Discussão sobre as modalidades do SCP - Geral

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Estava a pensar inscrever-me numa arte marcial e como sócio do Sporting não podia deixar de ser aqui  :mrgreen: Há que ajudar o clube...

Alguém me sabe dizer a qualidade do MMA no nosso clube?
Estava a pensar inscrever-me numa arte marcial e como sócio do Sporting não podia deixar de ser aqui  :mrgreen: Há que ajudar o clube...

Alguém me sabe dizer a qualidade do MMA no nosso clube?

Não sei se isto ajuda muito, mas tens aí umas fotos: https://www.facebook.com/pages/MMA-no-Sporting-Clube-de-Portugal/579096262114743  :great:
DOBRADINHA !
Ontem, na 4ª Prova do LPS - Lisbon Paintball Series as nossas equipas terminaram ambas em primeiro lugar !
.Sporting CP Xball/Divisão 1 - 1º lugar na 4ª e última prova (só 4 etapas)
.Sporting CP 5man - 1º lugar na 4ª prova (são 6 etapas)



Fonte
https://www.facebook.com/SCPpaintball
« Última modificação: Setembro 08, 2014, 10:58 am por microchip »
Acho que o clube está no caminho certo da sustentabilidade e das suas modalidades. Esta direção está a fazer um ótimo trabalho, com perspectiva ( digo eu) de a curto prazo reativar mais modalidades.. Uma que poderia também ser reativada podia ser o badminton...
Não sei se é o tópico certo, mas gostei da homenagem que fizemos aos nossos olímpicos ao intervalo e gostei especialmente do video que a Patrícia Mamona colocou na net dos atletas a festejarem o golo da equipa de futebol. :clap:
EQUIPA QUE GANHA NÃO MEXE, MESMO 45 ANOS DEPOIS
Por Jornal Sporting
07 Abr, 2016
JORNAL SPORTING
Reportagem no Jornal Sporting sobre equipa campeã de basquetebol nos anos 70


Diz-se por norma no futebol que equipa que ganha não deve mexer, acreditando que repetir a fórmula aproxima o resultado de ser o mesmo. A certo ponto, antes de se iniciar o almoço de reunião das antigas basquetebolistas ‘leoninas’ no centro comercial Alvaláxia, Catarina Saramago, ex capitã de equipa, contava ao Jornal: “Sem dúvida de que o nosso bom ambiente foi a chave para o sucesso que tivemos. Tínhamos muita garra. Aquilo que vê aqui hoje é o reflexo do que fomos”, diz, apontando para a mesa onde se encontravam as suas colegas, como que a pedir que fossemos nós a tirar as conclusões acerca da atmosfera presente. E era fácil: ali, 45 anos depois, ainda se percebia bem o porquê de se mencionar a união como um dos principais factores para o sucesso daquela equipa.

Carlos Manuel Rosa, então treinador da equipa, teve também um papel essencial no alcançar das metas propostas. Quando chegou, colocou como imposição o aumento do número de treinos de duas sessões semanais para treinos diários. “Hoje há equipas de juniores, juvenis e por aí fora e quando as jogadoras chegam aos seniores já têm a formação toda feita. Na altura não havia nada. Daí eu força-las a treinar diariamente, trabalhar muito. Elas concordaram porque eram ambiciosas, como eu”, afirmou, prosseguindo acerca das dificuldades que existiram: “Os treinos eram às 20h, algumas moravam fora de Lisboa e só pela meia-noite chegavam a casa. A maneira como treinavam, sem condições, com amor à camisola… Há uma diferença abismal para o que se faz hoje”, confidenciou.

No mesmo sentido, Isabel Pratas, uma das pivots da equipa, aponta também o treino e o trabalho do seu técnico como a mudança fulcral na quase profissionalização da equipa e consequentes resultados positivos daí conseguidos: “Na altura foi uma mentalidade nova. Passar de dois treinos por semana a treinos diários fez-nos elevar o nosso nível competitivo e técnico. Foi essencial. O que levou ao nosso sucesso foi o querer. O gostar de jogar, o gostar de competir”, explica. Acerca do treino, Catarina recorda a dureza dos mesmos, mas também os efeitos positivos: “Quando era para treinar, treinávamos a sério. Lembro-me de subir as bancadas do antigo estádio com pesos nos pés. Havia outra cultura de exigência. Para mim, de todos os treinadores que tive, o Carlos Manuel foi o melhor que tive”, explica a capitã de equipa.

Tanto as jogadoras como o próprio treinador da equipa acabaram por concordar, à margem do almoço em que se reuniram, que o trabalho ostensivo que desenvolveram acabou por construir também um espírito de camaradagem que se mostrou fulcral e, sobretudo, inabalável – é que, 45 anos depois, ainda se percebia ao ver e ouvir a força das ligações entre todas as jogadas e sua equipa técnica.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/jornal-sporting/2016-04-07/equipa-que-ganha-nao-mexe-mesmo-45-anos-depois

Muito interessante. Só sabia que se chamava "Carlos Manuel", não sabia que era "Rosa"; há uns tempos atrás as meninas (dos anos 70) estavam à procura dele para esta runião, ainda bem que o encontraram!

Já agora, o treinador com quem foram campeãs foi o Edgar Vitalwiki, na 2ª divisão; depois na 1ª chegaram à final, e depois o basquete feminino foi extinto (por razões que não vêm ao caso).
« Última modificação: Abril 08, 2016, 05:28 am por nunoni »
GABINETE MÉDICO PARA AS MODALIDADES INAUGURADO
Por Jornal Sporting
22 Abr, 2016
NOTÍCIAS
Sporting CP criou mais um espaço de apoio aos atletas. Contribuição dos adeptos na Missão Pavilhão foi essencial


A pouco tempo dos Jogos Olímpicos, e depois de ser anunciado um apoio suplementar não só aos atletas ‘leoninos’ que vão marcar presença no Rio de Janeiro para competir nos Jogos de 2016 mas a todos os que vestem de verde-e-branco, o Clube de Alvalade inaugurou no Multidesportivo um novo gabinete de fisioterapia, devidamente preparado para receber os ‘leões’, não só para recuperar de lesões mas para as prevenir.

O Comandante Vicente Moura, na apresentação do espaço, afirmou tratar-se de algo que os próprios atletas justificaram e que mereciam, e que pode também ser a diferença entre um segundo a mais ou a menos, um golo ou uma bola no poste, dado o nível altíssimo em que compete o Sporting e as suas equipas e atletas.

“Passarmos de uma situação de improvisação, em que todas as modalidades tinham pequenos locais onde faziam este tipo de tratamentos quer de aspecto médico, quer de aspecto de recuperação fisioterapeuta e passamos para outro nível, em que há um gabinete médico devidamente apetrechado com médicos, fisioterapeutas e massagistas permanentes. Entramos num nível qualitativo em que hoje no século XXI se exige e que os atletas justificam. Estou muito satisfeito por ter dado um pequeno contributo para que isto seja uma realidade”, afirmou Vicente Moura.

O Vice-Presidente das modalidades não deixou de realçar também a importância do contributo dos sócios e adeptos ‘verde e brancos’, que através da Missão Pavilhão assumiram um papel fulcral na construção do espaço que admite ter tido custos elevados. “O multidesportivo já tem muitos anos e era necessário não só repará-lo mas fundamentalmente modernizá-lo. Isso foi feito e está a ser feito e fica com condições adequadas ao seu tempo. Foi uma despesa volumosa mas foi possível porque os sócios aderiram à missão pavilhão, o que foi óptimo. Agradeço também a compreensão do conselho directivo por todas estas obras e especialmente o empenhamento do Presidente do Sporting CP, Bruno de Carvalho”.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/noticias/2016-04-22/gabinete-medico-para-modalidades-inaugurado

O 'MILAGRE' DA MULTIPLICAÇÃO DE UM ADN 'VERDE E BRANCO'
Por Jornal Sporting
29 Abr, 2016
JORNAL SPORTING
Leia no Jornal Sporting as principais conclusões da última Assembleia Geral


A disputa da Final Four da Taça CERS de hóquei em patins na semana em que o futsal confirmou o primeiro lugar na fase regular da Liga SportZone e Diogo Abreu carimbou o apuramento para os Jogos Olímpicos a 100 dias do evento no Rio de Janeiro funcionam como exemplo prático para um dos grandes anúncios na última Assembleia Geral por parte do Presidente do Clube, Bruno de Carvalho: o Sporting está de volta ao que era, na luta pelas grandes conquistas portuguesas e internacionais. Ainda assim, e como muitas vezes já destacou, “interessa, mais do que aquilo que já foi feito, o que se pode fazer”. E é nesse contexto que, na próxima temporada, a verba orçamentada para as modalidades vai ter um acréscimo de 71%, sendo por isso vital todos os Sportinguistas contribuírem para a entrada de mais 35.000 Associados no Clube.

“Dando cumprimento à Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral, apresentámos o orçamento do Clube para a próxima época, que foi aprovado pelos Sócios. O resumo do documento é simples: um aumento de investimento nas modalidades de cerca de 2,7 milhões. O objectivo é claro: sermos campeões nacionais em todas as modalidades e voltarmos às conquistas de títulos europeus de forma regular. Para fazer face a este fortíssimo investimento, teremos de recorrer à família Sportinguista. Não existem milagres nem patrocinadores que permitam este investimento. Temos de ser todos nós a trazer de imediato mais 35.000 Sócios pagantes”, explicou após a reunião magna.

“Basta trazermos os adeptos que conhecemos para dentro da família. E agora é tão fácil: temos criados escalões que permitem a todos, perante as suas diferentes realidades financeiras, serem Sócios, e aqueles que já foram e deixaram de ser podem também voltar a custo zero. Quero relembrar que uma das nossas primeiras decisões quando tomámos posse foi passar 100% do valor das quotas para o Clube e essa é a grande e quase única fonte de receita do mesmo”, avançou, recordando: “Queremos ser tão grandes quanto os maiores da Europa. Este ano já entrámos pela primeira vez no top-10 dos clubes mundiais com mais associados. Entrámos para o sétimo lugar e já estamos no sexto, com cerca de 139.000. Temos de entrar no top-3 para podermos fazer face a esses grandes clubes nas conquistas europeias que tanto ambicionamos. Estamos nesta altura na terceira posição dos clubes com mais títulos europeus, a cinco do segundo lugar, e temos de assumir a ambição de recuperar o lugar que foi nosso e que com ajuda de todos voltará a ser”.

E este será o ano nevrálgico para que tal aconteça a todos os níveis: além do sucesso visível da equipa de futebol, verificável não só pelos resultados mas também pelos recordes de assistências em Alvalade, as três modalidades colectivas de futebol estão na luta por títulos nacionais e europeus, as restantes estarão representadas em peso nos Jogos Olímpicos e, no decorrer da próxima época, será inaugurado o Pavilhão João Rocha.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/jornal-sporting/2016-04-29/o-milagre-da-multiplicacao-de-um-adn-verde-e-branco

PAINEL DEBATEU OPTIMIZAÇÃO DO RENDIMENTO DESPORTIVO
Por Jornal Sporting
06 maio, 2016
CLUBE
Gabinete Olímpico reuniu atletas, treinadores e dirigentes no Auditório Artur Agostinho


O gabinete Sporting Olympics organizou na quinta-feira, no Auditório Artur Agostinho, o seminário interno subordinado ao tema "Optimização do Rendimento Desportivo".

O presidente do Clube, Bruno de Carvalho, abriu a sessão e ressalvou a importância deste tipo de eventos, seguindo-se a intervenção de Tomaz Morais, coordenador da formação de treinadores e da equipa de Sevens feminina da Federação Portuguesa de râguebi, sobre "Motivação e Liderança no Treino de Alto Rendimento". O antigo jogador de râguebi focou, sobretudo, a importância da motivação e da confiança nos atletas de Alto Rendimento. E no papel que os dirigentes e, designadamente, os treinadores, têm nessas vertentes.

No final, houve espaço para uma sessão de debate, com vários atletas e treinadores 'leoninos' a colocarem questões e a discutir algumas das ideias lançadas por Tomaz Morais.

A segunda palestra da tarde foi dada por João Valente-dos-Santos, actual treinador adjunto e fisiologista da equipa sénior de hóquei em patins. do Sporting, que falou de "Avaliação, Prescrição, Optimização e Monitorização do Rendimento Desportivo". Esta apresentação teve bases bem mais científicas do que a anterior, muito mais focada na psicologia desportiva, e elucidou os presentes acerca da preparação e prevenção que se faz, sobretudo, no campo físico, desde a altura anterior à pré-época e até ao fim da época desportiva do hóquei em patins.

O professor sublinhou também os resultados conseguidos, com uma redução das lesões musculares do plantel, afirmando mesmo que "os jogadores já não abdicam dos métodos utilizados", muito embora primeiramente os tenham estranhado. A sessão aberta de perguntas voltou a marcar o fim da participação do membro da equipa técnica do hóquei 'verde e branco', contando com uma participação significativa da plateia, que demonstrou muito interesse.

O seminário terminou com uma intervenção do Comandante Vicente de Moura, vice-presidente para as modalidades do Sporting, que também ele sublinhou a importância destas reuniões internas do clube.

Leia mais sobre o seminário na próxima edição do Jornal Sporting, na próxima quinta-feira nas bancas.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/2016-05-06/painel-debateu-optimizacao-do-rendimento-desportivo

ESPECIALISTAS DEBATERAM OPTIMIZAÇÃO DO RENDIMENTO DESPORTIVO
Por Jornal Sporting
06 maio, 2016
CLUBE
Gabinete Olímpico reuniu atletas, treinadores e dirigentes para debaterem a optimização do rendimento desportivo


O gabinete Sporting Olympics organizou na quinta-feira, no Auditório Artur Agostinho, o seminário interno subordinado ao tema "Optimização do Rendimento Desportivo".

O presidente do Clube, Bruno de Carvalho, abriu a sessão e ressalvou a importância deste tipo de eventos, seguindo-se a intervenção de Tomaz Morais, coordenador da formação de treinadores e da equipa de Sevens feminina da Federação Portuguesa de râguebi, sobre "Motivação e Liderança no Treino de Alto Rendimento". O antigo jogador de râguebi focou, sobretudo, a importância da motivação e da confiança nos atletas de Alto Rendimento. E no papel que os dirigentes e, designadamente, os treinadores, têm nessas vertentes.

No final, houve espaço para uma sessão de debate, com vários atletas e treinadores 'leoninos' a colocarem questões e a discutir algumas das ideias lançadas por Tomaz Morais.

A segunda palestra da tarde foi dada por João Valente-dos-Santos, actual treinador adjunto e fisiologista da equipa sénior de hóquei em patins. do Sporting, que falou de "Avaliação, Prescrição, Optimização e Monitorização do Rendimento Desportivo". Esta apresentação teve bases bem mais científicas do que a anterior, muito mais focada na psicologia desportiva, e elucidou os presentes acerca da preparação e prevenção que se faz, sobretudo, no campo físico, desde a altura anterior à pré-época e até ao fim da época desportiva do hóquei em patins.

O professor sublinhou também os resultados conseguidos, com uma redução das lesões musculares do plantel, afirmando mesmo que "os jogadores já não abdicam dos métodos utilizados", muito embora primeiramente os tenham estranhado. A sessão aberta de perguntas voltou a marcar o fim da participação do membro da equipa técnica do hóquei 'verde e branco', contando com uma participação significativa da plateia, que demonstrou muito interesse.

O seminário terminou com uma intervenção do Comandante Vicente de Moura, vice-presidente para as modalidades do Sporting, que também ele sublinhou a importância destas reuniões internas do clube.

Leia mais sobre o seminário na próxima edição do Jornal Sporting, na próxima quinta-feira nas bancas.

http://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/2016-05-06/especialistas-debateram-optimizacao-do-rendimento-desportivo

Espero com ansiedade o nosso pavilhão.
Assunto de que nem gosto de falar, pois nem concebo que ao termos feito o novo estádio, uma nave não fosse incluída arre!
Ou um Pavilhão anexo.
Não me cabe na cabeça!

E ainda agora mais uma série de filhadaputices no Andebol ao Sporting, pedem com urgência um Pavilhão nosso, nossa casa!

E que o ambiente seja para quem lá entra: adversários e árbitros, de temer!

Nem que seja preciso alguns espectadores tipo este do vídeo:
Citar
Agenda do fim-de-semana de 21 e 22 de Maio

Sábado, 21 de Maio

14h30| Basquetebol, Iniciados Masculinos - Malveira vs Sporting (4.ª Jornada da 6.ª Fase do Campeonato Distrital, Pavilhão Municipal Eng. Ministro dos Santos, Mafra)
16h00| Futsal, Juniores Masculinos - AD Jorge Antunes vs Sporting (14.ª Jornada da 2.ª Fase do Campeonato Nacional, Pavilhão Desportivo Jorge Antunes, Vizela)
17h00| Futebol de Praia - Sporting vs CB Loures (Final do 3.º Nacionalito Beach Soccer de Porto Mendo, Complexo Desportivo de Porto Mendo)
17h30| Andebol, Juvenis - Sporting vs ABC "A" (2.ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional, Pavilhão F Tavares, Ajuda)
18h00| Futsal, Seniores Masculinos - Sporting vs Belenenses (Jogo 2 dos 1/4 de Final dos Play-Off da Liga SportZone, Pavilhão Multiusos de Odivelas)
18h00| Hóquei em Patins, Seniores - Carvalhos vs Sporting (1/4 de Final da Taça de Portugal, Pavilhão do Clube de Hóquei dos Carvalhos)
18h00| Hóquei em Patins, Iniciados Femininos - Mealhada vs Sporting (11.ª Jornada da Fase Regular da Taça APL de Seniores Femininos, Pavilhão Gimnodesportivo da Mealhada)
18h30| Hóquei em Patins, Juvenis - Tojal vs Sporting (1.ª Jornada da Série C da 1.ª Fase da Taça APL, Pavilhão Polidesportivo de São Julião do Tojal)
19h00| Futsal, Juvenis Femininos - GDES Ramada vs Sporting (27.ª Jornada do Campeonato Distrital, Pavilhão da Escola Secundária da Ramada)

Domingo, 22 de Maio

12h00| Hóquei em Patins, Sub-13 - Sporting vs "Os Tigres" (2.ª Jornada da Série A da 2.ª Fase da Taça APL, Pavilhão do SC Livramento, Azueira, Mafra)
14h00| Futsal, Benjamins - Sporting vs Benfica (3.ª Jornada da Fase Final do Campeonato Distrital, Pavilhão Municipal José Gouveia, São João da Talha)
15h00| Hóquei em Patins, Iniciados Masculinos - Sporting vs Nafarros (2.ª Jornada da Série C da 1.ª Fase da Taça Inter-Regiões, Pavilhão do SC Livramento, Azueira, Mafra)
15h00| Futsal, Infantis - Sporting vs GD Vilarense (3.ª Jornada da Fase Final do Campeonato Distrital, Pavilhão do Multidesportivo Sporting)
15h00| Andebol, Iniciados B - Sporting "B" vs Almada AC (5.ª Jornada do Grupo II da Fase Final do Campeonato Regional, Pavilhão do Multidesportivo Sporting)
15h30| Andebol, Juniores - Sporting vs FC Porto (8.ª Jornada do Grupo A da Fase Final do Campeonato Nacional, Pavilhão F Tavares, Ajuda)
15h30| Basquetebol, Iniciados Masculinos B - Sporting B vs Algés B (4.ª Jornada da 6.ª Fase do Campeonato Distrital, Pavilhão da Escola Secundária do Lumiar)
16h00| Futsal, Seniores Femininos - Sporting vs Santa Luzia (12.ª Jornada da Fase de Apuramento de Campeão do Campeonato Nacional, Pavilhão Municipal José Gouveia, São João da Talha)
16h00| Futsal, Juniores Femininos - GDC Rio de Moinhos vs Sporting (3.ª Jornada da Série B da 2.ª Fase da Taça Nacional, Pavilhão Municipal de Borba)
17h30| Basquetebol, Iniciados Femininos - Sporting vs EM Alberta Menéres (4.ª Jornada da 6.ª Fase do Campeonato Distrital, Pavilhão da Escola Secundária do Lumiar)
18h00| Futsal, Seniores Masculinos - Sporting vs Belenenses (Jogo 3 dos 1/4 de Final dos Play-Off da Liga SportZone, Pavilhão Multiusos de Odivelas)**se necessário
18h00| Futsal, Juvenis Masculinos - Sporting vs ADR Mata (3.ª Jornada da Série I da 2.ª Fase da Taça Nacional, Pavilhão Municipal José Gouveia, São João da Talha)
17h30| Hóquei em Patins, Juniores - Sporting vs Sanjoanense (5.ª Jornada da Fase Final do Campeonato Nacional, Pavilhão do SC Livramento , Azueira, Mafra)

https://www.facebook.com/sportingcpfansmodalidades/posts/795787710523108:0

Aparentemente o Sporting vai ter uma equipa de futebol feminino já na próxima época e vai ser o único clube grande a ter.
Parece-me uma excelente notícia pois creio que tem tudo para ser uma história de sucesso.
Alguém sabe mais detalhes? Talvez esteja na hora de abrir o tópico específico para esta nova modalidade.
A confirmar se seria uma grande noticia. Nuns posts atras referiram que seria a Helena Costa a treinadora o que seria uma excelente escolha.
SL
# ESTÁ NA HORA        Sócio nº 11841*
# ESTÁ NA HORA        Sócio nº 11841*