Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Julho 24, 2014, 15:39

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões.

Páginas: « anterior 1 2 [3] 4 5 ... 13 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. (Lida 45769 vezes)

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #40 em: Outubro 17, 2009, 22:25 »

Sporting CP Forever

*

Masculino

Manuel Oliveirawiki: devia ser uma grande prodígio para jogar na equipa principal com 6 anos

Segundo a lista de Manuel Góis, só existe este jogador
OLIVEIRA – Manuel de OLIVEIRA Santos (29/05/32, Pinhal Novo)
(Interior Direito/ Médio
1950/56 - Sporting 1956/57 - Atlético 1957/63 - CUF

O Correio da Manhã também também mostra a mesma biografia - http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?...lid=00000012-0000-0000-0000-000000000012 Falta saber se o da Wiki e este da lista e do CM são o mesmo Huh?

Quintalinowiki: não percebi se o nome dele é Quintalino ou Quintaliano, ou o primeiro é uma alcunha Huh?
Registado

· · · ·

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #41 em: Outubro 18, 2009, 00:52 »

No avatar!

*
Juvenil

Masculino

escolhendo o jovem piloto português e sportinguista Pedro Petiz

http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Pedro_Petiz

Pelo que eu já li pela internet fora, o Petiz é portista. Mas não tenho fontes seguras. 
Registado

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #42 em: Outubro 18, 2009, 01:01 »

Sporting CP Forever

*

Masculino

Pelo que eu já li pela internet fora, o Petiz é portista. Mas não tenho fontes seguras. 

Eu sei que por vezes não se pode acreditar, mas é informação dada pelo Sporting Indeciso
Registado

· · · ·
Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #43 em: Outubro 18, 2009, 12:52 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino

Manuel Oliveirawiki: devia ser uma grande prodígio para jogar na equipa principal com 6 anos

Segundo a lista de Manuel Góis, só existe este jogador
OLIVEIRA – Manuel de OLIVEIRA Santos (29/05/32, Pinhal Novo)
(Interior Direito/ Médio
1950/56 - Sporting 1956/57 - Atlético 1957/63 - CUF

O Correio da Manhã também também mostra a mesma biografia - http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?...lid=00000012-0000-0000-0000-000000000012 Falta saber se o da Wiki e este da lista e do CM são o mesmo Huh?

Quintalinowiki: não percebi se o nome dele é Quintalino ou Quintaliano, ou o primeiro é uma alcunha Huh?

Houve um jogador chamado Oliveira que fez um jogo na época de 38/39, que está referenciado no Almanaque como sendo o Manuel Oliveira Santos nascido em 1932 o que é obviamente impossível. No mesmo Almanaque há um Oliveira Santos que jogou nas épocas de 52/53 e 55/56, esse sim será o nosso conhecido Manuel Oliveira.

Assim foi eliminada a página Oliveira Santos e criado o esboço Oliveirawiki na página 1938/39wiki, ao mesmo que foi actualizada a página Manuel Oliveirawiki que foi inserida nas páginas 1952/53wiki e 1955/56wiki.

Quanto ao jogador Quintaliano julgo que terá sido um erro meu Embarrassed, isto ás vezes já nem com os óculos vai Sad
Registado

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #44 em: Outubro 26, 2009, 17:16 »

Sete a Um, estive lá!

*

Condecorações:Revelação 2008

Localidade: Southwest corner of Europe
Masculino

Não sei se isto já foi verificado.
Paulinho Cascavel aparece com tendo nascido a 20 de Setembro, mas encontrei por mero acaso links que referem 29 de Setembro:

Paulinho Cascavel faz hoje 50 anosPaulo Roberto Bacinello, mais conhecido sob o nome de Paulinho Cascavel, nasceu no dia 29 de Setembro de 1959 na cidade de Cascavel, no Estado do Paraná ...
www.vitoriasempre.net/.../1363-paulinho-cascavel-faz-hoje-50-anos - Em cache - Semelhante

Alberto Helder: PAULINHO CASCAVEL NOVAMENTE EM PORTUGALEste senhor do futebol, cujo nome completo é Paulo Roberto Bacinello, nasceu em 29 de Setembro de 1959, na Cidade de Cascavel, Paraná-Brasil, ...
albertohelder.blogspot.com/.../paulinho-cascavel-novamente-em-portugal.html - Em cache - Semelhante

Paulinho Cascavel - Wikipedia, the free encyclopedia - [ Traduzir esta página ]19 Sep 2009 ... Paulo Roberto Bacinello, aka Paulinho Cascavel (born 29 September 1959 in Cascavel, Paraná), is a former Brazilian footballer who played as ...
en.wikipedia.org/wiki/Paulinho_Cascavel - Em cache - Semelhante
Registado

L8tr,

106

«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»    
Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #45 em: Outubro 26, 2009, 18:27 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Masculino

Consultei várias fontes e todas dão 29 excepto a Enciclopédia donde vem o erro já corrigido. Obrigado  Positivo!
Registado

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #46 em: Dezembro 16, 2009, 15:13 »

Sete a Um, estive lá!

*

Condecorações:Revelação 2008

Localidade: Southwest corner of Europe
Masculino

No artigo sobre os 7 a 1, http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=7-1 há um pormenor a ter em conta:
Os orcs não terminaram esse campeonato apenas com uma derrota, ao contrário do que se pensa, e acho que o artigo devia referir isso.

Para abreviar, o Sporting Clube de Braga e os orcs foram penalizados com uma derrota por 3 a 0 num jogo entre ambos, devido a incidentes entre as claques.
Assim, na classificação oficial, os orcs tiveram duas derrotas nessa época, uma por 7 a 1 e outra por 3 a 0.
Isso pode ser comprovado online, nos sites de estatística (zerozero, etc.).

Penso que não dará muito trabalho introduzir essa precisão no texto. No primeiro parágrafo é mais complicado, pois é onde o erro é mais categórico, visto que enuncia os resultados dos orcs:

(...) Na época de 1986/87 o ******* foi campeão nacional com vinte vitórias, nove empates e somente uma derrota (...)
Já mais em frente diz-se
(...) Trata-se, como é óbvio, da única derrota do ******* em todo o campeonato (...)
Já agora, acho que o texto devia conter «tratou-se» em vez de «trata-se».

Acho que acrescentando «(em campo)» a seguir a «derrota» chega, em ambos os casos. Se se quiser mais rigor no conjunto do artigo, pode-se em vez disso colocar um asterisco a seguir a «derrota», e acrescentar uma nota de rodapé referindo a derrota por 3 a 0.

Acredito que muitos preferirão desvalorizar esse facto, mas ele ocorreu.

E já agora, o facto dessa derrota na secretaria ter sido eclipsada pela dos 7 a 1, tem permitido a muita gente ganhar muitas apostas a lampiões.

Registado

L8tr,

106

«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»    
Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #47 em: Dezembro 20, 2009, 22:29 »

*

Condecorações:Extra-Futebol 2007Extra-Futebol 2006

Localidade: UK
Masculino

Sobre o Ferrinho: tenho 99,99% de certeza que em 85-86 o Olhanense não estava na 1ª Divisão.
Registado

Saudades do futuro.
Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #48 em: Dezembro 22, 2009, 12:54 »

*

Masculino

E tens toda a razão. Azn

Correcção efectuada, obrigado Positivo!
Registado

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #49 em: Dezembro 28, 2009, 16:46 »

*

Masculino

Na ficha do Mário: julgo que no terceiro parágrafo (é certo se a tabela estiver correcta) é para substituir Fluminense por Botafogo.
Registado

Saudades do futuro.
Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #50 em: Dezembro 28, 2009, 21:20 »

*

Masculino

Na ficha do Mário: julgo que no terceiro parágrafo (é certo se a tabela estiver correcta) é para substituir Fluminense por Botafogo.

Sempre atento  Bater Palmas Correcção efectuada!  Positivo!
Registado

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #51 em: Dezembro 29, 2009, 12:41 »

*

Condecorações:Membro do Ano 2010

Localidade: Stockholm
Masculino

To-mane, editei a página do Pongolle (Sinama Pongollewiki) para acrescentar o pormenor do valor da transferência ser de 7,5 M€ caso o jogador saia do Sporting antes de Junho de 2012 (foi o que depreendi da alínea iii do texto da CMVM que também acrescentei como referência).
Registado
Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #52 em: Janeiro 02, 2010, 22:04 »

A viver o Sporting desde 1981

*
Sénior

Condecorações:Artigo do Ano 2009

Localidade: Lisboa
Masculino

O Petiz é simpatizante Portista, disso tenho a certeza (temos bons amigos em comum). Se ficou ou não Sportinguista por correr com as nossas cores, não sei, mas o que me contaram inclusivamente antes dele ser anunciado como nosso piloto, foi precisamente que ele era Portista mas não ligava especialmente a futebol.

Só hoje é que vi isto 

Registado

SPORTING SEMPRE!

Uma paixão para além da verde e branca:

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #53 em: Janeiro 29, 2010, 19:10 »

Sporting CP Forever

*

Masculino

Duas páginas iguais: F. Mendeswiki (atenção que ainda existe uma ligação para esta página) e Fernando Manuel Mendeswiki

Deve ter sido por causa da criação de novas páginas para as desambiguações Positivo!
Registado

· · · ·
Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #54 em: Janeiro 30, 2010, 00:08 »

*

Masculino

Exactamente. Eu só não eliminei a página F. Mendes porque ela constava da Newsletter que tinha acabado de sair, mas agora já se pode eliminar o que de resto já fiz  Positivo!
Registado

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #55 em: Fevereiro 01, 2010, 16:02 »

*

Masculino

Duas questões sobre o plantel de 1979/80:

- tinha idéia que o Cerdeira era preferencialmente defesa lateral e não médio. Não sei se alguém consegue desfazer essa dúvida.

- quanto ao Lito, depois de aparentemente se ter reformado, penso que ainda jogou (pouco) no Vitória de Setúbal, quando o Jordão andou por lá.
Registado

Saudades do futuro.
Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #56 em: Fevereiro 01, 2010, 17:49 »

*

Masculino

- tinha idéia que o Cerdeira era preferencialmente defesa lateral e não médio. Não sei se alguém consegue desfazer essa dúvida.

- quanto ao Lito, depois de aparentemente se ter reformado, penso que ainda jogou (pouco) no Vitória de Setúbal, quando o Jordão andou por lá.

De memoria eu dir-te-ia de caras que estás enganado em ambos os casos, mas uma das regras de ouro da construção desta Wiki é o cruzamento de dados para confirmar todas as dúvidas, o que não quer dizer que mesmo assim não se cometam erros.

Em relação ao Cerdeira não tenho dúvidas de que ele era médio, está assim referenciado nos Cadernos da Bola e neste belíssimo site onde podes esclarecer muitas dessas dúvidas como a do Lito. http://arquivista.wordpress.com/2007/07/22/epoca-198889-primeira-divisao/

Em relação ao angolano eu não sei porquê mas tenho a ideia que ele terá jogado nos Estados Uindos mais tarde, mas não tenho nenhuma certeza disso, uma coisa é certa nas épocas em que o Jordão esteve em Setúbal ele não jogou no Vitória.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2010, 17:51 por to-mane » Registado

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #57 em: Fevereiro 01, 2010, 17:50 »

*

Masculino

Azn
Registado

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #58 em: Fevereiro 01, 2010, 17:57 »

*

Masculino

De memoria eu dir-te-ia de caras que estás enganado em ambos os casos, mas uma das regras de ouro da construção desta Wiki é o cruzamento de dados para confirmar todas as dúvidas, o que não quer dizer que mesmo assim não se cometam erros.

Em relação ao Cerdeira não tenho dúvidas de que ele era médio, está assim referenciado nos Cadernos da Bola e neste belíssimo site onde podes esclarecer muitas dessas dúvidas como a do Lito. http://arquivista.wordpress.com/2007/07/22/epoca-198889-primeira-divisao/

Em relação ao angolano eu não sei porquê mas tenho a ideia que ele terá jogado nos Estados Uindos mais tarde, mas não tenho nenhuma certeza disso, uma coisa é certa nas épocas em que o Jordão esteve em Setúbal ele não jogou no Vitória.

OK. Quanto ao Cerdeira até pode ter sido médio no Sporting e defesa noutras paragens.

Quanto ao Lito pode ter estado a fazer testes no Setúbal mas não ter sido aprovado.
Registado

Saudades do futuro.
Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #59 em: Fevereiro 05, 2010, 12:33 »

farinha amparo

Na tabela da taça dos campeões da época 82/83, está a eliminatória com a Sociedad como sendo 8ºs.
Acho que foram 4ºs de final, como aliás se diz no texto
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 2 [3] 4 5 ... 13 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões.

« tópico anterior seguinte »
Ir para: