Fórum SCP

Novidades

0 Membros e 26 Visitantes estão a ver este tópico.

Grande "Maratona" to-mane  :great:
Ainda vamos no principio, o pior vai se quando começar a subir, mas o objectivo é chegar ao fim ainda este ano.  ^-^
Quando isso entrar em maior pormenor, se calhar vais precisar de apoio de mais pessoal.

Espero na altura já ter mais disponibilidade e ter "despachado" o Andebol :)
Bem sei que hoje foi dia de Challenge, mas estando "desterrado" aqui na terrinha, andei a adiantar mais uma coisinhas da história do nosso andebol na WikiSCP:

Andebol 1990/91wiki

Esta foi das piores épocas da história do Andebol do Sporting. Nas dez primeiras jornadas, dez derrotas...

Atletas:

Nuno Silva (1989)wiki
Quando comecei a seguir o andebol este "gordinho" era um esteio na baliza do Setúbal e do Marítimo. Muitas dores de cabeça nos causou... Fiquei surpreendido ao saber que tinha sido formado no SCP. Conheço-o pessoalmente e é uma jóia de pessoa, super amável e simpático.

Antón Stefan Georgewiki
Tem sido difícil encontrar dados sobre este romeno a não ser as suas estatísticas, encontrando-se com frequência jogos onde apontou uma dúzia de jogos.

Mihaila Paulwiki
Já tive a oportunidade de trocar uns mails com ele e ficou surpreendido ao ver que alguém em Lisboa ainda se recordava dele.

Gheorge Covaciuwiki
Jogou quase sempre na Roménia e veio para o estrangeiro no final da carreira. Depois de ser campeão pelo SL Benfica, veio para o Sporting onde também marcava golos com fartura. Recomendo a leitura face ao grande currículo internacional e ainda o facto de ter atuado na equipa que deu origem ao BM Cidad Real.

Mário Santoswiki
Se calhar foi uma pena ele ter seguido a carreira profissional na Suécia, além de já ter começado a jogar algo já tarde. Tive oportunidade de ver algumas imagens dele a jogar, era uma verdadeira estaca com um poder de impulsão e remate poderoso. Duas vezes campeão pelo Sporting.

Treinadores:

Vlase Opreawiki
O "General Bucareste" chegou a Portugal com 4 títulos de campeão Mundial e uma Taça dos Campeões europeus. Claro é que não se adaptou às mudanças, tendo o andebol passado a ser mais técnico enquanto no tempo dele era mais com base na força.

Hjovre Djebicwiki
Um dos maiores "revolucionadores" do andebol nacional. Esteve pouco tempo no Sporting, mas a sua influência no treino, na selecção de jogadores, nas metodologias e táticas influenciaram gerações.


Espero que gostem e aproveitem  :great:
muito bom! Uma pergunta, talvez nas pesquisas tenhas encontrado, como é a guerra na Europa afectou tudo isto, continuaram as competições sem mudanças? É diferente de 14-18 em que participámos, claro.
Andebol 1993/94wiki

Andebol 1994/95wiki

Coloquei um breve resumo de cada uma das épocas. Realce para 94-95 quando começámos a montar a equipa que seria campeã uns anos mais tarde.

Treinadores:

Pavel Djenevwiki (91 a 94)
Bulgária era a campeã mundial de halterofilismo naquela altura e o búlgaro privilegiava o trabalho físico.


Abaz Arslaganicwiki
Passagem fugaz pelo Sporting mas um currículo impressionante. Alguns jogadores que eu conheço dizem-me que tiveram com ele dos melhores treinos das suas carreiras.
muito bom! Uma pergunta, talvez nas pesquisas tenhas encontrado, como é a guerra na Europa afectou tudo isto, continuaram as competições sem mudanças? É diferente de 14-18 em que participámos, claro.

Não encontrei nenhuma referência à 2ª Guerra, mas julgo que em Portugal continuou tudo na mesma, apenas houve um travão nos contactos internacionais.
Andebol 1995/96wiki
Vice-campeão nacional

Andebol 1996/97wiki
Primeiro classificado na fase regular
Vice-campeão nacional
Finalista vencido da Taça de Portugal
Sobre as duas Guerras Mundiais.

Internamente a 1ª GM acaba por se fazer sentir mais pois mobilizamos muita gente para combater na Flandres e em África.

Pelo que muitos jovens que poderiam ter dado muito ao desporto acabaram por não o poder fazer.

Mas como estava tudo muito no inicio desportivamente falando com a organização das diferentes competições nas diferentes modalidades acabou por não ter grande impacto.

Já a 2ª GM é diferente pois impede claramente que as competições internacionais se iniciem mais cedo.

Em termos internos houve uma grande pressão por parte do governo para manter a normalidade e o desporto fazia parte dessa normalidade pelo que pouco ou nada se sentiu em termos internos.

AP
A Wiki Sporting acompanhou em directo o sorteio da Taça Challenge através do live draw da EHF.

E assim fomos os primeiors em Portugal a saber, e a ter actualizado na página do Palmarés Internacional do Sporting wiki, que o nosso próximo adversário é o C.S.U. Suceava da Roménia.

 :mrgreen:

AP
Ao mesmo tempo que andava eu a analisar as equipas :P
Entretanto já passou uma hora do sorteio e vejam:

Site do SCP népia ...
Site da FPA népia ...
Site do Record népia ...
Site da Bola népia ...

 :mrgreen:

AP

PS:
Eu teria escolhido outra equipa, na minha opinião só havia uma mais dificil que esta, mas o Sporting como Equipa mais cotada em prova tem obrigação de passar!



no FB oficial do Sporting apareceu imediatamente! Já lá está há 1 hora.