Na verdade a mudança de nome de I Liga para I Divisão foi apenas isso. Uns anos depois houve uma mudança profunda nas regras, quando o Nacional passou a estar aberto a equipas de todo o país e não apenas de alguns distritos, mas essa mudança não coincidiu com a do nome da competição e ninguém impugna a "validade" dos campeonatos chamados "I Divisão" disputados até então (o campeonato passou a chamar-se I Divisão em 38/39 e foi disputado só por clubes dos distritos de Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal até 40/41, em 41/42 foram admitidos clubes de Braga e Faro, sempre com número de vagas fixas para cada distrito, só em 45/46, com a subida do SL Elvas, o campeonato se tornou verdadeiramente nacional). Enfim, as trapalhadas do costume.
Para sermos mais precisos, não se tratou apenas de uma "mudança de nome".
Na verdade, após mais um desaire da selecção frente à Espanha (que motivou a célebre canção da Beatriz Costa sobre os 9 a 0), a comunicação social da época, principalmente Ricardo Ornelas, fizeram pressão para a realização de um campeonato em sistema de «poule», tal como o conhecemos hoje (todos contra todos a duas mãos) como se fazia já na vizinha Espanha, atribuindo a menor competitividade dos jogadores lusitanos ao facto do campeonato luso ser disputado em sistema de eliminatória directa (o Campeonato de Portugal).
Uma vez que os mais cépticos da altura achavam que um campeonato em «poule» não seria rentável (muitas despesas em deslocações, etc., etc.), decidiu-se que seria criada a I Liga (e a II Liga) disputada pelos clubes melhores classificados nos Campeonatos Distritais (na altura de grande importância) a título experimental. Porém, só os Distritais de Lisboa (4 primeiros classificados), Porto (2 primeiros classificados), Coimbra e Setúbal (respectivos campeões) disputariam tal campeonato sem sistema de subidas e descidas.
Disputaram-se 4 edições das "Ligas". A primeira ganha pelo FC Porto e as restantes 3 pelo clube que jogava, então, nas Amoreiras...
Devido ao sucesso do campeonato em «poule» em 38/39 foram mudados os regulamentos e extinto o Campeonato de Portugal, instituindo-se o Campeonato Nacional da 1ª Divisão com Sporting, Benfica, Belenenses, Casa Pia, FC Porto, Académico, Académica e Barreirense.
Ou seja, apenas aqui o campeonato em «poule» atribuiu o título de Campeão Nacional, apesar de, para as estrelinhas, contar tudo (mas só para as estrelinhas, como disse o Pireza

)