Fórum SCP

Novidades

Actualizadas as páginas:

Paiswiki, Saturninowiki e Lourowiki
Yupi! O Núcleo Sportinguista de Moçambique http://nucleosportinguistamocambique.blogspot.com/2010/02/scb-sporting-clube-da-beira.html enviou-me informação sobre uma filial "perdida" e agora "reencontrada", a nº 39, o http://nucleosportinguistamocambique.blogspot.com/2010/02/scb-sporting-clube-da-beira.html enviou-me informação sobre uma filial "perdida" e agora "reencontrada", a nº 39, o http://nucleosportinguistamocambique.blogspot.com/2010/02/scb-sporting-clube-da-beira.html enviou-me informação sobre uma filial "perdida" e agora "reencontrada", a nº 39, o wiki! Que, pelos vistos, reatou a ligação ao Sporting!

Um muito obrigado ao Núcleo Sportinguista de Moçambique!!!
Criada a página Estreia das camisolas listadaswiki, que descreve a histórica digressão ao Brasil (o primeiro clube a português a deslocar-se àquele país) e os momentos, também eles históricos, que aí aconteceram:

- A estreia das camisolas listadas como equipamento da equipa de futebol
- O primeiro registo de futebol em movimento no Brasil

Apesar da maior parte da informação ser coincidente nas várias fontes consultadas, existe outra que me parece em profundo desacordo:

- O vídeo da Globo diz que o jogo do 3-2 com o Fluminense marcou a estreia das camisolas listadas; porém, estas foram estreadas no primeiro jogo com esta equipa, a 15 de Julho de 1928.
- Existe a citação de um jornal brasileiro - "O publico, apesar do campo chuvoso, compareceu em grande numero ao stadium da rua Guanabara." - referindo-se ao jogo onde o vídeo foi supostamente filmado. Mas pelo vídeo, não me parece tempo chuvoso nenhum. Aliás, o vídeo parece reflectir o ambiente descrito pelos jornais brasileiros referente ao jogo de 15 de Julho (ver citações na página).
- As fotos que coloquei parecem de momentos que o vídeo também capta, pelo que acho que são referentes ao 1º jogo com o Fluminense, e não ao 2º.

Muitas dúvidas que me levam a pensar se o vídeo não é de 29 de Julho mas sim de 15 de Julho de 1928, ao contrário do que se diz em todo o lado ???

« Última modificação: Junho 13, 2011, 20:39 pm por MRG »
· · · ·
MRG, em primeiro lugar, grande pesquisa!

Em segundo lugar, "Estreia das camisolas listadas" é um nome de página que só por acaso alguém vai procurar! É preciso um nome mais "procurável"! Talvez uma página chamada "Camisola" ou "Camisola do Sporting", ou na página Sporting Clube de Portugalwiki, que já tem uma secção para os emblemas, se possa ter uma secção para as camisolas, onde se fale da Stromp e das riscas, com link para esta página que fizeste (e para o meu site :) ).
« Última modificação: Março 26, 2010, 23:53 pm por nunoni »
Na página Sporting Clube de Portugal há uma secção para os "Equipamentos" só que ainda está em branco. :-[

Talvez seja a maior falha desta Wiki, mas isso foi ficando para trás porque havia alguém no fórum que tinha feito um trabalho engraçado sobre o assunto e acabou esquecido.
Em segundo lugar, "Estreia das camisolas listadas" é um nome de página que só por acaso alguém vai procurar! É preciso um nome mais "procurável"! Talvez uma página chamada "Camisola" ou "Camisola do Sporting", ou na página Sporting Clube de Portugalwiki, que já tem uma secção para os emblemas, se possa ter uma secção para as camisolas, onde se fale da Stromp e das riscas, com link para esta página que fizeste (e para o meu site :) ).

Compreendo, mas uma página chamada "Camisola" ou "Camisola do Sporting" é demasiado redutor para um artigo que aborda a estreia do equipamento listado, inserido numa digressão ao Brasil.
Além do mais, incluí esta página nos Jogos Históricos que, por sua vez, se inclui nos Momentos e todas as páginas aqui listadas são momentos marcantes, pelo que os títulos estão de acordo com esses momentos.
Podemos é criar redireccionamentos e isso concordo totalmente :great:

Na página Sporting Clube de Portugal há uma secção para os "Equipamentos" só que ainda está em branco. :-[

Talvez seja a maior falha desta Wiki, mas isso foi ficando para trás porque havia alguém no fórum que tinha feito um trabalho engraçado sobre o assunto e acabou esquecido.

Eu comecei a juntar os equipamentos numa pasta do pc (aliás, também comecei a juntar as fotos dos plantéis ao longo dos anos) mas nunca mais peguei nisso, até porque fui encontrando algumas incongruências, além de faltarem muitos equipamentos.
· · · ·

Eu comecei a juntar os equipamentos numa pasta do pc (aliás, também comecei a juntar as fotos dos plantéis ao longo dos anos) mas nunca mais peguei nisso, até porque fui encontrando algumas incongruências, além de faltarem muitos equipamentos.

O Armazém Leonino e o Portal Sporting que eu conheça é quem tem mais fotos de equipas e plantéis. No fundo, uma página sobre equipamentos poderia ser um hub de redireccionamentos, por ex para esses sites, para a estreia da camisola às riscas, etc, apenas com pequenos comentários. É uma questão de facilitar o encontrar, ter múltiplos pontos de acesso!
Sim, o artigo dos equipamentos pode conter uma visão resumida da evolução dos mesmos ao longo da história e ser complementado com links para o género dos episódios que o MRG colocou em artigo.
Uma vez que era imperdoável que a Secção equipamentos estivesse em falta recorri a alguns textos que já estavam feito e com mais uns pozinhos já está.

Agora vou tentar arranjar umas fotos para ilustrar, mas parece-me que deveria haver uma ligação para uma página com os vários equipamentos alternativos, sem esquecer o tal trabalho que se falou sobre as várias versões do equipamento principal
Já carreguei algumas fotos ilustrativas, o pior é distribui-las no espaço  ^-^
Adicionado um Ajuda:Guia Rápidowiki para todos os que ainda não estão familiarizados com a linguagem Wiki. É só imprimir e colocar ao lado do monitor.

Boas edições :great:
· · · ·
De volta a Portugal, cá fica a mais recente e infeliz ficha:

2010-03-26 Marítimo-Sportingwiki
Wiki SPORTING          |          O SPORTING SOMOS NÓS!