Obrigado pela tua resposta pronta.
Esse artigo ilustra o que está mal com as Zonas Francas e não o contrario.
Quem quer ter as tais Zonas Francas na sua cidade é uma espécie de NIMBY ao contrario, porque está a ser uma espécie de fura-greves, está a querer "cortar" as taxas e impostos que os outros países aplicam as empresas. Se tu achas que a Pepsi Cola e Arcelor Mittal precisam de pagar menos impostos, não sei como ainda te queixas que o estado social é insustentável.
Queres trabalhar de borla, queres que o patrão não pague impostos e ainda queres que o façam no teu quintal? Tu e os teus lucram, mais precisamente, o quê? De que maneira é que essas medidas iriam ajudar a tua comunidade, explica lá, se faz favor e quando tenhas disponibilidade.
Se não foste tu que referiste o IRC, as minhas desculpas, devo ter sido eu quem fez confusão.
Quanto a propaganda do BES, desculpa mas não tenho tempo para isso. Nao te esqueças que a actual situação em que vivemos é culpa dos banqueiros, que diga-se de passagem, sao aqueles que menos sofrem e mais lucram com tudo isto.
Portanto em nada me admira que o Ex Sr do BES esteja 100% a favor de Zonas Francas governadas por políticos a quem possa pressionar, pagar ou mandar passear.
Pedir a opinião de um banqueiro em matéria de impostos seria o mesmo que perguntar a um esclavagista a sua opinião sobre subsídios de ferias.
A Região Autónoma da Madeira é uma região ultraperiférica. Praticamente tudo o que consumimos importamos, não possuímos matéria-prima para sermos auto-sustentáveis. Como outra qualquer região precisamos de gerar recursos e como o vamos fazer sem a matéria-prima?
Por duas vias: o Turismo e a Zona Franca. O nosso principal ênfase é o Turismo, apostamos fortemente em marketing, temos cartazes fortes o ano inteiro para podermos ser competitivos nesta área. Somos a 2ª região em Portugal onde há mais oferta de camas.
A 2ª via, a Zona Franca. É verdade que são autênticas lavandarias de dinheiro, que são usadas para "fugir" aos impostos. Coloquei entre aspas porque apenas há uma diminuição dos impostos pagos. Porque é positivo para nós? Deixa cá uma verba importante em impostos, deu-nos condições para explorar uma zona industrial, porque onde está sediada a zona franca há industrias a trabalhar, que empregam pessoas e tenho pena que isso não seja revelado na comunicação social. Esse senhores só sublinham os escritório com um e dois funcionários. Não acho justo a UE terminar com esta zona franca e deixar outras quantas em território europeu a funcionar. Devem é criar mecanismos para que não hajam tantas "fugas de impostos", regras mais claras. É completamente descabido dizer que foi criado uma zona franca para empresários madeirenses se escaparem dos seus impostos, completamente falso. Se tu puderes, como qualquer outra pessoa, pagar menos impostos, não o vais fazer?
Terminando a zona franca da Madeira, vai-nos criar imensos problemas porque vamos ver o nosso produto per capita (PIB) a diminuir drasticamente e com isso, vão nos remetes para uma crise sem precedentes e para um nível alto de pobreza. E não me parece que queiras, tu e os restantes continentais, que as verbas que o Estado transfere para cá aumentem.
Espero que agora estejas esclarecido! Mas ofereço-me novamente para mais esclarecimentos