Dunadan, explica lá que razao de queixa é que os EUA tem dos cubanos?
Então não sabes da história toda?

Acredita que é mesmo a preto e branco. Áreas cinzentas, no que diz respeito a política de negócios estrangeiros, ninguém tem razão de queixa dos cubanos. Pode não estar muito na moda escrever tal coisa, mas como nunca fui pessoa de me preocupar com modas...
Então eu sou empresário estrangeiro que investi em Cuba, no antigo regime, vem um bando de revolucionários comunistas e nacionalizam os meios de produção em prol do Socialismo e não tenho razões de queixa? Ainda por cima, o regime nem é democrático nem nada que se pareça e até exporta revoluções para o mundo inteiro, tendo inclusivamente participado na guerra civil de Angola...?
Ou na óptica dos EUA, nós mandávamos naquela ilha e agora tiraram-nos o brinquedo? Ai é assim? Então, toma lá um bloqueio total, que é para aprenderes! Vamos lá a ver quem é que é mais forte e poderoso...
E nem vou falar dos influentes interesses das máfias que detinham casinos e outros negócios escuros por lá...

Já agora, que opositores ao regime é que foram encarcerados?
Onde é que estão, quem são, onde é que vivem as famílias? Só mais uma pergunta, quantos opositores do regime de Washington é que andam a passear-se pelos EUA?
Se eu atentar contra o estado português, defendes que eu deva ser deixado em liberdade? É que se defendes tal coisa entao ainda és mais anarquista do que eu.
Queres que os cubanos façam o quê aos traidores e sabotadores ao serviço da CIA? Que os mandem para a Jamaica de férias?
Isso foi uma das tuas opiniões (não confundir com factos), ou conheces alguma historia de que nós não estejamos ao corrente?
Mostra lá um artigo ou um vídeo de uma fundação ou organização imparcial que prove aquilo que afirmas e comparemos os eventuais crimes cometidos pelo governo cubano com os crimes cometidos pelo governo norte-americano, e se ficares a ganhar eu terei todo o gosto em retirar o que acabei de dizer.
Nem percebo como se admirem que os cubanos mandem prender os "opositores", até porque eu prefiro chamar-lhes espiões, traidores e criminosos a soldo da CIA.
Lá está, tu vês o mundo apenas a preto e branco, eu vejo-o ou tento fazê-lo com todas as cores que o mesmo tem.
Ainda há um mês atrás, parece que alguém morreu numa greve de fome, numa prisão em Cuba, por ser dissidente:
http://latimesblogs.latimes.com/world_now/2012/01/jailed-cuban-dissident-dies-in-hunger-strike.htmlE duvido que seja caso único, mas na volta é capaz de ser tudo apenas propaganda.
Como esta, da AI:
http://www.bbc.co.uk/news/10617820Não me interessa fazer contas ou medir pilas, para ver quem é mais mau, se o regime cubano, se o regime estado-unidense, pois infelizmente ambos já deram provas da sua maldade, sendo que a escala dos EUA é muito maior, como é óbvio. Só que convêm não esquecer que ao longo desta história toda, muitos interesses se cruzaram e confrontaram e essa luta continua viva nos dias de hoje...
E não, quem atenta contra o Estado Português, atenta contra mim também, mas se fica ou não em liberdade, depende da natureza do atentado. Se este se limitar a um "o Estado Português é caloteiro", então tal ofensa ou injúria ou atentado, não pode ser alvo de penalização, pois tal em certos casos, é verdade... E quem diz a verdade, não merece castigo.

Nem todos os opositores são paus-mandados da CIA, mas se preferes pensar assim, porque te conforta a consciência...

Que democracia tens tu nos EUA? Se calhar tens menos democracia em termos reais que em Cuba, onde é tudo igual para todos e não há fdps a explorar ninguem, porque nos EUA bem podes andar lá a gritar aos quatro ventos que ninguém te liga nenhuma, já para nem falar no roubo de eleições presidenciais e muitas outros factores que a maioria de vocês nem tem noção, como por exemplo, as doações a candidatos e partidos políticos.
Nao compreendo como é que alguém pode afirmar ter sentido de justiça, e depois ver uma super potência mundial a espezinhar e matar a fome um povo inteiro, só porque não concordam com a maneira como esse mesmo povo se pretende organizar politicamente. Atenção que os cubanos não pretendem ditar aos EUA como se devem ou não devem governar, mas os grandes filhos da mãe dos norte americanos não são capazes de os deixar em paz.
Ainda agora nas primárias republicanas tem havido denúncias de fraudes e batotas contra um tal de Ron Paul...
Mas acreditar que Cuba não tem um establishment que vive como classe superior em relação aos restantes cubanos, ao comum povo...

É o mesmo que acreditar que por exemplo, nenhum membro de um qualquer alto órgão do estado soviético, não vivia confortavelmente e bem acima do comum "cidadão" soviético...
Se há coisa que na Natureza nunca deixou de existir em qualquer eco-sistema, foram as ditas hierarquias, por muito odiadas e desprezadas que sejam por aqueles que aspiram a uma utópica e completa igualdade entre todos... Infelizmente, as hierarquias não se destroem por decreto, pois as mesmas, começam a ser criadas desde muito cedo, basta olhar para as famílias, em que os Pais como é óbvio estão num patamar superior aos dos seus filhos. Todavia, pelo Amor que nutrem, em certas ocasiões, e não são poucas quanto isso, os filhos são hierarquicamente superiores aos pais.

Só para dar um muito simples exemplo, de que nem tudo é assim tão binário, ou a preto e branco. Acredita, há muitas mais cores na Vida, para além do cinzento.

Em termos de sistema, o dos EUA é mais "democrático" que o cubano, todavia o mesmo está corrompido até à medula... E sim, há quem nos EUA ache que o mundo deve ser governado pelos seus ditames, e ai de quem não o fizer... Cuba resiste e é oprimida por isso mesmo, o mesmo se pode dizer de uma Síria ou de um Irão. E não há muito tempo, tinhas uma União Soviética que também tinha ideias muito próprias de como o comum cidadão devia ser governado... E no Irão acontece a mesma coisa...
Aliás, e falando em contradições muito estranhas, há uma certa esquerda muito amiga daqueles que querem ver o Estado de Israel ser erradicado da face da terra, esquerda essa que também fomenta causas muito fracturantes como o casamento entre pessoas do mesmo sexo... Engraçado é que nessa questão, nada digam e nunca o afirmem de forma convicta e convincente, em relação às opressões que os indivíduos que não partilham de uma orientação heterossexual sofrem em países como o Irão, o Egipto, ou a recém libertada Líbia... Para não falar do Iraque, onde os direitos das mulheres retrocederam uns bons anos...
O mundo é assim mesmo, muito complexo, nada simples. Tentar simplificá-lo ao máximo, os que são a favor contra os que são contra, é uma forma de exclusão que vai contra a minha cultura católica, que é uma cultura muito inclusiva e com imensa liberdade.
