Desculpa mas não sei quais são os teus conhecimentos técnicos e análise de relvados após jogos de Rugby e Jogos de Futebol, para dizeres uma afirmação deste tipo, facilmente te consigo arranjar várias pessoas que tratam de relvados e alguns engenheiros especialistas que rapidamente te provam que o uso por parte do Futebol é consideravelmente mais degradante para o terreno do que o do Rugby.
Mas nem é preciso tanto, basta dar uma vista no Google Earth e comparar os campos por esse mundo fora (principalmente aqueles que não têm cuidados permanentes e verificar que no Futebol toda a zona central do campo e em particular da área das balizas fica completamente pelada, ao passo que no Rugby o traumatismo dos relvados é muito mais distribuído e as zonas que sofrem mais são principalmente junto da área dos 22 perto dos 5 metros laterais.
Inclusive a utilização dos campos pelo Rugby tem tendência a escarear o terreno, oxigenando-o, visto as forças envolvidas serem feitas de uma forma descendente sem os traumas habituais de carrinhos com tracção lateral muito forte que se vêm no Futebol.
Mas afinal de contas essa tem sido uma conversa completamente desapoiada cientificamente para evitar a utilização de relvados por parte de outras modalidades que não o Futebol.
Dá uma espreitada nos campos da Nova Zelândia onde o Futebol é quase inexistente para comprovar isto.
Ainda à pouco tempo ouvi um empreiteiro ignorante a dizer que se jogarem Rugby num campo sintético as garantias se esfumavam, gostava de ver isso provado em tribunal.
Em relação ao bold não digo que não...
Estava-me a referir à realidade portuguesa!Não há € no Rugby tuga...
Eu disse aquilo pois também os campos de Rugby a que eu me estava a referir eram os portugueses e não os neo-zelandeses, que obviamente têm uma quantidade de pessoas impressionante para o tratamento destes...Em relação à realidade portuguesa, gostava de saber se tem noção da quantidade de clubes em que as equipas são obrigadas a treinar em sintéticos, por os campos ficarem extremamente desgastados...
Sei por experiência própria que os campos não ficam só desgastados nos "22 e 5 metros laterais".Faço aqui uma enumeração:
-Áreas de ensaio, causado pelos aquecimentos permamentes
-Áreas de 22-principalemente os 5 metros finais, isto em toda a largura do campo
-Meio-campo, por incrível que pareça a zona central, em que se inicia o jogo está sempre muito desgastada
-e ainda outras partes do campo, mas que dependem do jogo, devido às
mêlléese às
touchesEm relação aos sintéticos...Os clubes optam por eles por serem mais baratos, embora sejam uma coisa.... :wall:Nunca gostei de jogar em sintéticos!
sei de fonte segura que os àguias da Musgueira lá treinam.
Tás-te a referir aos da Alta de Lisboa?
É que estão projectados uns novos ao pé do Aeroporto!100% certeza!Aliás já vi o mapa/planeamento