Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Dezembro 22, 2014, 20:40

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

O Damas e eu

Páginas: « anterior 1 [2] 3 4 5 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: O Damas e eu (Lida 17350 vezes)

Re: O Damas e eu , « Resposta #20 em: Outubro 24, 2008, 13:57 »

Vivenciar o Jogo para condicionar o Jogo!

*

Condecorações:Treinador de Bancada 2009Fair-Play 2009Fair-Play 2008Fair-Play 2007

Localidade: Paços de Brandão
Masculino

Estou sem palavras. Até fiquei arrepiado.  Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

Vitor 1 Damas: ETERNAMENTE... NA NOSSA MENTE.
Registado

"Somos o que somos, mas somos principalmente o que fazemos, para mudar o que somos!"

Re: O Damas e eu , « Resposta #21 em: Outubro 24, 2008, 15:51 »

14.12.1986: 7-1

*
Sénior

Localidade: Almada
Masculino

Excelente texto, os meus parabéns!  Bater Palmas Bater Palmas

A minha mãe, uma sportinguista convicta, diz que um dos melhores momentos da vida dela foi quando viu o Damas numa rua de Lisboa e o abraçou.

Eterno guardião.
Registado

«No matter which way we go, it is no better than any other.»
Re: O Damas e eu , « Resposta #22 em: Outubro 24, 2008, 16:45 »

*
Iniciado

-
« Última modificação: Janeiro 12, 2010, 18:41 por Pedro Damas » Registado

Miguel ´Silveira´ Martins

39 anos de amor incondicional pelo Sporting Clube de Portugal
Re: O Damas e eu , « Resposta #23 em: Outubro 24, 2008, 16:52 »

FLL

Fabuloso. É capaz de ser o melhor post que li neste fórum. Bater Palmas

Parabéns, Pireza. Enquanto vamos sendo bombardeados pela conversa de SADs, VMOCs, activos, passivos, taxas de juro e desmantelamento do Sporting associativo, os teus textos refazem-nos de paixão clubística
Registado
Re: O Damas e eu , « Resposta #24 em: Outubro 24, 2008, 16:58 »

C!lH@

Fabuloso. É capaz de ser o melhor post que li neste fórum. Bater Palmas

Parabéns, Pireza. Enquanto vamos sendo bombardeados pela conversa de SADs, VMOCs, activos, passivos, taxas de juro e desmantelamento do Sporting associativo, os teus textos refazem-nos de paixão clubística

Só por este post inicial e o tópico do Velhinho Alvalade, Pireza merece o meu voto para forista do ano.

Registado
Re: O Damas e eu , « Resposta #25 em: Outubro 24, 2008, 18:11 »

Sete a Um, estive lá!

*

Condecorações:Revelação 2008

Localidade: Southwest corner of Europe
Masculino

A minha mãe, uma sportinguista convicta, diz que um dos melhores momentos da vida dela foi quando viu o Damas numa rua de Lisboa e o abraçou.
Parece que existiu essa tradição, pelo menos ouvi em miúdo muitos relatos semelhantes.

Damas atingiu a celebridade muito cedo, sobretudo pela espectacularidade dos seus voos.
Não era então muito vulgar um jogador fazer anúncios na TV (até porque, bons tempos, os anúncios eram poucos), mas era de tal modo popular que foi uma das excepções.
Era vulgar dizer-se «uma defesa à Damas». Penso que não houve nenhum guarda-redes português tão famoso como ele, desde que me lembro, a sério, por mais que pense não me ocorre nenhum, nem mesmo os seus notáveis antecessores na baliza do Sporting.

Chegou a ser o único sportinguista na selecção nacional, de tal modo era indiscutível. Era de facto consensual. Eusébio nunca escondeu a sua admiração por ele, e como foi dito no post inicial, sabia bem do que falava. Não devia ser qualquer um que defendia remates seus.
Ofuscou José Henriques, titular dum clube na zona do actual Colombo, e só o sucessor desse, Bento, lhe conseguiu fazer sombra por uma ou outra vez. Curiosamente parece que eram bons amigos.

Até os adeptos do tal clube na zona onde fica actualmente o Colombo o respeitavam (coisa rara nessa gente), tal como sucedeu com, por exemplo, Carlos Lopes.
Ter Damas na baliza era considerado talvez o melhor trunfo do Sporting. Era vulgar os jornalistas perguntarem aos jogadores antes dos desafios como encaravam enfrentar Damas, e todos sem excepção diziam que não seria fácil

Quando vim viver para Lisboa e comecei a ver jogos com frequência coincidiu com a fuga de alguns jogadores do país, Yazalde, Jordão, etc., e Damas foi salvo erro para Santander, por isso só o vi regularmente quando voltou, já mais velho.
Já não era o mesmo (sobretudo nos jogos nocturnos), mas não desaprendeu, e ainda fez muitos jogos.
Correu mal a sua transição para treinador. Decorria uma crise muito grande, e foi apenas um dos muitos treinadores que passou pelo estádio antigo, sem sucesso. Foi pena.

Para mim ficou mais a recordação dos relatos na rádio, do que o que vi ao vivo. Quem é desse tempo não conta as vezes que ouviu gritar «... Remate... Defende Damas!»?
« Última modificação: Outubro 24, 2008, 19:51 por one_o_six » Registado

L8tr,

106

«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»    
Re: O Damas e eu , « Resposta #26 em: Outubro 24, 2008, 19:15 »

*
Juvenil

Condecorações:Membro do Ano 2008

Localidade: Lisboa
Masculino

Obrigado a todos, é uma felicidade ver que a memória de Vítor Damas evoca tanto sentimento. Cabe-nos a nós perpetuar a memória de todos os que contribuíram para a grandeza do Sporting e eu espero fazer a minha parte.
Registado

Último minuto da partida... Último minuto, Sporting... Vai ser levantado o pontapé de canto lá pela esquerda... O pontapé de canto vai ser levantado... Coração da área......GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!
Re: O Damas e eu , « Resposta #27 em: Outubro 24, 2008, 20:26 »

*

Localidade: Mangualde / Alemanha
Masculino

Sem palavras. Obrigado Pireza .. Post do Ano, sem qualquer duvida!  Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado

Re: O Damas e eu , « Resposta #28 em: Outubro 24, 2008, 21:46 »

*
Juvenil

Localidade: Seixal
Masculino

Extraordinário post.
Vitor Damas a par de Manuel Fernades foram os grandes idolos de uma geração de sportinguistas á qual eu pertenço, o amor e a paixão que tinham pelo clube era incomparável.

Na rua onde se colocavam pedras a fazer de balizas e se amolgavam alguns (poucos) carros estacionados cada golo era relatado com o nome Manuel Fernades ou Jordão e cada defesa do GR era á Damas...

É pena estes tempos e estas referencias terem deixado de existir...

Grande Vitor Damas!

Registado
Re: O Damas e eu , « Resposta #29 em: Outubro 24, 2008, 22:09 »

ex-Joao10

*
Sénior

Masculino

Post do ano sem dúvida nenhuma  Bater Palmas

Para quem não é da época do Damas nem de perto como eu, é comovente e arrepiante ler um texto destes e associar a histórias que me contaram do senhor que foi o Vitor Damas.
Correcção, o senhor que É Vitor Damas, porque ele continua sempre vivo entre os sportinguistas e certamente está sempre presente entre os postes da nossa baliza.
A um grande sportinguista, a um eterno sportinguista faço uma vénia. Grande Damas  Bater Palmas Bater Palmas

Registado

«Não troco a honra do clube, a sua história e a honra dos sócios e adeptos, por vedetismos.» - Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting Clube de Portugal
Re: O Damas e eu , « Resposta #30 em: Outubro 25, 2008, 00:35 »

*
Juvenil

Localidade: Sydney
Masculino

verdadeiro, informativo, poético, genial!
Registado

"Onde não há vontade de poder, há decadência." 
Friedrich Nietzsche
Re: O Damas e eu , « Resposta #31 em: Outubro 25, 2008, 08:27 »

*
Júnior

Condecorações:Por Onde Andas 2007

Localidade: Ramada
Masculino

Pireza, eu não podia ter começado o meu fim de semana de melhor maneira...

O teu texto é simplesmente sublime! Um enorme obrigado! Positivo
Registado

Vítor Damas (1947-2003)

2 Campeonatos Nacionais (69/70 e 73/74)
3 Taças de Portugal (70/71, 72/73 e 73/74)
Re: O Damas e eu , « Resposta #32 em: Outubro 25, 2008, 08:52 »

*
Júnior

Localidade: Lisboa/Leicester
Masculino

Que me perdoem os outros mas este é sem duvida o melhor texto que já li neste forum. Nao sou
pessoa de lagrimas por tudo e por nada mas acabei o texto e tinha um nó na garganta tao grande que tive
que ir lá fora fumar um cigarrinho.

Segundo o meu falecido pai, o Damas andou na Escola Preparatoria Nuno Gonçalves ( onde eu e o meu pai
tambem andamos ) e até a chuva ia para a baliza e nao era por isso que se deixava de atirar para o chao (de alcatrao)

Vi-o jogar varias vezes quando voltou ao Sporting e embora houvesse quem afirmasse que nao já nao era o
mesmo, ainda fez levantar o antigo estadio muitas vezes. Uma coisa que sempre me aborreceu
 foi o chamarem Zé Gato ao outro guarda redes das galinhas (José Henriques) embora estivesse á
vista de todos que se houvesse um Zé Gato seria o Vitor Damas.
Para os que o nunca viram jogar terem uma ideia, reparem que numa altura em que se contava com
metade dos dedos de uma mao os jogadores Portugueses a actuar no estrangeiro,
Damas era um deles e ainda por cima um guarda redes. Aliás que eu me lembre da sua geraçao só
o Norton de Matos é que jogou lá fora.
Se hoje em dia a selecçao "de todos nós" tivesse um guarda redes daquele calibre...

Uma das minhas maiores alegrias é fazer anos no mesmo dia que o Damas, 8 de Outubro.

edit:
Fiquei tao tocado por este topico que passei a manha de sabado a fazer um novo avatar.
« Última modificação: Outubro 25, 2008, 11:30 por Yazalde70 » Registado

(Este post NÃO foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico)
Re: O Damas e eu , « Resposta #33 em: Outubro 25, 2008, 14:18 »

*

Masculino

Fantástico !!! Um sincero obrigado Pireza.  Bater Palmas
Registado

Re: O Damas e eu , « Resposta #34 em: Outubro 25, 2008, 14:27 »

Registado

Masculino

Lindo, emocionante, arrepiante.  Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

Eu também deixo aqui o meu sentido agradecimento ao Pireza, pois apesar de ainda ter tido a honra de ver o Damas jogar, foi já na fase final da sua carreira pelo que na altura o seu peso nos "genes" do que é o Sporting ainda me passava um pouco desapercebido.

Isto merecia ser publicado no jornal do Sporting, no mínimo.
Registado
Re: O Damas e eu , « Resposta #35 em: Outubro 25, 2008, 14:38 »

*
Veterano

Masculino

Um texto fulminante. Arrepiante. Fantástico.

Obrigado por tudo isso Pireza. Vitor Damas é um de nós.
Registado

"O Sporting é nosso outra vez!"
Re: O Damas e eu , « Resposta #36 em: Outubro 26, 2008, 00:47 »

Quero um Pavilhão para as modalidades

*

Localidade: Galiza/lisboa

Só posso dizer que tive o prazer de o ver jogar,fantastico, para mim um verdadeiro IDOLO.

SL
Registado

Re: O Damas e eu , « Resposta #37 em: Outubro 26, 2008, 02:02 »

Ex-REBELIAO06

*
Júnior

Localidade: nacional 109

ASSOMBROSO.
Registado

Re: O Damas e eu , « Resposta #38 em: Outubro 27, 2008, 12:32 »

*
Iniciado

Masculino

ASSOMBROSO.
Seta

Grande Pireza, Grande Damas, Grande SCP  Brinde
Registado
Re: O Damas e eu , « Resposta #39 em: Outubro 28, 2008, 22:08 »

*

É por estes momentos que tenho orgulho em ser do Sporting.
Obrigado.
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 [2] 3 4 5 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

O Damas e eu

« tópico anterior seguinte »
Ir para: