Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 23, 2014, 08:56

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Jogos e Jogadores (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Wilson Eduardo

Páginas: « anterior 1 ... 46 47 [48] 49 50 ... 221 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Wilson Eduardo (Lida 205470 vezes)

Re: Wilson Eduardo , « Resposta #940 em: Janeiro 11, 2012, 16:37 »

*
Júnior

Localidade: Lisboa-Londres-Sevilha
Masculino

Não é rígida, porque significa 3 avançados que circulam entre linhas. Não joga o do centro desacompanhado, porque é suposto os dois das alas convergirem para o meio.

Continuo a duvidar que o Liedson tivesse reais dificuldades em jogar nesse sistema. A menos que estejamos a falar de um sistema que não tem 3 avançados, mas sim 3 médios, dois extremos encostados à linha e uma ilha isolada no meio dos centrais, sem se mexer e sem ter apoio dos médios centro, como Schaars ou Elias (este menos) fizeram em alguns jogos esta época ou sem apoio lateral, que esperemos que no Sporting aconteça mais quando o Jeffrén estiver em forma e que sucede, por vezes, com Carrillo.

Não deveria ser difícil colocar o tal 2º avançado nas alas, caso ele tenha mesmo qualidade. Um 2º avançado não faz diagonais? Um 2º avançado não dribla, provocando rupturas? Um 2º avançado não joga com apoios laterais? Um 2º avançado não joga em espaços abertos pela movimentação de outros? Não estamos a falar de colocar o tipo na linha, obrigá-lo a seguir essa linha, chegar ao final e cruzar. A menos que não seja o tal 433, mas sim outra coisa.

excelente post. aí tocas no cerne da questão. esse 4-3-3 falas é o que eu considero um 4-3-3, mas não é o 4-3-3 de Domingos. para mim o Domingos joga em 4-5-1, como dois extremos. aliás, em Portugal, muitos clubes pequenos gostam de falar em 4-3-3 para dar a ideia que não jogam com o autocarro, quando em verdade é 4-5-e mais um ali perdido no meio à espera de uma dádiva dos céus. claro que a dinâmica do Sporting é muito mais ofensiva, mas mesmo assim não deixo de ficar apreensivo ao dar conta das vezes que vejo o Van Wolfswinkel ali a correr sozinho pelo meio, os extremos bem encostados às alas e um buraco entre o ponta-de-lança e os médios.

é por isso que acho que nem Bojinov, nem Wilson Eduardo cabem nesta táctica. claro que o caso de Bojinov é diferente, mas esperemos que recupere (ou faça um pouco de dieta).

sobre o nº10, foi a única parte do post que não gostei. claro que têm lugar, dependendo da táctica, claro. obviamente que no 4-3-3 que falamos não existe espaço para um nº10 puro; mas na táctica que Domingos utiliza actualmente, até fazia jeito ter um nº10 ou 2º ponta de lança para ligar a zona central do meio-campo ao Wolfswinkel. vejo actualmente o SCP muito dependente dos extremos e a jogar de uma forma muito cautelosa (especialmente contra os fruteiros).
Registado

João Rocha versus 'Sistema': "A parte final do campeonato 79/80 leva-o a entrar em polémicas com o FC Porto. O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: "Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos".

Re: Wilson Eduardo , « Resposta #941 em: Janeiro 11, 2012, 18:07 »

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2013Treinador de Bancada 2012Treinador de Bancada 2011

Masculino

a questão é mais: o que é, hoje, um "10" típico? um Matías ou um Eriksen? ou então, não será que os Matías se estão cada vez mais a "transformar" em Eriksens?

da mesma forma que os Capels se estão a transformar em Jeffréns...

Pois, a questão é mesma essa, a transformação. E gostaria muito que o Matías se transformasse, com o receio que, se assim não for, o seu espaço no Sporting esteja perdido.

excelente post. aí tocas no cerne da questão. esse 4-3-3 falas é o que eu considero um 4-3-3, mas não é o 4-3-3 de Domingos. para mim o Domingos joga em 4-5-1, como dois extremos. aliás, em Portugal, muitos clubes pequenos gostam de falar em 4-3-3 para dar a ideia que não jogam com o autocarro, quando em verdade é 4-5-e mais um ali perdido no meio à espera de uma dádiva dos céus. claro que a dinâmica do Sporting é muito mais ofensiva, mas mesmo assim não deixo de ficar apreensivo ao dar conta das vezes que vejo o Van Wolfswinkel ali a correr sozinho pelo meio, os extremos bem encostados às alas e um buraco entre o ponta-de-lança e os médios.

Obrigado, mas é um post que resulta de muitos posts e contribuições de outros foristas. Não posso ficar com os créditos.  Rir Muito Alto Positivo!

Eu acho que Domingos pretende, no mínimo, um híbrido, ou seja que pelo menos um dos extremos (que para mim são avançados) actue assim. Se Capel actua muito na linha, o que no Sporting nem foi um problema enquanto os médios centro subiam e apoiavam o ponta e Insúa entrava no espaço entre lateral e central adversários, do outro lado interessa confluir para o meio, para o apoio directo ao ponta. EU preferia que os dois fizessem isso, mas temos um problema: apenas Carrillo mostra capacidade para o fazer, Jeffrén está como está, Bozhinov não se adapta sequer ao nosso campeonato, Capel é extremo das antigas e poucas diagonais faz, de resto só adaptações forçadas (Pereirinha, Matías, Izmailov).

Se ele quisesse mesmo um 451 ou um 4231, então já teria procurado outras opções. E duvido que o Schaars tivesse, desde início, um posicionamento tão avançado. Mas nunca esquecer que as tácticas são compromissos e depois moldam-se às equipas e aos jogadores. Mas acho que a ideia era mesmo ter 2 ou 3 homens na frente em cada situação de ataque, nem que um viesse do meio.

é por isso que acho que nem Bojinov, nem Wilson Eduardo cabem nesta táctica. claro que o caso de Bojinov é diferente, mas esperemos que recupere (ou faça um pouco de dieta).

E é exactamente por isso que acredito que um jogador como o Wilson cabe neste compromisso. Não sei é se com Capel e Carrillo na esquerda cabe no plantel, mas isso já é com o treinador.

sobre o nº10, foi a única parte do post que não gostei. claro que têm lugar, dependendo da táctica, claro. obviamente que no 4-3-3 que falamos não existe espaço para um nº10 puro; mas na táctica que Domingos utiliza actualmente, até fazia jeito ter um nº10 ou 2º ponta de lança para ligar a zona central do meio-campo ao Wolfswinkel. vejo actualmente o SCP muito dependente dos extremos e a jogar de uma forma muito cautelosa (especialmente contra os fruteiros).

Não acho, mas lá está, tem muito a ver com percepções de cada um. Nós já o tentámos e o meio campo ainda recuou mais. Em vez do tal vai e vem de um dos médios do duplo pivot (como acontece na selecção alemã), ficaram os dois em linha e mais recuados. Mesmo contra o porto, quando Matías entrou, notou-se quebra do nosso meio-campo.

Eu concordo em absoluto com aquilo que o @carlos c. referiu anteriormente: existe uma necessária reformulação do apepl dos médios amis criativos.
Não tem de ser uma completa aniquilação dos jogadores, mas sim uma transformação. Ninguém está a dizer que o médio centro típico (o box to box inglês) não possa ser criativo ou fintar dois para criar rupturas. Pelo contrário, é bom que o faça. Tal como no passe e no transporte de bola.

Isto no futebol europeu (talvez deixe a Itália fora disto), embora se adivinhe o mesmo noutros campeonatos de outros continentes.
Registado

“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #942 em: Janeiro 11, 2012, 23:49 »

No avatar!

*

Localidade: Figueira da Foz
Masculino

Não percebo porquê? Num "pequeno" aceito esse medo, no Sporting custa-me a entender sinceramente.

Porque no futebol de hoje não te podes dar ao luxo de teres um jogador a meio-campo que só ataca, a menos que tenhas atrás dele gente suficiente a defender. Senão o adversário toma conta do meio-campo e não tens equipa. É que os outros clubes ou têm lá 3 ou 4 jogadores, o que inviabiliza até a posse de bola, quanto mais a recuperação da mesma.

Pode-se dizer que ter uma dupla atrás não é mais defensivo. Certo, na selecção alemã não é, porque a atacar acabam por inverter o triângulo. Mas nos já tentámos uma coisa semelhante e a verdade é que não funcionou, pois defendemos mal e atacámos pior.

Não funcionou porque não temos um treinador e uma filosofia que implemente tal modelo. O Bielsa não joga num sistema todo "manhoso" e não funciona? Isso são tretas de filosofias de "Freitas Lobo".
Registado
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #943 em: Janeiro 12, 2012, 00:10 »

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2013Treinador de Bancada 2012Treinador de Bancada 2011

Masculino

Isso são tretas de filosofias de "Freitas Lobo".

Se não te importas, começo pelo fim.

Não era necessário partir para o insulto. Acho que não fiz, por natureza não o faço, não sei qual foi a necessidade. Bem sei que a noite foi de más emoções, mas...

Não funcionou porque não temos um treinador e uma filosofia que implemente tal modelo. O Bielsa não joga num sistema todo "manhoso" e não funciona?

Um treinador de que me agrada imenso. Melhor, as equipas dele sempre me agradaram na forma de jogar e de se mexer em campo.

Sabes-me dizer quem, numa equipa montada por ele, não defende? Uma posição onde tal não aconteça, ou um jogador em especifico que o tenha feito e continuado a ser convocado, tanto me faz. Só um exemplo. Com a vantagem de eu não andar a ver o A. Bilbao a jogar, portanto existe essa possibilidade.
Registado

“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #944 em: Janeiro 23, 2012, 22:21 »

*
Veterano

Feminino

Este homem é um veneno.
Registado

"O Mundo sabe que, pelo teu amor, eu sou doente..."
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #945 em: Janeiro 23, 2012, 22:49 »

Quero um Pavilhão para as modalidades

*

Localidade: Galiza/lisboa

Foste amigo miudo

SL
Registado

Re: Wilson Eduardo , « Resposta #946 em: Janeiro 23, 2012, 22:52 »

*
Veterano

Localidade: Lisboa
Masculino

Este futuro reforço do FC Porco tem mais qualidade numa unha do pé, do que o Bojinov, Ribas, e Rubio nas duas pernas.
Registado
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #947 em: Janeiro 23, 2012, 22:53 »

Ex-UT2007

*
Veterano

Condecorações:Apostas NBA 2012-2013Apostas NBA 2011-2012Vencedor Torneio Sueca 2012, Fórum SCP

Localidade: Viseu

O único jogador do Sporting em campo!
Registado

Re: Wilson Eduardo , « Resposta #948 em: Janeiro 23, 2012, 22:55 »

CdS - Capitão Moura

No avatar!

*

Masculino

Este futuro reforço do FC Porco tem mais qualidade numa unha do pé, do que o Bojinov, Ribas, e Rubio nas duas pernas.

Deves ter visto muitos jogos do Rubio e do Ribas para dizer isso  Bater Cabeça
Registado
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #949 em: Janeiro 23, 2012, 22:57 »

*

Mais respeito com o Mexer se faz favor 

SL
Registado

Re: Wilson Eduardo , « Resposta #950 em: Janeiro 23, 2012, 23:00 »

*
Veterano

Masculino

Deves ter visto muitos jogos do Rubio e do Ribas para dizer isso  Bater Cabeça
Também não vi muitos mais do Wilson, mas há coisas que saltam à vista num simples toque de bola.
Registado
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #951 em: Janeiro 23, 2012, 23:00 »

*
Veterano

Masculino

Foste amigo miudo

SL

Por acaso também fiquei com essa impressão.
Registado
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #952 em: Janeiro 23, 2012, 23:02 »

Ex-UT2007

*
Veterano

Condecorações:Apostas NBA 2012-2013Apostas NBA 2011-2012Vencedor Torneio Sueca 2012, Fórum SCP

Localidade: Viseu

SL

Alguns é que já se MEXIAM daqui para fora!
Registado

Re: Wilson Eduardo , « Resposta #953 em: Janeiro 23, 2012, 23:06 »

No avatar!

*
Júnior

Condecorações:Vencedor Torneio Sueca 2012, Fórum SCP

Localidade: Felgueiras
Masculino

Faltou pouco para no balneário dizeres TOMA.

Ainda não acabou janeiro ainda ia buscar o Eduardo, o campeonato está perdido e está, resta lutar pelo 3º lugar e vindo o Eduardo já ganha experiência da mesma maneira que ganha no Olhanense e vão formando uma equipa nova e com base na formação certamente não farão pior.
Registado

Sporting Sempre.
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #954 em: Janeiro 23, 2012, 23:08 »

*
Veterano

Masculino

Por favor, não me digas uma coisa dessas, já bastou a derrota hoje.
Registado
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #955 em: Janeiro 23, 2012, 23:10 »

*
Iniciado

Localidade: Matosinhos
Masculino

Bela exibição do miudo (mais uma...) Bater Palmas

Era pra ontem!
Registado

«Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida.» - Francisco Stromp
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #956 em: Janeiro 23, 2012, 23:11 »

No avatar!

*
Sénior

Ainda não acabou janeiro ainda ia buscar o Eduardo, o campeonato está perdido e está, resta lutar pelo 3º lugar e vindo o Eduardo já ganha experiência da mesma maneira que ganha no Olhanense e vão formando uma equipa nova e com base na formação certamente não farão pior.
Seta Seta Seta Seta
Registado
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #957 em: Janeiro 23, 2012, 23:14 »

*
Veterano

Masculino

Para quê? Fazer companhia ao Rubio e ao Renato Neto, alternando entre o banco e a bancada e queimando o jogador, fazendo-o entrar em jogos cuja pressão exige a utilização de jogadores experientes e já ambientados à equipa?

É altura de aprendermos com os erros. O Sporting não está, neste momento, numa situação favorável para acolher jovens jogadores. Não há margem de erro, não há estabilidade, exigem-se resultados no imediato e paciência é coisa que não abunda!
Registado
Re: Wilson Eduardo , « Resposta #958 em: Janeiro 23, 2012, 23:16 »

*

SL

Alguns é que já se MEXIAM daqui para fora!

Pensar Pensar

SL
Registado

Re: Wilson Eduardo , « Resposta #959 em: Janeiro 23, 2012, 23:19 »

No avatar!

*
Iniciado

Hoje tinha sido titular.
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 46 47 [48] 49 50 ... 221 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Futebol e Modalidades do Sporting Jogos e Jogadores (Moderadores: wild_oscar, Stunner, 138, Leão88, sotnas) Tópico:

Wilson Eduardo

« tópico anterior seguinte »
Link para o calendário
Ir para: