Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 26, 2014, 01:30

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Fichas de Jogo

Páginas: [1] 2 3 ... 7 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Fichas de Jogo (Lida 8281 vezes)

Fichas de Jogo , « em: Outubro 09, 2008, 11:58 »

*

Condecorações:Extra-Futebol 2008

Localidade: Lisboa, Portugal
Masculino

Tenho uma questão a fazer... eu tenciono colocar as fichas dos jogos, mas gostava que me dessem um "padrão" para o fazer visto ainda não existir nenhum exemplo.

Vou retirar as informações daqui http://sportingcp.home.sapo.pt/ (obrigado ao to-mane que me deu o endereçoi) apesar das mesmas se encontrarem noutros locais como o tal Almanaque que tenho falado tanto.  Smiley
Registado

"Por cada leão que cair, outro se levantará." - António Oliveira

Fichas de Jogo , « Resposta #1 em: Outubro 09, 2008, 17:28 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino

Tenho uma questão a fazer... eu tenciono colocar as fichas dos jogos, mas gostava que me dessem um "padrão" para o fazer visto ainda não existir nenhum exemplo.

Vou retirar as informações daqui http://sportingcp.home.sapo.pt/ (obrigado ao to-mane que me deu o endereçoi) apesar das mesmas se encontrarem noutros locais como o tal Almanaque que tenho falado tanto.  Smiley

Como deves calcular esse é um processo que será sempre bastante trabalhoso, mas se te queres meter nessa empreitada vais ter de encontrar um modelo que te agrade e simplifique o teu trabalho.

Eu fiz uma experiência no jogo dos 7-1, dá um bocado de trabalho e se calhar há metodos mais simples do que aquele que eu utilizei, mas nisso só os barras a trabalhar no excel é que podem ajudar, depois à medida que fores fazendo irás centamente encontrar formas de simplificar.
Registado

Fichas de Jogo , « Resposta #2 em: Outubro 09, 2008, 18:11 »

*

Masculino

Como deves calcular esse é um processo que será sempre bastante trabalhoso, mas se te queres meter nessa empreitada vais ter de encontrar um modelo que te agrade e simplifique o teu trabalho.

Eu fiz uma experiência no jogo dos 7-1, dá um bocado de trabalho e se calhar há metodos mais simples do que aquele que eu utilizei, mas nisso só os barras a trabalhar no excel é que podem ajudar, depois à medida que fores fazendo irás centamente encontrar formas de simplificar.

Concordo! Até porque da forma que tu colocaste fica mais completo, mas visualmente não me agrada.

Estou à espera que os tais "barras" se cheguem à frente com uma ideia porque eu gostava mesmo de levar avante esse projecto. Como disseste... quero meter-me nessa empreitada, pois tenho a certeza que assim que se colocar a 1ª pedra muito mais empreiteiros-leões aparecerão.  Wink
Registado

Fichas de Jogo , « Resposta #3 em: Outubro 09, 2008, 18:27 »

*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006

Masculino

Se queres mesmo avançar tens de tentar arranjar soluções e encontrar o teu método de trabalho, quanto ao resto eu não já nem digo nada
Registado

Fichas de Jogo , « Resposta #4 em: Outubro 09, 2008, 18:29 »

Sporting CP Forever

*

Masculino

Concordo! Até porque da forma que tu colocaste fica mais completo, mas visualmente não me agrada.

Estou à espera que os tais "barras" se cheguem à frente com uma ideia porque eu gostava mesmo de levar avante esse projecto. Como disseste... quero meter-me nessa empreitada, pois tenho a certeza que assim que se colocar a 1ª pedra muito mais empreiteiros-leões aparecerão.  Wink

Estás a pensar em fichas de jogo tipo estas do ZeroZero http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=468554 e http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=468554&op=4 ou do tipo daquelas que aparecem no Record (só texto)?

Se for as do ZeroZero, vou ver se consigo construir alguma coisa (ainda só sei fazer tabelas simples em wiki Embarrassed).

Como estás empenhado em iniciar esta empreitada, acho que mais vale abrires um tópico novo nesta secção da Wiki.

EDIT:Consegui fazer uma tabela mais ou menos ao estilo zerozero. Tem é um problema que não sei contornar: é possível que as dimensões não sejam estáticas, variando conforme o texto inserido. Se for isto (vê na página http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Teste) que procuras, cria um novo tópico e passamos a discutir aí, até porque esta tabela (e outras) dá para fazer no Excel e depois converter facilmente para wiki.
« Última modificação: Outubro 09, 2008, 21:15 por MRG » Registado

· · · ·
Fichas de Jogo , « Resposta #5 em: Outubro 09, 2008, 22:23 »

*

Condecorações:Membro do Ano 2010

Localidade: Stockholm
Masculino

Estás a pensar em fichas de jogo tipo estas do ZeroZero http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=468554 e http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=468554&op=4 ou do tipo daquelas que aparecem no Record (só texto)?

Se for as do ZeroZero, vou ver se consigo construir alguma coisa (ainda só sei fazer tabelas simples em wiki Embarrassed).

Como estás empenhado em iniciar esta empreitada, acho que mais vale abrires um tópico novo nesta secção da Wiki.

EDIT:Consegui fazer uma tabela mais ou menos ao estilo zerozero. Tem é um problema que não sei contornar: é possível que as dimensões não sejam estáticas, variando conforme o texto inserido. Se for isto (vê na página http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Teste) que procuras, cria um novo tópico e passamos a discutir aí, até porque esta tabela (e outras) dá para fazer no Excel e depois converter facilmente para wiki.

Existem imensas ferramentas de conversão para linguagem mediawiki que podem ser úteis (uma vez que é mais simples alterar, p.ex., uma tabela de Excel que uma de wiki):
HTML -> Wiki: http://diberri.dyndns.org/wikipedia/html2wiki/ (é bom para tabelas e outras coisas em páginas da web... também funciona para Word -> HTML -> Wiki)
Excel -> Wiki: http://people.fas.harvard.edu/~sdouglas/table.cgi (nem é preciso detalhar)
Formatos vários -> Wiki: http://en.wikipedia.org/wiki/User:Cacycle/wikEd (um editor de texto mais completo que o da wiki)

Assim que tenham um modelo base e se a tabela não for demasiado complexa, pode criar-se um template na wiki e depois é só colocar o nome do template, os dados e a formatação vem automaticamente.
Registado
Re: Fichas de Jogo , « Resposta #6 em: Outubro 09, 2008, 22:53 »

*

Masculino

Registado
Re: Fichas de Jogo , « Resposta #7 em: Outubro 11, 2008, 16:17 »

*
Sénior

Masculino

Seria engraçado meter os vários planteis que o Sporting teve, tanto ao nível de futebol como das outras modalidades.
Registado
Re: Fichas de Jogo , « Resposta #8 em: Outubro 11, 2008, 17:24 »

*

Masculino

Seria engraçado meter os vários planteis que o Sporting teve, tanto ao nível de futebol como das outras modalidades.

Os do futebol estão lá todos.

Quanto aos das outras modalidades, é procurarem esses dados e meterem mãos à obra.
Registado

Re: Fichas de Jogo , « Resposta #9 em: Outubro 11, 2008, 17:25 »

*

Masculino

Isso já não garanto fazer, pois as fichas de jogo já me vão dar trabalho suficiente.

Assim que tenham um modelo base e se a tabela não for demasiado complexa, pode criar-se um template na wiki e depois é só colocar o nome do template, os dados e a formatação vem automaticamente.

Seta Isto é muito importante!! Se assim for só me vai facilitar o trabalho. Adoro trabalhar com inserção de bases de dados!  Positivo!
Registado

Re: Fichas de Jogo , « Resposta #10 em: Outubro 12, 2008, 00:51 »

*
Juvenil

Feminino

Se precisarem de alguma ajuda podem contar comigo também  Wink
Visto ter alguma experiência em base de dados.
Registado

"Respeitem, e honrem a nossa camisola!"

Re: Fichas de Jogo , « Resposta #11 em: Outubro 20, 2008, 23:48 »

Sporting CP Forever

*

Masculino

Já que há pessoal a querer fazer as fichas de jogos seria então também interessante arranjar um modelo universal para a listagem dos jogos em cada época - qualquer coisa do estilo do que está em anexo.
Registado

· · · ·
Re: Fichas de Jogo , « Resposta #12 em: Outubro 21, 2008, 09:58 »

*

Masculino

Já que há pessoal a querer fazer as fichas de jogos seria então também interessante arranjar um modelo universal para a listagem dos jogos em cada época - qualquer coisa do estilo do que está em anexo.

Seta Gosto! Falta arranjar o modelo pras fichas de jogo...  Roll Eyes
Registado

Re: Fichas de Jogo , « Resposta #13 em: Outubro 21, 2008, 10:19 »

*

Masculino

Está muito bem, mas é preciso não esquecer que nos jogos das provas a eliminar convém identificar a fase a que se refere o jogo, por isso talvez acrescentando uma coluna, onde nos jogos dos campeonatos se colocaria o número da jornada e nos outros a fase em que está a prova.

No título da coluna em vez de "Equipas" eu colocaria "Jogo"
Registado

Re: Fichas de Jogo , « Resposta #14 em: Outubro 21, 2008, 10:30 »

*

Masculino

MRG,

Experimenta fazer um ficheiro em Excel com essa tabela e meter aqui em anexo para depois usarmos um conversor para linguagem wiki.
Registado
Re: Fichas de Jogo , « Resposta #15 em: Outubro 21, 2008, 13:38 »

Sporting CP Forever

*

Masculino

MRG,

Experimenta fazer um ficheiro em Excel com essa tabela e meter aqui em anexo para depois usarmos um conversor para linguagem wiki.

Ok, aqui segue Positivo!
Não sei se também poderão aceder mas o ficheiro já contém uma macro que permite converter as tabelas para linguagem wiki: basta seleccionar as células da tabela e correr a macro 'Format as wikitable'.
Registado

· · · ·
Re: Fichas de Jogo , « Resposta #16 em: Outubro 21, 2008, 13:55 »

*

Masculino

MRG,

Ok, aqui segue Positivo!
Não sei se também poderão aceder mas o ficheiro já contém uma macro que permite converter as tabelas para linguagem wiki: basta seleccionar as células da tabela e correr a macro 'Format as wikitable'.

Obrigado... infelizmente, parece-me que essa macro não é tão boa como a do site de harvard... o exemplo que deste fica assim neste conversor:

Código:
{| {{table}}
| align="center" style="background:#f0f0f0;"|'''Data'''
| align="center" style="background:#f0f0f0;"|'''Equipas'''
| align="center" style="background:#f0f0f0;"|'''Resultado'''
| align="center" style="background:#f0f0f0;"|'''Ficha de Jogo'''
|-
| 15-9-1946||Atlético C.P. – SPORTING||4 - 5||
|-
| 22-9-1946||SPORTING – C.U.F.||7 - 0||
|-
| 29-9-1946||SPORTING – Oriental||5 - 1||
|-
| 6-10-1946||SPORTING – Belenenses||2 - 2||
|-
| 13-10-1946||SPORTING – Benfica||3 - 3||
|-
| 20-10-1946||SPORTING – Atlético C.P.||6 - 2||
|-
| 27-10-1946||C.U.F. – SPORTING||2 - 3||
|-
| 3-11-1946||Oriental – SPORTING||2 - 3||
|-
| 10-11-1946||Belenenses – SPORTING||2 - 0||
|-
| 17-11-1946||Benfica – SPORTING||1 - 3||
|-
|
|}

Já na macro, fica assim:
Código:
{| class="wikitable" <hiddentext>generated with [[:de:Wikipedia:Helferlein/VBA-Macro for EXCEL tableconversion]] V1.7<\hiddentext>
|- style="font-size:11pt"
| width="67" height="14" align="center" | 3-11-1946
| width="146" | Oriental – SPORTING
| width="62" align="center" | 2 - 3

| height="14" align="center" | 10-11-1946
 | Belenenses – SPORTING
| align="center" | 2 - 0

| height="14" align="center" | 17-11-1946
 | Benfica – SPORTING
| align="center" | 1 - 3

|}

Registado
Re: Fichas de Jogo , « Resposta #17 em: Outubro 21, 2008, 14:10 »

*
Juvenil

Feminino

Já agora quais os dados principais que queriam que constassem na ficha de jogo, estou aqui a ver o que consigo fazer..
Registado

"Respeitem, e honrem a nossa camisola!"

Re: Fichas de Jogo , « Resposta #18 em: Outubro 21, 2008, 14:31 »

*

Masculino

Proponho o seguinte código:

Código:
{| class="wikitable sortable" style="background:#FFFFFF;"
| align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Data'''
| align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Competicão'''
| class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Equipas'''
| class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Resultado'''
| class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Ficha de Jogo'''
|-
| 1946-09-15||Campeonato||Atlético C.P. – SPORTING||4 - 5||
|-
| 1946-09-22||Campeonato||SPORTING – C.U.F.||7 - 0||
|-
| 1946-09-29||Campeonato||SPORTING – Oriental||5 - 1||
|-
| 1946-10-06||Campeonato||SPORTING – Belenenses||2 - 2||
|-
| 1946-10-13||Campeonato||SPORTING – Benfica||3 - 3||
|-
| 1946-10-20||Campeonato||SPORTING – Atlético C.P.||6 - 2||
|-
| 1946-10-27||Campeonato||C.U.F. – SPORTING||2 - 3||
|-
| 1946-11-03||Campeonato||Oriental – SPORTING||2 - 3||
|-
| 1946-11-10||Campeonato||Belenenses – SPORTING||2 - 0||
|-
| 1946-11-17||Campeonato||Benfica – SPORTING||1 - 3||
|-
|}

Sendo que o procedimento a adoptar seria o seguinte:

• Fazer Copy / Paste do cabecalho na página onde se deseja meter a tabela:
Código:
{| class="wikitable sortable" style="background:#FFFFFF;"
| align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Data'''
| align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Competicão'''
| class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Equipas'''
| class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Resultado'''
| class="unsortable" align="center" style="background:#E1EFC2;"|'''Ficha de Jogo'''
|-
  • Colocar a info no Excel com as colunas (por esta ordem): Data, Competição, Equipas, Resultado, Ficha de Jogo
  • Fazer Copy / Paste apenas dos dados (ou seja, sem os cabecalhos das colunas (os que descrevi no ponto acima)
  • Usar o conversor aqui: http://www.people.fas.harvard.edu/~sdouglas/table.cgi sem a opcão de format headers
  • Fazer Copy / Paste sem os elementos iniciais {| {{table}}
  • Apagar o último | que está antes de | }
Registado
Re: Fichas de Jogo , « Resposta #19 em: Outubro 21, 2008, 14:32 »

*

Masculino

No modelo que prupus, só falta acrescentar no fim o ícone manualmente... MRG achas que consegues arranjar essa imagem?
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 3 ... 7 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Fichas de Jogo

« tópico anterior seguinte »
Ir para: