Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões.

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

O que dizes na wiki é que em 1989 foram retirados poderes importantes ao CL
Mas o poder de indigitação do presidente da direcção já poderia ter sido retirado nessa AG de 1984, antes dessas primeiras eleições directas. Em 1989 teriam sido retirados outros, igualmente importantes, mas não esse. Mas é só uma hipótese.
Já agora: quando dizes nonos estatutos, tens/estão na wiki os 8 anteriores e, já agora, os posteriores?

As minhas questões são só curiosidades: como foram os actos eleitorais ao longo do tempo, que requisitos eram exigidos aos candidatos a presidente, como funcionava essa indigitação do CG/CL, como é que este era constituído, etc.
Parece-me que essa hipótese é bastante provável, embora haja pelo menos uma fonte (Enciclopédia Fundamental do Sporting) que refere essa AG de 89 como aquela em que foram retirados esses poderes ao CL, no entanto tudo leva a crer que tal terá acontecido na revisão de 84.

Na Wiki só temos os Primeiros Estatutos e os actuais, dos restantes há referencias dispersas por varias páginas, onde se fala das principais alterações introduzidas e nas datas da aprovação.

Julgo que os Conselhos eram escolhidos na AG mas não sei exactamente em que termos, apenas posso dizer que nos estatutos de 47 o Conselho Geral define-se como "o órgão da Assembleia Geral com a missão de manter as tradições gloriosas do Sporting e zelar pelo seu prestígio e continuidade dentro do pensamento dos fundadores".

Considero a Enciclopédia Fundamental do Sporting como credível. Pelo menos nesse particular, não me parece que tenham tido necessidade de "inventar" uma mudança em 1989 que já tivesse sido realizada anteriormente.
A mim dizem-me que em 1984 as eleições já foram directas. Tu confirmas. Eu não me lembro, porque não tinha idade para votar, mas confio no que me dizem (incluindo-te a ti).

Ontem ponderei outra hipótese. A mudança estatutária ter sido mesmo em 1989. Em 1984 a votação dos sócios poderia, nesse caso, ter sido não directamente para a direcção, mas para o CL, com este a ficar encarregue de indigitar o presidente de acordo com a sua composição final, resultante do acto eleitoral.
Porquê esta hipótese?
Tanto quanto me dizem o João Rocha popularizou o clube. Em 10 anos, o nº de sócios subiu brutalmente (qualquer coisa como dos 20 mil para os 100 mil). As AG's para escolher o CL, que, por seu turno, escolhia o presidente, não poderiam ficar limitadas a 2 horas e a 1 sala, com intervenções prévias e votações subsequentes, com a presença dos 500 do costume. Havia que dar voz a muitos mais.
O CL e os órgãos que o antecederam eram, tanto quanto vi no site do centenário, compostos por muitas inerências ou com grupos de sócios, de acordo com algumas funções dentro do clube, a escolherem os seus representantes. Os sócios comuns ou anónimos também escolhiam um contingente e faziam-no em AG (como os outros, aliás).
Ora bem, as eleições mais não são que uma AG. E as eleições de 1984 podem ter sido uma Ag para definir a composição exacta do CL.
Esta hipótese pode ser um grande disparate, mas é só uma tentativa de conciliar a Enciclopédia com as indicações memorialísticas. E é passível de validação ou de ser direccionada para o caixote do lixo.

Seja como for, acho que isto só se deslinda definitivamente (mesmo que seja só eu o interessado) com os sucessivos estatutos na mão.
Já percebi que vocês não os têm. Eu também não. Suponho que o clube ou o museu não os forneça assim só porque há um tipo curioso.
Mas suponho que a consulta do jornal do clube possa esclarecer, tendo as redacções das alterações estatutárias aprovadas pelas AG's.
A minha pergunta é: vocês têm o jornal do clube entre 1968 e 1989?
Se não tiverem, eu nem me importo de ir à procura dele em locais públicos (não amanhã, nem depois, mas entretanto). Mas era melhor ir directamente às datas de Ag's que referiste (9/3/84 e 18/2/89) e outras. Por isso outra pergunta: aquelas datas de Ag's são seguras ou têm mais datas de Ag's onde os estatutos tivessem sido discutidos?
« Última modificação: Fevereiro 21, 2011, 11:26 am por farinha amparo »
Foi só em 1989?
As eleições do Gonçalves (em 1988?) e as última do João Rocha (1984), aqui contra Marcelino de Brito, não foram já directas, ie, fora do Conselho Leonino?
Epá, eu votei, mas se foi para a direcção ou para um colégio eleitoral é que não me lembro.
«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»
De acordo com a Enciclopédia Fundamental do Sporting os nonos Estatutos datam de 1968 e neles é referido que cabe ao CL nomear os Presidentes da Direcção AG e CF, enquanto os décimos são de 1984, tendo sido revistos na tal AG de 89, no entanto há outra fonte (a Fotobiografia do Sporting) que diz que no dia 26 de Fevereiro de 1982 "o Sporting elegeu pela primeira vez corpos gerentes pela forma prevista nos novos estatutos de acordo com os quais há 9 categorias consoante o nº de anos de associado", a mesma fonte diz que a lista de João Rocha venceu as eleições de 29-6-1984, enquanto na Glória e Vida de três Gigantes colecção de fascículos d' A Bola se diz que na madrugada de 30 de Junho "João Rocha foi reeleito Presidente do Sporting, esmagando literalmente Marcelino de Brito". Portanto pode ter havido uma revisão de estatutos em 82, que até peca por tardia, numa altura em que a Democracia já tinha 8 anos em Portugal.

Assim a tua teoria pode fazer sentido, mas parece-me que eram mesmo eleições directas em listas para os Corpos Sociais e que depois talvez tivessem de ser aprovadas pelo CL como órgão da AG com poderes para indigitar os Presidentes desses Corpos. Há aqui realmente algumas dúvidas sobre como é que as coisas funcionavam nessa altura, que efectivamente talvez possam ser esclarecidas através da consulta dos arquivos do Jornal Sporting, o que pelo que sei é possível, mas talvez o nunoni possa acrescentar mais alguma coisa neste aspecto, porque ele já falou nisso a alguém ligado ao Sporting, uma vez que tem surgido outras questões parecidas. O problema é sempre haver tempo e disponibilidade para ir lá.

Há também pelo menos dois coleccionadores do jornal Sporting aqui no fórum, mas provavelmente são colecções mais recentes e de qualquer forma eu já lhes pedi ajuda em questões muito mais simples e não tive muita sorte  :'(
Não tinha pensado nessa hipótese de ratificação da eleição pelo CL, mas tb é possível
Essa coisa dos novos estatutos (e ainda por cima numerados) é muito falível em fontes secundárias, com alterações mais profundas ou de pormenor.

Em fevereiro de 1982 houve uma reeleição e, pelo que estive a ver, foi feita naquilo que hoje chamamos uma Ag normal, que teve um ponto de eleições. Foi aprovado o relatório e contas, o orçamento e foram eleitos os órgãos sociais (incluindo o CL)
Só se candidatou JR, com a oposição a não ir a jogo.
Dias Ferreira, que tinha sido vice presidente, abandonou a sala com estrondo e em ruptura com JR (depois voltou à direcção em 1984: sempre foi um temperamental ou a nossa versão, mas mais polida porque em advogado, do zzé máximo dos lamps) e não constava da nova lista para a direcção, onde estavam Agostinho Abade e Paulo Abreu.
To topo da página das claques está assim "Há, nesta categoria, as 4 páginas a seguir (dentre um total de 4)."

deveria estar

"Há, nesta categoria, as 4 páginas a seguir (num total de 4)."

"dentre" não existe.
To topo da página das claques está assim "Há, nesta categoria, as 4 páginas a seguir (dentre um total de 4)."

deveria estar

"Há, nesta categoria, as 4 páginas a seguir (num total de 4)."

"dentre" não existe.

Tenho que ir ver isso nas mensagens do sistema. Esses textos são automáticos e resultam da tradução feita pela MediaWiki.
· · · ·
Tenho que ir ver isso nas mensagens do sistema. Esses textos são automáticos e resultam da tradução feita pela MediaWiki.

Já está editado (aproveitei e alterei em todos os campos onde "dentre" aparecia). Obrigado pelo reparo :great:
· · · ·
Quais as fontes usadas para a página do Fernando Pugliawiki?

Ao procurar informação para editar a página dele no zerozero.pt, encontrei em várias fontes italianas informação contraditória com a que temos na wiki.
Usei essa informação para editar o zerozero.pt, para que possamos comparar ambas as versões e tentar perceber o que aconteceu de facto na sua carreira.

Houve ainda assim três informações que optei por descartar à partida usando a versão da wiki.

  • O nome, que segundo as fontes italianas é José (ou Josè) Ferdinando Puglia, sendo Fernando apenas a alcunha.
  • A passagem pelo São Paulo e pelo Santa Cruz, que nas fontes italianas aconteceu apenas quando regressou ao Brasil. No entanto uma fonte brasileira confirma a passagem pelo São Paulo antes de chegar a Portugal.
  • Segundo as fontes italianas o Fernando chegou a Alvalade na época de 1958/59 e não na de 1959/60.

Já agora, a mesma fonte brasileira coloca-o por empréstimo do Palermo na Juventus e no Inter de Milão. A passagem pela Juventus é confirmada pelas fontes italianas. Quanto à passagem pelo Inter não encontro nada.
Já não me recordo de todas as fontes, mas nenhuma delas era italiana, daí não ter muitos dados relacionados com a sua passagem pelo calcio, pelo que vou aproveitar as tuas investigações.

A principal fonte deve ser a mesma que tu referes, ou seja o site Terceiro Tempo que pelo que vejo até já tem mais informação.

Assim cruzando as duas fiz algumas alterações, mas é sempre complicado ter a certeza sobre o que se passou há 50 anos, a única coisa que posso garantir é que Fernando chegou a Portugal em 29 de Maio de 1959 mas não fez nenhum jogo oficial nessa época que estava a acabar, ficando no Sporting apenas duas temporadas.
HELP !

Como posso gravar a página http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Usuário:Santarém

debaixo do nome 'Angélica Manaca Dias' ???

para poder ficar correctamente integrado nas Categorias Atlertas e Personalidades.

Já agora, expliquem-me o que não fiz bem ...

Entretanto já vi que o 'nunoni' me resolvou o 'problema'. Agradecia que me explicassem, onde foi a falha .

Agradecido !
« Última modificação: Abril 08, 2011, 22:52 pm por Santarém »
O meu símbolo é o LEÃO não o carneiro.

Dinasta da Dívida : Roquette - 'O Projectista Falhado', Dias da Cunha - 'O Crédulo Impenitente', Soares Franco - 'O Dissimulado compulsivo', Bettencourt - 'O Visigodo Inimputável', Godinho Lopes - 'O ex-Arguido Credível'
Day AfterBruno de Carvalho  - 'O SCP é Nosso, outra vez !!!'
ah, corrigi antes de ver isto (e mandei-te pm)! O que fiz foi usar a funcionalidade "mover página", em que ao fazer muda não só o nome da página como também as ligações para ela.

já agora, para criares uma página nova, há várias maneiras, a mais fácil é procurares a página com o nome que queres; diz que não existe e pergunta se queres criar, dizes que sim! :)
ah, corrigi antes de ver isto (e mandei-te pm)! O que fiz foi usar a funcionalidade "mover página", em que ao fazer muda não só o nome da página como também as ligações para ela.

já agora, para criares uma página nova, há várias maneiras, a mais fácil é procurares a página com o nome que queres; diz que não existe e pergunta se queres criar, dizes que sim! :)

E ao dizer que sim, é-me perguntado o nome com que quero gravar ??

Segui a alternativa de partir de uma ligação a vermelho numa página já criada ... Quando, depois 'salvei' não me perguntou nada e assumiu o meu User como nome ...
O meu símbolo é o LEÃO não o carneiro.

Dinasta da Dívida : Roquette - 'O Projectista Falhado', Dias da Cunha - 'O Crédulo Impenitente', Soares Franco - 'O Dissimulado compulsivo', Bettencourt - 'O Visigodo Inimputável', Godinho Lopes - 'O ex-Arguido Credível'
Day AfterBruno de Carvalho  - 'O SCP é Nosso, outra vez !!!'
E ao dizer que sim, é-me perguntado o nome com que quero gravar ??


não, porque cria com o nome do search. Experimenta, faz um teste, podes sempre apagar depois a página.

E ao dizer que sim, é-me perguntado o nome com que quero gravar ??


não, porque cria com o nome do search. Experimenta, faz um teste, podes sempre apagar depois a página.

Percebido !
O meu símbolo é o LEÃO não o carneiro.

Dinasta da Dívida : Roquette - 'O Projectista Falhado', Dias da Cunha - 'O Crédulo Impenitente', Soares Franco - 'O Dissimulado compulsivo', Bettencourt - 'O Visigodo Inimputável', Godinho Lopes - 'O ex-Arguido Credível'
Day AfterBruno de Carvalho  - 'O SCP é Nosso, outra vez !!!'
Fiz uma pequena correcção na página do William Carvalho. Estava lá que ele se tinha estreado contra o Guimarães no dia 9 de Abril (hoje) quando o correcto é 3 de Abril

No entanto, na página principal, está um destaque para esse artigo e tb está lá essa gralha do 9 de Abril. Só que não sei editar um destaque. Como se faz?
ex-dmalmeida
David Almeida - LE S: A27 F: 22 N: 39 Sócio Nº 14864
Σπόρτινγκ - Assim se escreve Sporting em grego. Спортинг - em Russo. Em japonês é スポルティング・リスボン.
A página principal está protegida, só a administração da Wiki é que pode mexer nela.
Já corrigi, obrigado.