Pólo Aquático

Muita fruta ...  11-22.

Os entrevistados há dias tavam muito confiantes daí que me surpreenda este resultado.
Muita fruta ...  11-22.

Os entrevistados há dias tavam muito confiantes daí que me surpreenda este resultado.

Os entrevistados não me metem pena, esse é o mal de todas as equipas a sul de Portugal, que se esquecem de algo muito importante: O numero de jogos aqui é elevadissimo, e as equipas concentram-se mais na situação de jogo, enquanto que aí em baixo basicamente nadam e nadam.

As equipas de sul normalmente são mais rápidas que as de cá de cima e pensam que isso basta...

Para não falar que o Rui Ramos joga nos séniores(foi meu colega de equipa sempre, pois andava sempre 2 escalões acima da idade dele) desde os 14 anos, eu jogava desde os 15 e temos 4 anos de diferença, daí já dá para ver que se o Sporting queria ganhar, tinha de ter tido outra abordagem.

A verdade é que tirando o Rui, o Frederico e o nosso central o Povoense não tem mais equipa...

O Sporting tentou utilizar a tactica das 3 expulsões, para tirar o Rui de jogo, mas o Rui foi preparado para isso ("Fool me once, shame on you; Fool me twice, shame on me") e a equipa do Sporting não estava minimamente preparada para este jogo, desde as superioridades numéricas, quer na defesa à zona que fizeram ao Rui.

O Guarda redes do Sporting, estavam a dizer que era muito forte, mas cada tiro cada melro, esteve muito mal, mas pior que ele esteve o treinador do Sporting!

Ninguém usa os time-out's assim nos primeiros periodos!!!!
Ninguém prepara tão mal a equipa!!!!

A culpa deste resultado não é dos miudos se acharem os maiores cá do burgo, mas do treinador!!!!

Simplesmente ainda não têm estofo para esta andanças, e do Sporting sinceramente só se aproveita o pivot, que pareceu-me ser o único que tinha lugar de caras na nossa equipa.

Se o Paracelsus entender eu nem em importo de começar a mostrar aquilo que acabei de dizer aqui à malta!!

Este jogo serve também de lição para a equipa do Sporting, de que só se fala no final!

Agora resta ver o jogo do Cascais(que tem uma equipa muito boa!) e do CNP, porque o Sporting se não for com esta atitude, tem equipa para levar o Foca de vencida, de forma relativamente fácil!
Francisco Stromp disse um dia: " O Sporting não se deve sentir honrado por nós aqui jogarmos! Nós é que nos devemos sentir-nos honrados por vestir a camisola do Sporting!"
Obrigadão pela análise @Maranhão  ... eu naturalmente não conheço a equipa portanto como eles tavam bastante confiantes na vitória quando falaram à SportingTv, pensei que a coisa efectivamente ia correr bem. Afinal, 11-22. ouch

Resta dar os parabéns a quem é melhor. Ponto.

SL
18-07-2015
Juniores perdem com Cascais

A equipa de juniores de pólo aquático do Sporting não começou da melhor forma a fase final do Campeonato Nacional de Sub-19, perdendo no Multidesportivo de Alvalade com o Cascais por 9-6 na primeira jornada da competição organizada pelo Clube.

Após um empate a um golo no final do primeiro período (golo de Ricardo Mendes), o conjunto da linha começou a ganhar alguma supremacia que se adensou no terceiro tempo, altura em que conseguiu uma vantagem de 5-3 com destaque para a exibição de Manuel Augusto. Ainda assim, os ‘leões’ não desistiram e Vasco Cruz e Ricardo Mendes conseguiram recolocar o empate no marcador, desfeito a 20 segundo do fim.

No período de todas as decisões, Daniel Veríssimo (que também bisou para o conjunto ‘verde e branco’) ainda fez o 6-6 mas o Cascais, com dois golos no último minuto, acabou por confirmar o triunfo por 9-6.

O Sporting volta a entrar em acção hoje, às 20 horas, frente ao Naval Povoense. O encontro terá transmissão em directo e em exclusivo no Canal do Clube.

http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/OutrasModalidades/notoutrasmod_poloaquaticocascais_18015_151991.asp
Obrigadão pela análise @Maranhão  ... eu naturalmente não conheço a equipa portanto como eles tavam bastante confiantes na vitória quando falaram à SportingTv, pensei que a coisa efectivamente ia correr bem. Afinal, 11-22. ouch

@EM1N3M Arrisco-me a dizer que a minha equipa(o CNP) é a favorita a ganhar este campeonato, mas o Sporting tem bons valores, o problema foi a estratégia.

Por exemplo, eles faziam defesa à zona ao Rui com o jogador mais afastado(chamado ponta) que tem como função  proteger poste para o GR proteger a restante baliza, quando o que devia ser feito era uma defesa à zona com o ponta, ou um dos 2 +avançados, estando sempre a proteger a baliza, e a avançar, de forma a reduzir o ângulo e a criar pressão  ao jogador da bola, o que aumentava exponencialmente a probabilidade de o passe sair mal, ou de provocar um remate que seria 3 coisas:
Bloqueado;
Defendido de forma fácil pelo GR;
OU um golo do outro mundo!

Depois, nas superioridades a equipa do Sporting não rodava, a bola ia muitas vezes à água, eram lentos na circulação de bola, e os jogadores exteriores não "puxavam" os defesas do CNP, não criando por isso aberturas para:
Por a bola no pivot;
Ganhar espaço para rematar com um ângulo maior;

Depois, o elemento mais importante num jogo de pólo aquático, o GR.

Muitas vezes estava mal posicionado, aguentava pouco tempo com a elevação que tinha, cobria mal os ângulos, estava desatento, não esperava pelo remate muitas  vezes (o que facilita a acção do atacante que só tem de por a bola fora do alcance do GR muito facilmente), estava muitas vezes demasiado próximo da linha de golo, cobrindo pouco a baliza, era lento a reagir, era lenta na movimentação atrás da bola, entre outras coisas (como a postura curvada, o que provoca a velocidade reduzida para reagir).

E olha que eu nem esperava isso do Sporting, pois tinha ouvido que o Gr era muito bom, mas hoje esteve em dia não.

Mas a culpa não é só dele, pois o treinador sportinguista esteve mal na abordagem ao jogo, desde a preparação para o mesmo até no desenrolar do jogo.

No 2º periodo bastava um time-out em que tinha de transmitir à equipa certas alterações, e para quebrar um pouco o ritmo de jogo, ficando com outro para usar mais adiante(como por exemplo no 3º periodo, onde era necessário ter usado um, e já não tinha, para acalmar a equipa e retocar certos aspectos, pois o 3º periodo foi desastroso para o Sporting.

Foi um acumular de erros que não deviam ter acontecido, pois não faltou tempo para preparar esta fase final, e aproveitar os valores da equipa do Sporting.

O Ponta do Sporting e o Pivot mereciam outra organização ofensiva, do que a que foi apresentada hoje, pois tiveram muitas vezes em situações favoráveis mas a equipa não criava as aberturas necessárias, para receberem a bola com tempo ou espaço para finalizar...

E olha que 11-22 nem é muito mau, na minha primeira época na primeira, era junior de primeiro ano, e perdemos na altura com o Portinado, que eram os campeões em titulo e uma das 4 equipas semi-profissionais, 34-11 e fomos a equipa mais jovem (apresentamos-nos apenas com 4 seniores, o resto eram juniores e juvenis) e aquela que foi capaz de lhes marcar mais golos.
Em toda a minha carreira só por 2 vezes sofri mais de 20 golos, e raramente sofria acima de 10, e nesse jogo acabei todo pisado de defender...

Tem que se aprender com os erros, pois para o Ano, em conjunto com o Cascais, o Sporting é favorito a ganhar este escalão provavelmente...
Francisco Stromp disse um dia: " O Sporting não se deve sentir honrado por nós aqui jogarmos! Nós é que nos devemos sentir-nos honrados por vestir a camisola do Sporting!"
19-07-2015
Sporting vence Foca

A equipa de juniores de pólo aquático do Sporting venceu esta manhã o Foca por 13-10, num jogo relativo à terceira jornada da fase final do Campeonato Nacional de Sub-19. Ainda assim, o triunfo na Piscina do Multidesportivo de Alvalade acabou por ser insuficiente para evitar a passagem para o jogo de terceiro e quarto lugares da prova.

O Foca até começou melhor o encontro, chegando a uma vantagem de 2-0 nos primeiros minutos. Dois golos de grande recorte técnico de Tomás Marques, a fazer chapéus ao guarda-redes, conseguiram fazer o empate mas, a poucos segundo do fim do primeiro período, e já depois de Miguel Andrade ter defendido um ‘penalty’, a equipa de Felgueiras passou para a frente.

Daniel Veríssimo ainda fez o 3-3 mas o Foca voltou a conseguir dois golos de vantagem, altura em que os ‘leões’ passaram a dominar a partida. No final do segundo tempo, os golos de Vasco Cruz, Ricardo Mendes e Tomás Marques viraram o jogo para 6-5.

Com o juvenil Tiago Martins na baliza e outras alterações promovidas com o passar dos minutos, o conjunto ‘leonino’ foi sedimentado a sua vantagem nos dois últimos períodos, terminando com um triunfo por 13-10 numa espécie de ensaio geral para o jogo da tarde.

Recorde-se que, nos dois encontros de ontem, o Sporting começou por perder no início da fase final frente ao Cascais (9-6), cedendo também, como era ‘expectável’, diante do Naval Povoense por 22-11. Assim, os ‘leões’ defrontam o Foca esta tarde, às 15 horas, na Piscina do Multidesportivo de Alvalade, para lutarem pelo último lugar do pódio.

http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/OutrasModalidades/notoutrasmod_polovence_190715_152047.asp
Sporting garante 3.º lugar

A equipa de juniores do Sporting terminou da melhor forma a fase final do Campeonato Nacional de Sub-19, vencendo o Foca por 16-11 no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares que se realizou esta tarde na Piscina do Multidesportivo de Alvalade.
Ao contrário do que se passou nos três jogos da fase de grupos, os ‘leões’ entraram melhor e venceram o primeiro período por 3-2, com dois golos de Tomás Baptista – que não tinha jogado de manhã e foi o grande destaque à tarde – e um de Ricardo Mendes. No segundo tempo, novo parcial favorável aos ‘verde e brancos’ por 5-4.

Seria no terceiro período que o Sporting iria decidir por completo o encontro, passando de 8-6 para 13-7 com Tomás Baptista e Daniel Veríssimo como artilheiros de serviço. A partir daí, os ‘leões’ foram gerindo o encontro até ao 16-11 final.

Assim, o Sporting terminou o fim-de-semana com duas derrotas (Cascais e Naval Povoense) e dois triunfos, ambos contra o conjunto de Felgueiras.
''Juntos somos mais e melhores. Vamos Sporting, vamos equipa!''