Antes de mais tenho que alertar que este poste corre o sério risco de ser longo. Por isso...
Mais de 48 horas depois (passei por cá de raspão mas sem tempo para fazer qualquer comentário) quando eu julgaria que a desilusão já tivesse amenizado eis que me encontro igualmente desiludido e apreensivo com o futuro do meu clube.
Aos vencedores os meus parabéns e desejos sinceros de sucesso. Vejo nos apoiantes e integrantes da lista alguns elementos com elevado Sportinguismo.
Não me venham já imputar o discurso de cisão ou de estar a menorizar quem apoiou JEB, porque isto não é mais que o espelho do que foi dito pelo mesmo referindo-se aos adversários na madrugada de sexta para sábado. No discurso que pretensamente apelaria à união.
Aos também vencedores, da lista da AAS, que sejam, sozinhos ou acompanhados pelos eleitos do Ser Sporting, o nosso farol dentro do Conselho Leonino.
Aos derrotados, onde sem qualquer reticencia me incluo digo que foi um privilégio, um prazer e acima de tudo um orgulho poder estar ao vosso lado nesta luta. Orgulho-me de ter testemunhado a vossa seriedade, empenhamento, postura e acima de tudo Sportinguismo!
Em relação ao clube, fico cada vez mais apreensivo.
Não acreditando muito, consigo admitir que os resultados do futebol melhorem e que a SAD se fortaleça. O clube definhará!
Mas é isto que a democracia tem de bom. É que tanto é democracia para os vencedores como para os derrotados. O derrotados não serão prisioneiros de guerra e terão todo o direito de lutar com meios cívicos que dispuserem pelo que acreditam ser o seu ideal de clube. E não me venham com a sonata dos dos 90%, da vontade expressa, da legitimidade, o que seja. Ganharam as eleições para o CD, terão que ganhar as outras para cumprir o plano.
Chamem-me de ressabiado, de mau sportinguista, de inimigo, o que quiserem. Estarei cá para lutar pelo meu clube!
Falando em inimigos, devo dizer que parte do meu desprezo pela inteligência e espírito critico da grande massa laimpionica se reduziu grandemente. E não, não estou a chamar lampião a ninguém. Mas quando são dois lampiões, um dos quais até pouco ligado a isto, que se revelam aliviados e satisfeitos pelos resultados e comentam: "Então, ficaste com o mesmo presidente" ou "Vocês estão a ficar parecidos connosco" leva-me seguramente a reflectir.
Tenho no entanto uma convicção; é que tal como a lista eleita está colada com cuspo, sem solidariedade entre membros, com sensibilidades, agendas e interesses antagónicos e eventualmente duvidosos, ela também cairá como castelo de cartas.
Defende-la-ei no entanto para o exterior, de melhor forma que a consciência me deixar e com as forças que a minha ética, responsabilidade e integridade moral me possibilitarem. Não me coibirei no entanto de lutar contra situações com as quais não concorde, de estar vigilante e alerta, de criticar e responsabilizar quem tenha que o ser nan menorização do meu clube.
Não desisto do Sporting.
Foi só um desabafo!