Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 25, 2014, 01:50

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

O Velho Estádio - História e Memórias

Páginas: « anterior 1 2 3 [4] 5 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: O Velho Estádio - História e Memórias (Lida 20624 vezes)

Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #60 em: Janeiro 18, 2009, 01:12 »

*
Júnior

Bem, a minha primeira ida ao Estádio velhinho já foi tarde pois não morava em Lisboa e o meu pai era lampião  Rir Muito Alto . Mesmo assim levou-me lá de tanto lhe pedir na época 1999/2000, jogo com o Alverca em casa. Se bem me lembro marcámos o 1-0 ( golo de Edmilson ) e eles depois empataram 1-1. Mesmo no fim, Paulo Costa isoladíssimo perante Schmeichel atira ao lado.  Shocked  Eu mesmo assim estava contente, foi uma alegria enorme ter ido ao Estádio do meu Sporting. Mas só ouvia era comentários do género " fdx amanhã o porto ganha e lá vai mais um ano sem o caneco", "pode ser que percam", ah pois perdem". Eram os diálogos nas escadas. Não sei se o porto ganhou ou não, pouco importa, só sei que ganhámos mesmo o caneco.

Só voltei a ir lá na época 2001/2002, era o meu tio (leão) que me levava para a Sul. Sporting - Halmstads (6-1 e surgiu nesse jogo o Só eu sei porque não fico em casa, ainda me lembro de estarmos a "ensaiar" ao intervalo, lindo), Sporting 3 - 0 paços ( primeiro golo do Viana ) e Sporting - setubal ( golo no ultimo minuto do Jardel, ganhámos 1-0. Assim de repente não me recordo de mais nenhum. Na época 2002/2003 voltei lá para o jogo com os lampiões mas desse é melhor não falarmos.

Desde 2004/2005 que sou assíduo no novo Estádio, mas recordo com muita saudade o Velhinho. Sempre na memória aqueles momentos, o melhor o golo do Jardel no último minuto com o setubal , fazia anos e tudo.
Registado

Se algum dia não ouvires que Te Amo então Sporting o Mundo vai acabar!

Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #61 em: Janeiro 18, 2009, 02:28 »

Ex-REBELIAO06

*
Sénior

Localidade: nacional 109

esse golo do Jardel, apos um passe de 30 metros do Beto, foi uma obra prima.....triste mesmo so o facto de eu ter partido um candeeiro ca em casa a comemorar o golo.
Registado

Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #62 em: Janeiro 18, 2009, 04:43 »

*
Iniciado

Localidade: Faro
Masculino

Grandes memórias do Mitico Estádio José Alvalade

Apesar da distancia em Km que me separava do Estádio , vivi grandes tardes e noites no Saudoso José Alvalade :

O meu pai adepto ferveroso do nosso Sporting cedo me ensinou a amar o sporting e inumeras vezes se meteu a estrada para ir ver o Sporting

Posso garantir que me aficionei ao sporting para toda a vida devido a enorme atmosfera que se vivia em alvalade , eu um puto na altura com os seus 8/9 anos ficava deslumbrado com o ambiente criado pelas claques na  superior sul na altura-

Primeiro jogo que me lembro de ver ao vivo foi um Sporting-Ajax  penso que 88 ou 89 e que ganhamos por 4-2 e logo na altura me ficou na retina aquela atmosfera fantastica no estadio .

Em 1990 acompanhei todos os jogos da taça uefa , o meu pai convencia a minha mãe e eu lá faltava a escola para podermos  partir de carro para lisboa a tempo do jogo:

Começamos a caminhada até a meia final com o Malines em Alvalade que tinha na baliza um sr chamado preud home , ganhamos por 1-0 e apanhei a primeira grande chuvada ao vivo !

Lembro-me tambem de ver o Maradona com uma barba de arrepiar  Rir Muito Alto em alvalade , empatamos 0-0 com o napoles

Vivi tambem grandes jogos para o campeonato e destaco uma : 2-0 ao porto em 2000 por tudo o que significou  Vitória

Poderia mencionar muitos mais jogos mas o texto já vai longo , o que posso garantir é que se hoje sou DOENTE pelo sporting muito se deve ao ambiente que era vivido naquele mitico estádio

Estádio José Alvalade  Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

Registado

sócio nº 45 830
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #63 em: Janeiro 18, 2009, 09:12 »

*
Juvenil

Localidade: LISBOA
Masculino

Alguém esteve no estadio apos a conquista do titulo passados 18anos e levou relva para casa?

Ainda tenho fotos desse dia, queimei um cachecol do orcs e ainda meti o estadio todo a gritar pelo nome de cherbakov! Tongue
Registado

God forgives, Liedson doesn´t!
LIEDSON voltou a marcar e pôs a claque a cantar: LIEDSON OHOH  Eu te AMO SPORTING
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #64 em: Janeiro 20, 2009, 20:02 »

*
Juvenil

Condecorações:Membro do Ano 2008

Localidade: Lisboa
Masculino

Outra grande memória do Velho Estádio, aliás, uma das minhas preferidas:

Jogo contra o Salgueiros (ganhámos, já não me lembro por quantos...), com pouco público e a Norte vazia. Por qualquer motivo, a lateral entre a Bancada Nova e a Norte estava cheia de miúdos pequeninos (penso que pertenciam a alguma escola que fora brindada com convites para o jogo). Com o Sporting a ganhar, começam-se a ouvir umas vozinhas infantis a gritar SPOOOOORTING. Fica tudo surpreendido, até que percebemos que eram os miúdos a desafiarem a Sul para gritar alternadamente o nome do clube, como era costume já nessa altura.

É o delírio. Toda a Sul em coro: SPOOOOORTING. E os putos: SPOOOOORTING. E outra e outra vez. De repente, a Bancada Sul enche-se de sorrisos. Todos riem, todos aplaudem os miúdos. Foi brilhante. Não houve ninguém que não saísse a sorrir.

Não há melhor maneira de se passar uma tarde de fim de semana. 
Registado

Último minuto da partida... Último minuto, Sporting... Vai ser levantado o pontapé de canto lá pela esquerda... O pontapé de canto vai ser levantado... Coração da área......GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #65 em: Janeiro 28, 2009, 22:43 »

BANIDO

No avatar!

Registado

Bom texto

As memorias do velho estadio
Não fui a tempo de conhecer mas gostava
Registado
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #66 em: Janeiro 28, 2009, 23:12 »

*
Júnior

Masculino

Outra grande memória do Velho Estádio, aliás, uma das minhas preferidas:

Jogo contra o Salgueiros (ganhámos, já não me lembro por quantos...), com pouco público e a Norte vazia. Por qualquer motivo, a lateral entre a Bancada Nova e a Norte estava cheia de miúdos pequeninos (penso que pertenciam a alguma escola que fora brindada com convites para o jogo). Com o Sporting a ganhar, começam-se a ouvir umas vozinhas infantis a gritar SPOOOOORTING. Fica tudo surpreendido, até que percebemos que eram os miúdos a desafiarem a Sul para gritar alternadamente o nome do clube, como era costume já nessa altura.

É o delírio. Toda a Sul em coro: SPOOOOORTING. E os putos: SPOOOOORTING. E outra e outra vez. De repente, a Bancada Sul enche-se de sorrisos. Todos riem, todos aplaudem os miúdos. Foi brilhante. Não houve ninguém que não saísse a sorrir.

Não há melhor maneira de se passar uma tarde de fim de semana. 

Lembro-me desse jogo, acho que foi uma excursão organizada pelo INATEL, ou algo do género. De facto foi lindo, ver os miúdos a puxar pela Sul Cheesy
Registado
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #67 em: Janeiro 28, 2009, 23:14 »

No avatar!

*
Iniciado

Nunca mais vou esquecer a primeira visita..... não pelo resultado que foi ( 0-0 contra o Farense Sad no primeiro jogo do campeonato) mas pela ilusão de depois de 16 anos a  sonhar com esse dia.... o ter conseguido.

Não vi mais de metade do jogo tal era a ilusão, penso ter sido o único jogo até hoje em que não fiquei triste por não termos ganho.

SL
Registado
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #68 em: Janeiro 29, 2009, 18:41 »

*
Iniciado

Localidade: Ericeira

Já lá vão uns anitos mas nunca vou esquecer a primeira ida ao velhinho Alvalade, corria a época 83-84 e aconteceu numa vitória do nosso Sporting por 3-2 frente ao boavista.
Ver os golos nem pensar pois tinha apenas 10 anitos e a cada jogada perigosa o pessoal levantava-se e eu quando me colocava de pé na bancada já não ia a tempo...enfim comemorei os golos todos ao "relantim".
Registado

"O Sportinguismo é um fenómeno social avassalador de massas humanas. Sempre que o Sporting se desloca oo Continente, às Ilhas, ao Ultramar ou ao Estrangeiro as multidões acolhem-no como símbolo das virtudes éticas e desportivas de Portugal." in História e Vida do Sporting Clube de Portugal
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #69 em: Janeiro 30, 2009, 01:07 »

S.Guerreiro

A minha primeira e única ida ao antigo estádio foi no dia 28.8.2002.Jogo contra o Inter para a pré-eliminatória da CL.Empatámos 0-0 mas vi o Quaresma fezer do J.Zanetti gato-sapato,vi um Rui Jorge a secar o S.conceicao com toda a sua experiencia e forma inteligente de estar em campo,vi um Pedro Barbosa a fazer amor com a bola(  Grin ) e vi um menino de 17 anos,recém entrado, a dar bailinho ao Di Biagio e ao C.Zanetti.

Lembro-me de ter ficado chocado quando o líder da claque largou um "CANTEM caraças!!".Mas o choque transformou-se rapidamente num sorriso....foi pena nao termos marcado e termos sido eliminádos no jogo em milao.

Acho que só conheco um clube no mundo que após ter sido campeao nacional no outro ano nao teve direito a ir á champions.Até nisto temos sorte.... Huh?
Registado
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #70 em: Janeiro 30, 2009, 03:34 »

a32772

Sinceramente n em sei qual foi o meu primeiro jogo no velhinho, porque na realidade fui imensas vezes arrastado para Lisboa para poder assistir aos jogos... Creio que talvez a minha primeira grande lembrança seja o jogo contra o Grashoppers, mas desse jogo é melhor nem falarmos!

Depois disso, há uns jogos como o contra o Real em 94/95 ou contra o Celtic no ano antes que ficam na memória de qualquer  miudo! Grandes noites, grandes ambientes...
Registado
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #71 em: Janeiro 30, 2009, 04:42 »

*

Localidade: POR TEMPO INDEFINIDO AFASTADO DO FÓRUM! REGRESSAREI - talvez - QUANDO FORMOS CAMPEÕES NACIONAIS!
Masculino

O meu primeiro jogo no velho, mas grandioso, Estádio José Alvalade, foi o Sporting vs Bolonha. Tinha 2 anos, não me perguntem como entrei (foi, provavelmente, via influência do poder paterno Dançar). Só sei que tenho a foto desse dia emoldurada, comigo enrolado numa camisola Sporting assinada pelo Paulinho Cascavel.

Momentos míticos, há muitos! Mas um, em particular, ficará para sempre: o xiuuuuuu de 40.000 pessoas, a calar os adeptos do Benfica, num jogo em que o Sporting venceu por 3-0. Fiquei fascinado. Era um xiuuu de outro mundo, realmente.

Por acaso, cheguei a comprar um bocado da relva do antigo estádio (foi muito caro, até, se não me engano). Está guardado no meu museu Sporting, situado no sótão da minha "tenda".

Sporting Sempre!
« Última modificação: Janeiro 30, 2009, 04:47 por danielw » Registado

http://sociedadesporting.blogspot.pt/201...a-ti-meu-querido-papa-fernando-1956.html

Um fragmento da que pode ter sido a primeira conversa séria que tive com o meu amado Papá Fernando; tinha eu uns 11 anos, julgo.
- Papá, eu sou o herdeiro, estou a fazer isto tudo [a auxiliar uns camionistas da empresa na montagem de uma enorme máquina] porquê? – perguntei eu.
- Filhote, és o herdeiro, és, mas do trabalho. Vá, mexe-te.
Só passados alguns anos compreendi, não apenas o significado do termo “trabalho”, mas o tom e a responsabilidade.
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #72 em: Janeiro 30, 2009, 11:24 »

*
Veterano

Localidade: Sintra
Masculino

O meu primeiro jogo no velho, mas grandioso, Estádio José Alvalade, foi o Sporting vs Bolonha. Tinha 2 anos, não me perguntem como entrei (foi, provavelmente, via influência do poder paterno Dançar). Só sei que tenho a foto desse dia emoldurada, comigo enrolado numa camisola Sporting assinada pelo Paulinho Cascavel.

Momentos míticos, há muitos! Mas um, em particular, ficará para sempre: o xiuuuuuu de 40.000 pessoas, a calar os adeptos do Benfica, num jogo em que o Sporting venceu por 3-0. Fiquei fascinado. Era um xiuuu de outro mundo, realmente.

Por acaso, cheguei a comprar um bocado da relva do antigo estádio (foi muito caro, até, se não me engano). Está guardado no meu museu Sporting, situado no sótão da minha "tenda".

Sporting Sempre!

Lembro-me bem disso. Realmente esteve-se muito bem nesse dia na Curva Sul. Foi em 2000/2001 e foi talvez a 1ª vez que ouvi o "filhos da cortesã, slb". Grande jogo, grande golo do Beto. E ainda falhámos alguns lances incriveis, com bolas ao poste e tudo. Foi dos tais jogos que se marcamos metade das oportunidades que criamos e hoje era dos tais para recordar.
Registado

Sporting Sempre! 14.244
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #73 em: Janeiro 30, 2009, 11:39 »

*
Juvenil

Localidade: Queluz - Monte Abraão
Masculino

Duas memórias que me vêm á cabeça:

Acho que o jogo onde mais chuva apanhei...  Cheesy Cheesy Cheesy

A 18 de Setembro de 1990, passaram 17 anos, o Sporting recebia em Alvalade o Malines para a 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA. Resultado final: 1-0.

Sporting: Ivkovic, Carlos Xavier, Venâncio (c), Luisinho e Leal; Litos, Oceano e Douglas; Careca (Filipe 81), Fernando Gomes e Cadete. Treinador: Marinho Peres.

Malines: Preud`Homme (c), Sanders, Emmers, Philipe Albert, Boger, Ingeson, Bruno Versavel, Wilmots, Severeyns (Patrick Versavel 81), De Wilde e Eykalkamp. Treinador: Wilfred Van Hoof.

Golos: Cadete 38 (1-0)

E o meu primeiro jogo europeu:

A 18 de Setembro de 1985, passaram 22 anos, o Sporting recebia em Alvalade o Feyenoord para a 1ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA. Resultado final: 3-1.

Sporting: Damas, Gabriel, Morato, Venâncio e Fernando Mendes; Litos (Oceano 81), Jaime Pacheco, Sousa e Mário Jorge; Manuel Fernandes (c) e Jordão. Treinador: Manuel José.

Feyenoord: Hiele, Gadrier, Nielsen, Wijnotekens (c), Duut, Troost, Molenar, Rep (Staflens 85), Sorensen (Eiksen 58), Been Brard e Tahamata. Treinador: Ad Fafié.

Golos: Manuel Fernandes 31 (1-0), Jordão 35 (2-0), Manuel Fernandes 63 (3-0), Duut 78 (3-1).
Registado

It's evolution, baby....
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #74 em: Janeiro 30, 2009, 12:43 »

*
Juvenil

Localidade: azeitão
Masculino

É por estas e por outras que que constato que de facto estou a ficar velho...

1ª vez em alvalade 1 de outubro de 1976 Sporting 4 Beira Mar 0
  golos de Keita(2) Manuel Fernandes e Camilo

1º jogo europeu  19 de setembro de 1979 Sporting 2 Bohemians Dublin 0
  golos de Manoel(2)

Ultimo jogo no velhinho alvalade 26 de novembro de 2001 Sporting 2 Boavista 0
  golos de João Pinto e Jardel

Pelo meio ficaram 25 anos de grandes alegrias , momentos inesqueciveis de fervor clubistico,recordações que jamais serão esquecidas...enfim muita saudade.
Registado
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #75 em: Janeiro 30, 2009, 12:51 »

*
Júnior

para ser sincero não me lembro dos meus primeiros jogos em alvalade.
comecei a frequentar o estádio quando tinha 3 anos e apartir daí nunca mais deixei de lá ir.
uma  das memórias mais marcantes foi a facilidade que eu tinha em ir para o relvado e poder conviver com o carlos lopes, mamede, castro e muitos outros, adorava correr naquele tartan e saltar para a caixa de areia, etc.
Registado

sócio desde 1978
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #76 em: Janeiro 30, 2009, 12:56 »

Sete a Um, estive lá!

*

Condecorações:Revelação 2008

Localidade: Southwest corner of Europe
Masculino

1º jogo europeu 19 de setembro de 1979 Sporting 2 Bohemians Dublin 0
 golos de Manoel(2)
Pelo meio ficaram 25 anos de grandes alegrias , momentos inesqueciveis de fervor clubistico,recordações que jamais serão esquecidas...enfim muita saudade.
Vi esses jogos todos. Se tu estás velho...
http://www.forumscp.com/index.php?topic=11572.msg415063#msg415063

Bem, se calhar sou o mais velho dos que por aqui andam...

A primeira vez que fui ao Estádio José de Alvalade deve ter sido igualmente a primeira vez que fui a um jogo de futebol.
Após muita investigação, acho que deve ter sido este jogo:
Sporting 1-0 Académica
Liga Portuguesa 1963/64 | Campeonato
Data 1963-08-01

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=10406

Por incrível que pareça, não estive sempre ao colo dos meus pais. Levantei-me mais que uma vez (a minha máe diz que eu era muito irrequieto), e numa delas para olhar para trás, e nessa mesmíssima altura foi o golo do Sporting :-(
Não que tivesse servido de muito, de certeza que hoje não me lembraria, mas juro que me lembro do aspecto geral. Era um dia de sol, e fiquei espantadíssimo por o peão estar cheio de «chineses», as pessoas com os então usados chapéus brancos de papel (que alguns ainda hão de ter conhecido), quase todos lampiões, a gritarem qualquer coisa como "ca-dé-mi-ca-ca-dé-mi-ca-ca-dé-mi-ca-ca-dé-mi-ca". O meu pai ria-se e tentou explicar-me, mas não percebi que raio de poluição sonora era aquela.
Estive na bancada central, debaixo da pala, e tenho ideia que o contraste entre sombra e sol era brutal, tendo dificuldade em ver o jogo (se é que vi alguma coisa, com aquela idade). Tenho a certeza que o meu futuro lugar, o último, acabou por ser mais ou menos no mesmo sector, por coincidência.

A vez seguinte que vim a Lisboa deve ter sido em 1968. Lembro-me de ver um jogo particular à noite, de pré-época, contra uma equipa estrangeira, em que alinhou à experiência um jogador africano, penso que se chamava Armando, e que veio a ter destaque no ataque do Sporting. Infelizmente lembro-me muito mal desse jogo. Creio que também estava comigo pelo menos um dos meus irmãos, e que os meus pais teriam ficado num lugar mais central.

Passei a viver definitivamente em Lisboa a partir de 1974, e passei a ir ao estádio primeiro esporadicamente, depois cada vez mais, e às tantas sempre. Só quando andei na Faculdade fui menos vezes, apesar de ser mesmo ali ao lado.
...
Registado

L8tr,

106

«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»    
Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #77 em: Janeiro 30, 2009, 21:34 »

Ex-REBELIAO06

*
Sénior

Localidade: nacional 109

Em desespero o meu pai prometeu me levar a Alvalade se eu conseguisse dar a volta ao texto no 8 ano, depois de periodo e meio repleto de negativas (o Sporting governava ja na minha alma). Com isso consegui um pequeno milagre, nunca me esforcei tanto por algo. o meu sonho de entao estava proximo ir a Solo Sagrado. Sporting - Tirsense, casa cheia , no topo Sul uma faixa "welcome Robson". empatamos zero a zero, mas o meu trance era de tal ordem que o jogo passou me completamente ao lado. nao parava de olhar para as bancadas.....principalmente para o Topo Sul onde residia todo o meu fascinio....e só pensava "tenho de me juntar a eles"....
inesquecivel.....um noite de sonho oferecida pelo meu pai....so me apetecia chorar de alegria.
Registado

Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #78 em: Fevereiro 05, 2009, 17:22 »

*
Juvenil

Localidade: Seixal
Masculino

Algumas memórias...
- 1º jogo que assisti com 15 anos, Sporting x Boavista, o tal da bicicleta do Juskowiak.
- 3 x 6, um dos dias mais tristes da minha vida, e a chuvada que apanhei!
- 2 x 1 contra o Real, que jogaço e morrermos na praia.
- Um jogo qualquer contra o Braga (acho) por volta de 97 ou 98 em que com a chuva foi quase tudo para debaixo da pála.
- O jogo contra os corruptos, onde se deu aquele triste acidente com a grade... estava lá perto.
- O clássico atravessar a bancada nova para acompanhar a equipa após o intervalo.
Registado

Re: O Velho Estádio - História e Memórias , « Resposta #79 em: Fevereiro 05, 2009, 18:12 »

*
Veterano

Localidade: Sintra
Masculino

1º jogo europeu  19 de setembro de 1979 Sporting 2 Bohemians Dublin 0
  golos de Manoel(2)

O Keita já jogava em 1976? Tenho ideia que só cá esteve duas épocas: 77/78 e 78/79.
Registado

Sporting Sempre! 14.244
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 2 3 [4] 5 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Redacção Porta 10-A Tópico:

O Velho Estádio - História e Memórias

« tópico anterior seguinte »
Ir para: