Formula 1

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Wow, just WOW!!!!! :venia: :clap:

GRANDE MAX!!!
isto sem a Mercedes fica tão interessante :)
Sempre Sporting!
Classificação final após esta corrida:

Classificação final após esta corrida:


De quem é essa foto ? Se posso saber :)
Difícil de concluir quem errou (e se errou) no acidente entre Rosberg e Hamilton.

Vi as explicações do Tiago Monteiro no Eurosport é mais tarde do Anthony Davidson na Sky Sports F1 e ambos apontaram para o mesmo detalhe.

Na entrada para a curva que antecede a pequena recta onde se dá o contacto, o sistema de geração de energia é activado no carro de Rosberg (nas imagens do interior do carro de LH, consegue-se ver as luzes a piscar) assinalando que tinha perdido potência, facto que é constatado pela forma rápida como Hamilton encurta a distância.

Percebendo a ameaça, Rosberg tenta fechar a trajectória, o inglês, que vinha muito rápido, para não entrar-lhe pela traseira, foge para a relva, perde o controlo do carro e o resto é história.

Pode Rosberg fazer aquela manobra? Pode. Devia? Esta é a pergunta. Acredito que ele não se tenha apercebido que Hamilton estava com a frente do carro já ao lado da traseira do seu Mercedes e por isso realizou aquela trajectória defensiva.

Hamilton podia tentar aquela manobra? Podia. Devia? Esta é a pergunta. À velocidade que tudo se passa, entre o momento em que ele chega à traseira do Rosberg e este fecha a porta, decorrem cerca de 2 segundos estando ambos a mais de 200 km/h. Diria que travar naquela situação é impossível, porque iria bloquear as rodas e tínhamos a reedição do acidente entre Kvyat e Vettel na Rússia. O instinto levou-o para relva, desafortunadamente àquela velocidade a perda do controlo do carro era inevitável.

Por mais rivalidades que existam no seio de uma equipa, nenhum piloto quer tirar o outro de prova passados pouco mais de 1000 metros do início da corrida. (Esqueçam Senna/Prost no Japão em 1990, como já li por aí,  porque são contas de outro rosário, para começar nem eram companheiros de equipa, um pilotava para a McLaren o outro para a Ferrari).

Quando o incidente se dá, Rosberg estava na frente e se terminasse a primeira volta na liderança, tinha a possibilidade de tentar a 5ª vitória consecutiva.

Hamilton tem perto de metade dos pontos do seu companheiro de equipa (100/57), fez uma qualificação fenomenal e podia ter nesta prova a possibilidade de reentrar no campeonato porque tinha velocidade para desafiar Rosberg na luta pela vitória.

Por tudo isto, ninguém ganhava nada em provocar um acidente. Houve imprudência de ambos, talvez sim. Mas vejo ali um incidente de corrida e nada mais.

Fabuloso fim de semana para o Max Verstappen que mais tarde ou mais cedo vai ser campeão do mundo. O miúdo não engana.

Fim de Semana amargo para a Ferrari. A distância que os separou dos Mercedes na qualificação foi envergonhadora. Serem batidos na qualificação e corrida pela Red Bull não foi nada bom. Para quem entrou neste campeonato com a esperança de ter construído um carro capaz de lutar com a Mercedes, começam a ser demasiados passos em falso. O Presidente da Ferrari exige vitórias, a imprensa italiana não costuma facilitar, a tempestade perfeita anda no horizonte.

Todos os holofotes estão apontados para o Max Verstappen, e com razão mas não se esqueçam de Carlos Sainz Jr, está ali outro grande piloto. O sexto lugar de hoje é todo dele, espremeu o Toro Rosso até ao tutano.
Classificação final após esta corrida:


De quem é essa foto ? Se posso saber :)

@Fabiosgfreitas

Para acrescentar ao que escrevi acima. A FIA entendeu foi um incidente de corrida. Pelos dados a que teve acesso, o Rosberg enganou-se a selecionar o modo de arranque para o motor, que provocou na saída da curva um diferença de velocidade do Rosberg para Hamilton de 174 km/h.

Deixo aqui a justificação oficial da FIA.

Citar
The incident concerned started when Car 6 dropped into an incorrect power mode, as set by the driver prior to the start. This created a significant power differential between Car 6 and Car 44 at the exit of Turn 3 coming onto the straight, resulting in as much as a 17kph speed difference between the two cars on the straight.

Car 6 moved to the right to defend his position, as is his right under Art 27.7 of the Sporting regulations. Simultaneously Car 44 as the significantly faster car with, at that time, apparent space on the inside, moved to make the pass. Art 27.7 requires the leading driver to leave room, if there is a “significant portion” of the car attempting to pass alongside.

Car 44 had a portion of his front wing inside Car 6 small fractions of a second prior to Car 44 having to leave the right side of the track to avoid an initial collision, which may have led him to believe he had the right to space on the right. Once on the grass on the side of the track Car 44 was no longer in control of the situation.

Having heard extensively from both drivers and from the team, the Stewards determined that Car 6 had the right to make the maneuver that he did and that Car 44’s attempt to overtake was reasonable, and that the convergence of events led neither driver to be wholly or predominantly at fault, and therefore take no further action.


Declarações Lewis Hamilton

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First of all, a huge apology to all of our team - when I stopped my heart just sank. To not deliver for them, it’s honestly… indescribable how gutted I was.

I got a good start but he [Rosberg] slipstreamed me into Turn 1. Then through Turn 3 he had a d-rate - basically he made a mistake and started in the wrong engine setting. We only have one setting for maximum power and he wasn’t in it, which meant he was like 180bhp down.

I’m not getting into blame, just a huge apology to the team. I’ll do everything I can to make sure it doesn’t happen again. Don’t have a good feeling this second, but we will recover.


Declarações Nico Rosberg

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I was aware of the situation, I saw Lewis coming closer, so I went for the usual racing driver action of closing the door as early as I could.

I was making it clear I wasn’t leaving any space, so I was very surprised that he went for the gap anyway.

The stewards decided it was a race incident, so we will accept that - we will leave it at that.

It was my race and our [Mercedes’] race to win - I was here to win, that’s what I was looking forward to and what I was really excited about at Turn 1 after getting past Lewis. So for us to end in the sandtrap like that - it is as bad as it gets.
 
« Última modificação: Maio 15, 2016, 18:55 pm por Nuno Lapa »
Hoje vi uma grande corrida até ao fim, pena que não seja sempre até ao fim.

Consegui ver a ultima corrida no Eurospot 2 Xtra graças a ter posto a gravar automaticamente a serie na 2ª ainda deu para usufruir de mais uma corrida em Português, a partir de agora é ver no RTL na NOS. (enquanto não o tracarem)



OBRIGADO PAíS por seres tão Chulo e Corrupto.
      SPORTING mais que um clube uma Paixão!        «O SPORTING SOMOS NÓS»
Hoje vi uma grande corrida até ao fim, pena que não seja sempre até ao fim.
Consegui ver a ultima corrida no Eurospot 2 Xtra graças a ter posto a gravar automaticamente a serie na 2ª ainda deu para usufruir de mais uma corrida em Português, a partir de agora é ver no RTL na NOS. (enquanto não o tracarem)
OBRIGADO PAíS por seres tão Chulo e Corrupto.
Em que país é que as transmissões da F1 são à borla?
(mesmo à borla, sem pagar um cêntimo)
Viste a corrida em directo, ou depois de acabar?
Há muitos anos, a então «TV Cabo» bloqueou uma emissão da RAI Due, para impedir o público português de ver uma transmissão. Na altura já não era possível ver pela RTL. Tens a certeza que actualmente é possível?
É que não faz sentido, pois é contra a lei; há um detentor dos direitos para Portugal...
«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»
... (Esqueçam Senna/Prost no Japão em 1990, como já li por aí,  porque são contas de outro rosário, para começar nem eram companheiros de equipa, um pilotava para a McLaren o outro para a Ferrari).
...
Todos os holofotes estão apontados para o Max Verstappen, e com razão mas não se esqueçam de Carlos Sainz Jr, está ali outro grande piloto. O sexto lugar de hoje é todo dele, espremeu o Toro Rosso até ao tutano.
Acho impossível esquecer os incidentes entre Prost e Senna no Japão, já que há muitas semelhanças. Só as regras é que mudaram ligeiramente.
Lembro só que, à segunda, foi Senna quem atirou com Prost para fora da pista, fechando a trajectória (tal como Rosberg hoje), vingando-se do ano anterior, ou seja, cometendo o crime perfeito (tinha a jurisprudência a seu favor).
Num país em que todos são, à semelhanças dum tal Rogeiro, especialistas em tudo e mais alguma coisa, ninguém se lembrará de reparar que o que conta (tal como o foi no tempo de Prost e Senna)é a decisão da FIA. Enfim...

A melhor prova de todas terá sido talvez a de Sainz Jr, mas poucos terão reparado nisso, até porque raramente apareceu nos ecrãs.
«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»
Hoje vi uma grande corrida até ao fim, pena que não seja sempre até ao fim.

Consegui ver a ultima corrida no Eurospot 2 Xtra graças a ter posto a gravar automaticamente a serie na 2ª ainda deu para usufruir de mais uma corrida em Português, a partir de agora é ver no RTL na NOS. (enquanto não o tracarem)



OBRIGADO PAíS por seres tão Chulo e Corrupto.

Julgo que com a excepção da Itália, a F1 passa em canais pagos por quase toda a Europa.
Tal como no futebol, infelizmente é o modelo negócio que veio para ficar.
Hoje vi uma grande corrida até ao fim, pena que não seja sempre até ao fim.
Consegui ver a ultima corrida no Eurospot 2 Xtra graças a ter posto a gravar automaticamente a serie na 2ª ainda deu para usufruir de mais uma corrida em Português, a partir de agora é ver no RTL na NOS. (enquanto não o tracarem)
OBRIGADO PAíS por seres tão Chulo e Corrupto.
Em que país é que as transmissões da F1 são à borla?
(mesmo à borla, sem pagar um cêntimo)
Viste a corrida em directo, ou depois de acabar?
Há muitos anos, a então «TV Cabo» bloqueou uma emissão da RAI Due, para impedir o público português de ver uma transmissão. Na altura já não era possível ver pela RTL. Tens a certeza que actualmente é possível?
É que não faz sentido, pois é contra a lei; há um detentor dos direitos para Portugal...


RTL (alemanha), RAI (italia) e Antena 3 (espanha)

Como te disse a RTL não está bloqueada na NOS Iris Fibra (vi o final do GP parte do pódio porque na gravação que tinha do E2Xtra acabou um pouco antes do hino da Holanda) e ainda andei para trás a ver se deram a corrida toda, até posso dizer que a transmissão deles é bem mais completa que a da Eurosport Tuga.
A gravação vi em directo, ou melhor fui a gravações como ainda estava na pré grelha meti para a frente ate ficar ao mesmo tempo do directo, por isso vi em directo "indirectamente" do canal, mas como disse a "batotice" só funcionou porque mandei gravar no inicio da semana quando o canal ainda estava desbloqueado. Mas a próxima corrida (ainda por cima a minha preferida, Mónaco) terei de a ver na RTL, pois agora no Xtra já não me deixa agendar gravações (Diz "gravação não autorizada").
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Hoje vi uma grande corrida até ao fim, pena que não seja sempre até ao fim.
Consegui ver a ultima corrida no Eurospot 2 Xtra graças a ter posto a gravar automaticamente a serie na 2ª ainda deu para usufruir de mais uma corrida em Português, a partir de agora é ver no RTL na NOS. (enquanto não o tracarem)
OBRIGADO PAíS por seres tão Chulo e Corrupto.
Em que país é que as transmissões da F1 são à borla?
(mesmo à borla, sem pagar um cêntimo)
Viste a corrida em directo, ou depois de acabar?
Há muitos anos, a então «TV Cabo» bloqueou uma emissão da RAI Due, para impedir o público português de ver uma transmissão. Na altura já não era possível ver pela RTL. Tens a certeza que actualmente é possível?
É que não faz sentido, pois é contra a lei; há um detentor dos direitos para Portugal...

RTL (alemanha), RAI (italia) e Antena 3 (espanha)
Como te disse a RTL não está bloqueada na NOS Iris Fibra (vi o final do GP parte do pódio porque na gravação que tinha do E2Xtra acabou um pouco antes do hino da Holanda) e ainda andei para trás a ver se deram a corrida toda, até posso dizer que a transmissão deles é bem mais completa que a da Eurosport Tuga.
A gravação vi em directo, ou melhor fui a gravações como ainda estava na pré grelha meti para a frente ate ficar ao mesmo tempo do directo, por isso vi em directo "indirectamente" do canal, mas como disse a "batotice" só funcionou porque mandei gravar no inicio da semana quando o canal ainda estava desbloqueado. Mas a próxima corrida (ainda por cima a minha preferida, Mónaco) terei de a ver na RTL, pois agora no Xtra já não me deixa agendar gravações (Diz "gravação não autorizada").
De certeza que esses canais não são pagos (como, por exemplo, a Sporting TV), ou seja, só visíveis por subscrição de pacote digital?
Não acho 5,90€ por mês um roubo assim tão grande. Os trinta ou mais da SportTV (quando a F1 deixou de ser à borla) eram-no muito mais.
Mas, e tal como eu previa, aquilo é uma desorganização enorme; ontem houve desportos motorizados (Superbykes) em directo no canal 1 (semi-livre), enquanto o XTRA dava repetições sucessivas da mesma corrida (GP-qualquer-coisa) sem qualquer interesse.
Do que me queixo mais, é que a imagem deixa muito a desejar. Estive a ver em dois ecrãs diferentes (ambos tipo LED baixo de gama, «HD Ready»), e cintila imenso, incomodando bastante.
«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»
Aqui na Suíça a F1 passa em sinal aberto (SF Drs 2) e creio que na Austria também (ORF 1).

Eu próprio já vi várias vezes a F1 na RTL em Portugal sem ter aderido a nenhum pacote da meo/nos. Tinha uma antena para o Satelite Astra. Mas já foi a algum tempo, podem ter alterado agora.
Aqui na Suíça a F1 passa em sinal aberto (SF Drs 2) e creio que na Austria também (ORF 1).
Eu próprio já vi várias vezes a F1 na RTL em Portugal sem ter aderido a nenhum pacote da meo/nos. Tinha uma antena para o Satelite Astra. Mas já foi a algum tempo, podem ter alterado agora.
Satélite não conta, é (parcialmente) ilegal. E por satélite vês, não a emissão internacional, mas a local alemã.
A lógica é simples: Havendo um detentor de direitos televisivos dum evento qualquer para um país, ninguém pode transmitir esse evento nesse país. Como escrevi antes, o caso mais notório é o do futebol brasileiro; por vezes os canais brasileiros disponíveis em Portugal afixam um ecrã estático onde se lê que não há emissão por causa de direitos televisivos, na altura dum jogo de futebol.

«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»
tal como o @x_byte disse aqui na Suiça  a Formula 1 passa no(s) canais publico (RTS e SFR) assim como o Moto GP e grande parte dos jogos da Champions (2 jogos por semana).

Mas é um caso à parte, pois pagamos cerca de 400 euros por ano de "taxa audiovisuais", e a televisão não produz muitos conteúdos e tem apenas 2 canais em cada língua (num total de 6), mas com conteúdos repetidos.

Em relação ao haver mais um canal de desporto a pagar na grelha portuguesa, o problema é o facto de cada vez mais os conteúdos estarem dispersos e temos que pagar vários serviços para ver o que antigamente tínhamos num pacote SportTV.
there's someone in my head but it's not me.
tal como o @x_byte disse aqui na Suiça  a Formula 1 passa no(s) canais publico (RTS e SFR) assim como o Moto GP e grande parte dos jogos da Champions (2 jogos por semana).

Mas é um caso à parte, pois pagamos cerca de 400 euros por ano de "taxa audiovisuais", e a televisão não produz muitos conteúdos e tem apenas 2 canais em cada língua (num total de 6), mas com conteúdos repetidos.

Em relação ao haver mais um canal de desporto a pagar na grelha portuguesa, o problema é o facto de cada vez mais os conteúdos estarem dispersos e temos que pagar vários serviços para ver o que antigamente tínhamos num pacote SportTV.

Na mouche. Este é o problema. De repente para ver os desportos que gosto na TV, ficou quase 6 euros/mês mais caro.

Eu tenho é saudades de quando a RTP1 transmitia várias corridas (não me recordo se eram todas) deste desporto... :(
Eu tenho é saudades de quando a RTP1 transmitia várias corridas (não me recordo se eram todas) deste desporto... :(

A RTP durante anos a fio deteve os direitos integrais da F1 para Portugal, aliás não foi assim há tanto tempo que passou para os canais codificados (primeiro a Sport Tv, agora a Eurosport).

Nessa altura, também os mundiais e europeus de futebol eram transmitidos na íntegra pelo canal público. O Euro 2004 é que chegou a ser dividido entre as três estações.

Há cada vez menos desporto em sinal aberto.
Eu tenho é saudades de quando a RTP1 transmitia várias corridas (não me recordo se eram todas) deste desporto... :(

A RTP durante anos a fio deteve os direitos integrais da F1 para Portugal, aliás não foi assim há tanto tempo que passou para os canais codificados (primeiro a Sport Tv, agora a Eurosport).

Nessa altura, também os mundiais e europeus de futebol eram transmitidos na íntegra pelo canal público. O Euro 2004 é que chegou a ser dividido entre as três estações.

Há cada vez menos desporto em sinal aberto.

A F1 na RTP acho que apareceu nos finais de 70 e foi até 2006. Na Sport Tv começaram a transmitir em 2007 até ao ano passado.

Engraçado ver que o grande fenómeno de popularidade da Formula 1 foi o facto de passar a ser um desporto transmitido a todos nos inicio de 70, curiosamente a perda dessa popularidade nos últimos anos tem sido devido ao facto de limitarem as transmissões em canais pagantes. A culpa de tudo isto tem um nome... Bernie Ecclestone, que começou por ser o salvador da modalidade modernizando-a no inicio de 80. Acaba por ser agora o "padrasto" pelas suas ideias megalómanas que só pensam no dinheiro e não na modalidade em si e na sua essência.
Pelo que dizem Niki Lauda poderá ser o seu substituto, vejo isso como um mal menor visto que o Niki sempre foi um defensor da F1 como uma modalidade populista.
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