Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Julho 28, 2014, 11:30

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões.

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: « anterior 1 ... 12 13 [14] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. (Lida 47801 vezes)

Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #260 em: Julho 25, 2014, 10:23 »



*

Mensagens: 9687
Idade: 47
Localidade: 42616-0
Masculino

WWW
vou tentar saber se o Museu tem essa Taças algures.
Registado



Re: Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões. , « Resposta #261 em: Julho 25, 2014, 13:45 »



*

Condecorações:Melhor Iniciativa 2010Melhor Iniciativa 2009Treinador de Bancada 2007Treinador de Bancada 2006


Mensagens: 8389
Idade: 50
Localidade: Angra do Heroísmo
Masculino


A Taça de Honra não se realizou (salvo erro entre 1923 e 1959), embora no site da AFL seja atribuído nesse período esse título ao vencedor do antigo Campeonato de Lisboa, pensamos que seja uma confusão com o facto de na altura se dizer "categoria de honra" em relação às equipas principais.

OK, então porque é que são atribuídos títulos de vencedores da Taça de Honra em 1948/49 e 1949/50?

Não havendo Campeonato de Lisboa, o que se passou nessas duas épocas e porque é que aparecemos com esses títulos no site da AFL?

Não acredito que tudo isso sejam erros. O PDF é claro e tem um somatório no fim.

Uma coisa é certa não se pode atribuir dois títulos diferentes à mesma competição, portanto o Sporting não tem 31 Taças de Honra, terá 12 ou 13, conforme se considerar ou não o Campeonato de Lisboa de 1947/48 como Taça de Honra.

Nada como consultar o clube e a AFL e saber o que recebeu o Sporting no fim dessa competição.

Vou tentar explicar a nossa posição e o que já foi feito.

A experiência diz-me que essa coisa de consultar as instituições é tempo perdido, geralmente não respondem, nem mesmo quando só queremos ajudar, isto porque os interlocutores são funcionários que pouco sabem dos assuntos e também não se estão para chatear.

Portanto ou temos um contacto privilegiado ou nada feito. Neste caso aproveitando o conhecimento travado com o Sr. Mário Casquilho, uma das pessoas mais conhecedoras da história do SCP, pusemos-lhe a questão há cerca de 2 anos quando detectámos esta discrepância entre a realidade e a versão oficial da AFL e, a resposta dele foi um evasivo "partilho da vossa leitura", o que me levou a concluir que o Sporting não tem nenhum registo das suas vitórias nesta competição e quanto a encontrar estas taças no museu não deve ser tarefa nada fácil.

De qualquer forma eu explico como é que chegámos às nossas conclusões. Nós fizemos um levantamento tão minucioso quanto possível de todos os jogos da equipa principal de futebol e logo numa primeira fase verificámos que entre 1923 e 1959 não havia nenhum registo desses jogos, depois dava-se também a coincidência de no registo da AFL nesse período o vencedor da Taça de Honra ser sempre o mesmo do do Campeonato de Lisboa, logo aí comecei a desconfiar que se tratava de um erro provavelmente resultante do facto de nessa altura se chamar categoria de honra à equipa principal.

Tentámos então o tal contacto com o Sr Casquilho e passámos à fase de pesquisa nos jornais da época, o que nos levou a concluir que tal como suspeitávamos não havia Taça de Honra nenhuma nesse período. Foi então que a AFL resolveu ressuscitar a competição e os jornais desportivos trouxeram à luz do dia o palmarés oficial da prova.

Como os jornais seguramente tem acesso fácil aos seus arquivos, alertámos por e-mail para o erro que tínhamos detectado, até para ver se eles investigavam e confirmavam as nossas conclusões, aparentemente só o Record é que mordeu o isco e o ano passado publicou isto:


Diga-se que em relação ao que nós concluímos ainda existem algumas divergências, pois encontrámos um registo que pode ser de um jogo da Taça de Honra em 13-10-1920 no qual o Casa Pia terá derrotado o Sporting por 4 – 1, mas isso ainda está por confirmar pois esse jogo está referenciado como sendo da Taça da AFL. De qualquer forma pode ter havido Taça de Honra em 1920/21 e o vencedor terá sido o Casa Pia.

Assim na primeira fase da competição entre 1914/15 e 1921/22 teríamos 7 edições que se disputavam nos moldes de taça (deita fora), com 3 vitórias para o Sporting, 2 para o Benfica e 1 para Império e Casa Pia. Diga-se que a AFL atribui a Taça de Honra de 1921/22wiki ao Sporting, mas quem ganhou foi o Benfica que nos derrotou na meia final antes de bater o Vit. Setúbal na Final, o que demonstra o rigor da contabilidade da Associação lisboeta.



Seguiu-se o tal período de 1922/23 até ao final dos anos 40 onde não houve Taça de Honra nenhuma, mas eles atribuem o titulo ao vencedor do Campeonato de Lisboa.

Na época de 1947/48wiki o Campeonato de Lisboa deixou de dar acesso às competições nacionais que passaram a ter quadros fixos com descidas de divisão, mas nesse ano a prova ainda se realizou nos moldes habituais (todos conta todos a duas voltas), sendo referida na imprensa da altura como Torneio da Taça de Honra ou Taça da AFL. Na lista de títulos da associação o Sporting está como vencedor das duas provas, nós na Wiki optamos por contabilizar este título como mais um Campeonato de Lisboa, o Record considera-o como Taça de Honra.


A AFL atribuí vitórias ao Sporting nas duas épocas seguintes, no entanto não encontrámos nada sobre isso em 1948/49wiki. Em 1949/50wiki há um torneio entre equipas de Lisboa a que foi dado o nome de Preparação e que ficou famoso por ter sido aí que o Peyroteo disputou os últimos jogos pelo Sporting, mas Taça de Honra é que não há nada.

A segunda fase da prova já foi verificada e coincide com a versão da AFL, ou seja 29 edições entre 1959 e 1994 (Sporting 7 Benfica 16 Belenenses 6), quase sempre no modelo de costume, 4 clubes ao deita fora, embora haja algumas excepções a este formato.

Nesta 3ª fase estamos a ganhar por 2-0, ou seja temos 12 Taças de Honra e 19 Campeonatos de Lisboa, ou 13/18 na versão do Record. Agora 31 Taças de Honra não temos de certeza.







 







« Última modificação: Julho 25, 2014, 15:55 por to-mane » Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 12 13 [14] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Área da Comunidade Wiki Sporting Tópico:

Erros, gralhas, omissões e outras imprecisões.

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade