dos valores regulamentares) e essa margem poderia permitir que se construíssem as novas bancadas sem haver necessidade de mexer nas fundações caso as novas bancadas tenham um o peso incomparavelmente menor que a restante estrutura existente...

mas é a tal coisa.. só vendo o projecto e fazendo cálculos..
Registado

vivó Sporting!!!

Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #81 em: Junho 03, 2009, 18:38 »

No avatar!

*
Iniciado

Localidade: Loures
Masculino

o fosso está lá para o estádio ser considerado 5 estrelas para um local de espectáculos/eventos/whatever.

se vocês têm algum problema com isso avisem-me que eu fico calado.

Não há nada sobre ter um fosso num estádio para ser considerado 5 estrelas através de regras de UEFA / FIFA. Se olhas para todo o trabalho/os projectos recentes do Taveira, todos eles têm um fosso (menos o estadio da gavota os estadios da leira/beira mar* e o novo estadio do Zenit.) E' infelizmente um das características dele.

*Desculpe, li mal um artigo sobre os projectos (ja feitos dele) do Taveira.
Eu não referi FIFA/UEFA.
Registado
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #82 em: Junho 03, 2009, 21:27 »

No avatar!

*
Iniciado

Localidade: Lisboa
Masculino

Não é necessária nenhuma fundação especial para ter umas 10 filas de bancadas sobre o fosso.
Isso com umas estruturas em ferro vai lá sem qualquer problema, vejam as bancadas amoviveis, tipo estadio do algarve, são muito maiores do que o vão sobre o fosso.

É sim, as fundações actuais foram dimensionadas para uma dada carga, agora metes mais como fazes? Reforças  Seta

Eu penso que isto é mesmo uma das coisas que se têm que considerar so como ideia sem hipotese de aprofundar correctamente. É demasiado complexo, não o mesmo que falar de reduzir pessoal.

Já agora para não pensarem que andamos aqui só a dizer mal e que não é possivel, eu, o Paulo e o Sérgio somos engenheiros civis, logo percebemos qualquer coisa do assunto.

a minha dúvida é que peso teriam as novas bancadas (cheias) quando comparadas com o resto da estrutura... normalmente costumam ser dadas margens relativamente generosas no projecto (acima dos valores regulamentares) e essa margem poderia permitir que se construíssem as novas bancadas sem haver necessidade de mexer nas fundações caso as novas bancadas tenham um o peso incomparavelmente menor que a restante estrutura existente...

Logo, podemos concluir que precoce avaliar-se se uma decisão destas é cara ou não.
Eu nem quero entrar no debate técnico, porque isso não nos tiraria daqui.
A questão é que não se sabendo o que se quer fazer da área do fosso, isto é, não se sabendo que utilização se lhe quer dar, é impossível estar-se a prognosticar quanto custará uma coisa destas.

Agora, uma coisa tenho a certeza, a UEFA não brinca com estas coisas.
A ser feito tem de ser algo muito bem feito e com as margens de segurança todas.
Paulo e, até sabes melhor do que eu, que quanto às margens de segurança que lá estão, estão para alguma coisa. Não foram deixadas para suprimir uma sobrecarga contínua no futuro. Foram deixadas para suprimir coisas aleatórias durante a construção e para vencer cargas momentâneas que possam surgir.

Não creio que nenhum responsável queira que uma estrutura daquelas fique bem espremida. Quer-se é que fique bem folgada, para o dia em que abram as portas na conquista de um campeonato Rezar, não haja problemas.

Enfim, concluiu-se, no meu ponto de vista, que o é dito sobre o fecho do fosso é manifestamente insuficiente. Especialmente o que é dito sobre o seu custo, porque não fazemos ideia da utilização que lhe querem dar aquele espaço.

Um abraço para todos. (em especial aos colegas Wink)
Registado
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #83 em: Junho 03, 2009, 21:33 »

No avatar!

*
Iniciado

Masculino

o fosso está lá para o estádio ser considerado 5 estrelas para um local de espectáculos/eventos/whatever.

Não há nada sobre ter um fosso num estádio para ser considerado 5 estrelas através de regras de UEFA / FIFA. Se olhas para todo o trabalho/os projectos recentes do Taveira, todos eles têm um fosso (menos o estadio da gavota os estadios da leira/beira mar* e o novo estadio do Zenit.) E' infelizmente um das características dele.

Eu não referi FIFA/UEFA.

O problema não é se a UEFA ou qualquer organismo aceita o estádio sem o fosso.
O problema é se aceitam a solução encontrada para o fecho do fosso.
Isto é, para continuar a ser de 5 estrelas, o estádio deve ter alguns requisitos. E satisfazer requisitos, quando se procede a alterações, pode sair caro. Também pode não sair, mas pode sair.
O fosso tem claras desvantagens para quem vê os jogos, mas por outro lado tem claras vantagens em termos de segurança. Manter as vantagens que tem em termos de segurança, não se me afigura coisa muito fácil... pelo menos com pouco dinheiro.

Mas lá está, com dinheiro faz-se tudo...
Registado
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #84 em: Junho 03, 2009, 21:47 »

*
Veterano

Localidade: Guimarães
Masculino

Eu não referi FIFA/UEFA.

Isto é, para continuar a ser de 5 estrelas, o estádio deve ter alguns requisitos. E satisfazer requisitos, quando se procede a alterações, pode sair caro. Também pode não sair, mas pode sair.
O fosso tem claras desvantagens para quem vê os jogos, mas por outro lado tem claras vantagens em termos de segurança. Manter as vantagens que tem em termos de segurança, não se me afigura coisa muito fácil... pelo menos com pouco dinheiro.

Entao nenhum estadio em inglaterra compria em termos de segurança Wink
Registado

Sporting Clube de Portugal
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #85 em: Junho 03, 2009, 22:02 »

No avatar!

*
Iniciado

Masculino

Eu não referi FIFA/UEFA.

Entao nenhum estadio em inglaterra compria em termos de segurança Wink

Parece que não queres entender...

Vou-te fazer um desenho.
Imagina dois locais que devem respeitar certos critérios para poderem ter um certo tipo de utilização.
Tem, por um lado, uma casa com 7 assoalhadas que tem determinados critérios de certificação (contra incêndios, térmicos, etc).
Por outro tens um loft (tipo "open space")  que tem os seus respectivos critérios de certificação.

Todas as entidades certificaram ambas as casa como de nível elevado.

De repente dá-te na tola, e queres transformar o loft numa casa de 7 assoalhadas.

Não se pense que é só colocar apenas umas paredes e já está.
Isso é que era bom.
Os custos que terás, associados ao facto de teres que continuar a respeitar os critérios que te dão a certificação que pretendes, são enormes. Não é só colocar umas paredes e está andar de carro...

É isso que te estou a dizer, mas que percebo que não entendas, porque o que não faltam são estádios sem fosso.

Agora, por exemplo, querer fechar o fosso para colocar lá mais bancadas é de uma grande complexidade. Só quem pensa que isso cai do céu é que pode julgar que é algo relativamente simples.
Enfim, não te vou chatear com as diferentes variáveis que encarecem o preço disso, mas acredita que são muitas.
E podes ter a certeza que não é a olhar para o gajo do lado e a dizer que ele também tem assim, que resolves o problema.

Nota: Alguém tem a lista dos estádios que têm as 5 estrelas da UEFA? Se alguém tiver, pedia-lhe por favor, que colocasse aqui a lista ou o link. Obrigado. Positivo!
« Última modificação: Junho 03, 2009, 22:04 por Sérgio Rodrigues » Registado
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #86 em: Junho 03, 2009, 22:06 »

*
Veterano

Localidade: Amadora, Portugal
Masculino

Nota: Alguém tem a lista dos estádios que têm as 5 estrelas da UEFA? Se alguém tiver, pedia-lhe por favor, que colocasse aqui a lista ou o link. Obrigado. Positivo!
http://www.stadiumdb.com/list-of-uefa-5-star-stadiums.htm
Registado

ex-dmalmeida
David Almeida - LE S: A27 F: 22 N: 39 Sócio Nº 14864
Σπόρτινγκ - Assim se escreve Sporting em grego. Спортинг - em Russo. Em japonês é スポルティング・リスボン.
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #87 em: Junho 03, 2009, 22:08 »

No avatar!

*
Iniciado

Masculino

Uaaaauuuuu, that was fast. Shocked
 Bater Palmas
Obrigado
 Positivo!
Registado
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #88 em: Junho 03, 2009, 22:14 »

*
Veterano

Localidade: Amadora, Portugal
Masculino

Uaaaauuuuu, that was fast. Shocked
 Bater Palmas
Obrigado
 Positivo!
  Positivo!
Registado

ex-dmalmeida
David Almeida - LE S: A27 F: 22 N: 39 Sócio Nº 14864
Σπόρτινγκ - Assim se escreve Sporting em grego. Спортинг - em Russo. Em japonês é スポルティング・リスボン.
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #89 em: Junho 04, 2009, 02:45 »

*
Sénior

Logo, podemos concluir que precoce avaliar-se se uma decisão destas é cara ou não.
Eu nem quero entrar no debate técnico, porque isso não nos tiraria daqui.
A questão é que não se sabendo o que se quer fazer da área do fosso, isto é, não se sabendo que utilização se lhe quer dar, é impossível estar-se a prognosticar quanto custará uma coisa destas.

Agora, uma coisa tenho a certeza, a UEFA não brinca com estas coisas.
A ser feito tem de ser algo muito bem feito e com as margens de segurança todas.
Paulo e, até sabes melhor do que eu, que quanto às margens de segurança que lá estão, estão para alguma coisa. Não foram deixadas para suprimir uma sobrecarga contínua no futuro. Foram deixadas para suprimir coisas aleatórias durante a construção e para vencer cargas momentâneas que possam surgir.

Não creio que nenhum responsável queira que uma estrutura daquelas fique bem espremida. Quer-se é que fique bem folgada, para o dia em que abram as portas na conquista de um campeonato Rezar, não haja problemas.

Enfim, concluiu-se, no meu ponto de vista, que o é dito sobre o fecho do fosso é manifestamente insuficiente. Especialmente o que é dito sobre o seu custo, porque não fazemos ideia da utilização que lhe querem dar aquele espaço.

Um abraço para todos. (em especial aos colegas Wink)

o que eu estava a dizer é que não me pareceria estranho que alguém já tivesse estudado o caso e tivesse concluído que era uma operação relativamente simples e não muito dispendiosa...

eu, pelo menos, só de olhar para o fosso encontro uma solução muito simples, não sei é se é possível... parto do princípio que quem quer que tenha avançado com a intençao já tenha estudado o projecto e tenha chegado á conclusão que era possivel tapar o fosso com bancadas de modo simples, rápido, não muito dispendioso e que cumpra os requerimentos da uefa..

aliás, não me passa pela cabeça que quem quer que tenha falado nisso não tenha perfeito conhecimento do projecto e da possivel solução... isso seria inadmissivel e irresponsavel..

Registado

vivó Sporting!!!
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #90 em: Junho 04, 2009, 11:29 »

*
Iniciado

Mas alguém realmente sabe para que serve, realmente, o fosso? A desculpa dos camiões, dos crocodilos e dos golfinhos não contam.
Registado

"O meu coração só tem uma cor: verde e branco."
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #91 em: Junho 04, 2009, 11:42 »

*

Condecorações:Humorista 2007Humorista 2006

Localidade: Bicesse
Masculino

Mas alguém realmente sabe para que serve, realmente, o fosso? A desculpa dos camiões, dos crocodilos e dos golfinhos não contam.

Para quê? Simples. Para afastar do campo as hordas de selvagens que vão ao estádio assistir aos jogos (nós) e para transmitir uma sensação de segurança aos artistas do apito que lá se deslocam de 15 em 15 dias para gozar com a nossa cara.
Registado
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #92 em: Junho 04, 2009, 12:55 »

*
Juvenil

Localidade: LISBOA
Masculino

não sou engenheiro mas é mais que obvio que para eliminar o fosso e aproximar as bancadas tem que se baixar de nivel o relvado.
nas bancadas superiores por cada fila adicional o numero de lugares por fila iria reduzir, enquanto que nas laterais o numero de lugares por fila se mantinha.
se alguem puder ajudar a fazer uma estimativa de quanto aumentava a lotação do estadio?

Registado
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #93 em: Junho 04, 2009, 16:12 »

No avatar!

*
Júnior

Masculino

Não sei se algué já o sugeriu ou se é grande asneira, mas julgo que ao invés de se colocarem cadeiras na cobertura do fosso, poderia simplesmnte tapá-lo e essa zona passar a ser utilizada por pessoas com cadeira de rodas, como se vê em muitos estádios em Inglaterra. Sinceramente desconheco se existe algum espaço no estádio para esse efeito, se não existir, apesar de ficar sobredimensionado para o efeito julgo que poder uma medida alternativa mais barata e com menos problemas de segurança.
Registado

FORÇA SCP!
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #94 em: Junho 04, 2009, 17:54 »

*
Júnior

Localidade: Porto
Masculino

a questão do fosso é mais um problema estético, acho horrivel e descontextualizado. uma ideia seria tapar o fosso como diz o Mpcco, colocando o material que neste momento fazem de passadiço, ou seja, ficari um passadiço em redor de todo o relvado.

não se resolveria a questão da distância, mas creio que estéticamente ficaria um pouco melhor.

quem mandou fazer um fosso, havia de ser atirado lá para dentro...sempre disse que aquele fosso e aquelas cadeiras são horriveis.
Registado

KICK ASS!!!
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #95 em: Junho 04, 2009, 22:32 »

*
Júnior

Localidade: Alvalade
Masculino

Esta ideia só faria sentido caso o estádio enchesse sempre. Como isso apenas aconteceu no jogo da inauguração...

Aproximar o público do relvado? É um  pouco descabido porque, se têm reparado, na generalidade dos jogos a malta sobe uns degraus para ter outra perspectiva sobre o relvado.

Onde deveriam atacar é naqueles lugares das cadeiras cinzentas, não sei se são de empresas ou cativos xpto, que estão sempre desocupadas. Se fosse possível, diminuíam essa zona e colocavam mais lugares à venda para gamebox.
Registado
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #96 em: Junho 05, 2009, 09:56 »

*

Esou em desacordo com esta obra, no actual momento, por três motivos:

1) Como já foi referido por vários foristas, o estádio não enche. Assim, torna-se uma despesa de retorno duvidoso
2) Como disse o forista anterior, a perspectiva é de tal modo fraca nas actuais primeiras filas que, caso haja possibilidade, as pessoas vão preferir ir para lugares umas filas mais acima. Lugares mais próximos do relvado terão concerteza uma perspectiva ainda pior.
3)Posto 1 e 2, temos despesas mais prioritárias
Registado
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #97 em: Junho 05, 2009, 11:09 »

*
Veterano

Condecorações:Melhor Avatar 2010Humorista 2009Humorista 2008

Localidade: Alfena
Masculino

Não sei se algué já o sugeriu ou se é grande asneira, mas julgo que ao invés de se colocarem cadeiras na cobertura do fosso, poderia simplesmnte tapá-lo e essa zona passar a ser utilizada por pessoas com cadeira de rodas, como se vê em muitos estádios em Inglaterra. Sinceramente desconheco se existe algum espaço no estádio para esse efeito, se não existir, apesar de ficar sobredimensionado para o efeito julgo que poder uma medida alternativa mais barata e com menos problemas de segurança.

Poderiam ser lugares para cadeiras de rodas ou então para os putos da formação (futebol e outras modalidades).
Registado

#&%@-$€!!!
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #98 em: Junho 05, 2009, 11:11 »

*
Veterano

Condecorações:Melhor Avatar 2010Humorista 2009Humorista 2008

Localidade: Alfena
Masculino

2) Como disse o forista anterior, a perspectiva é de tal modo fraca nas actuais primeiras filas que, caso haja possibilidade, as pessoas vão preferir ir para lugares umas filas mais acima. Lugares mais próximos do relvado terão concerteza uma perspectiva ainda pior.

Uma coisa é assistir ao jogo ao mesmo nível dos jogadores mas a 10 ou 15 metros do campo, outra é faze-lo a 2 ou 3 metros.
Registado

#&%@-$€!!!
Re: Cobertura do Fosso de Alvalade , « Resposta #99 em: Junho 08, 2009, 12:00 »

*
Veterano

Localidade: Linda-a-Velha
Masculino

Brevemente postarei aqui ou noutro tópico o documento que entreguei ao Ser Sporting com a minha proposta.
Registado

Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 3 4 [5] 6 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Arquivo Eleições Sporting 2009 Tópico:

[Eleições 2009] Cobertura do Fosso de Alvalade

« tópico anterior seguinte »
Ir para: