Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Outubro 22, 2014, 09:04

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol

Páginas: [1] 2 3 ... 22 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol (Lida 62162 vezes)

Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol , « em: Agosto 27, 2008, 20:53 »

*
Iniciado

Localidade: Lisboa
Masculino

Nome Completo: Fernando Baptista Seixas Peyroteo.
Nacionalidade: Portuguesa.
Anos em que jogou no Sporting: 1937 a 1949.
Posição: Ponta-de-Lança.
Curiosidades e Feitos: Maior goleador da história do futebol, com uma média de 1,6 golos por jogo.

Biografia Breve da Wiki

Citação de: Wiki FórumSCP
Peyroteo foi o maior goleador da história do futebol português e provavelmente mundial, com uma média de 1,6 golos por jogo, que torna os seus feitos inigualáveis, e todos os adjectivos que possamos encontrar para qualificar este portentoso avançado, serão insuficientes para que se perceba a sua dimensão.

Infelizmente nunca foi dada a justificada relevância ao que merecia ser considerado como o melhor jogador português de todos os tempos, principalmente se compararmos com o que fizeram em relação a outros, embora para isso também tenha contribuído a época distante em que Peyroteo viveu, numa altura em que ainda não existiam as competições europeias, e em que a 2ª Guerra Mundial interrompeu os torneios entre Selecções.

(...)

Assim no total na sua carreira Peyroteo conseguiu marcar 694 golos em 432 jogos, sendo que pelo Sporting fez 393 jogos, tendo marcado 635 golos, que foram 542 para 334 se nos limitarmos a contabilizar os jogos oficiais, ou 330 para 197 em relação ao Campeonato Nacional, de que foi o melhor marcador por seis vezes, estabelecendo um recorde de 43 golos em 26 jogos, que só seria batido em 1974 por Yazalde que marcou 46 golos mas em 29 jogos.

Num só jogo marcou 9 golos ao Leça e 8 ao Boavista, conseguindo ainda marcar 6 golos numa única partida por 3 vezes, 5 por 12 vezes e 4 por 17 vezes.

Foi o primeiro jogador a marcar um golo no Estádio Nacional, ao inaugurar o marcador no jogo em que o Sporting derrotou o Benfica por 3-2 com dois golos seus, conquistando a Taça Império instituída pela FPF e a Taça Estádio oferecida pelo Governo para comemorar a ocasião.

Como se pode depreender facilmente é muito complicado eleger uma tarde de glória em relação a um jogador destes, mas seguramente que o dia em que marcou os quatro golos com que o Sporting derrotou o Benfica no Campo Grande por 4-1, arrancando assim para a conquista daquele que ficou conhecido como o Campeonato do Pirulito, ficará na história como um dos seus maiores feitos.

Vídeo do Peyroteo

« Última modificação: Maio 29, 2011, 00:31 por Winston Smith » Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #1 em: Agosto 28, 2008, 03:47 »

*

Masculino

Fernando Peyroteo   

Ainda ontem se estava a falar nele num outro tópico.
Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #2 em: Agosto 28, 2008, 03:53 »

*
Veterano

Localidade: Algarve
Masculino

Enorme! Enorme! Vejam bem o nº de golos em relação ao nº de jogos, comparem com o 2º da lista, no entanto só se fala do Eusébio. Se perguntarem a alguém quem é o Peyroteo ninguém sabe!
Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #3 em: Agosto 28, 2008, 04:00 »

*
Veterano

Condecorações:Humorista Ano 2013Humorista Ano 2012Humorista Ano 2011Humorista 2010

Localidade: Ponta Delgada
Masculino

Não é só o melhor marcador da história do futebol português, é o melhor marcador da história do futebol mundial. Ninguém se equipara à média de golos marcados por esse sr., 1,62 golos por jogo. É obra.
Registado

“no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”
Herman Melville - Moby Dick
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #4 em: Agosto 28, 2008, 09:18 »

*
Veterano

Localidade: Linda-a-Velha
Masculino

Enorme Fernando Peyroteo!

Muito o meu pai falava sobre este senhor! Ele que teve a felicidade de ver ao vivo os 5-1 ao Manchester!

Hoje tenho o prazer de ter as minhas filhas num ATL onde andam sobrinhas-netas de Peyroteo, que com muito orgulho envergam várias vezes as camisolas verde-brandas com esse nome nas costas!
Registado

Eu sou responsável pelo que escrevo, não pelo que os outros entendem!

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #5 em: Agosto 28, 2008, 11:46 »

*
Veterano

Localidade: Sintra
Masculino

Enorme! Enorme! Vejam bem o nº de golos em relação ao nº de jogos, comparem com o 2º da lista, no entanto só se fala do Eusébio. Se perguntarem a alguém quem é o Peyroteo ninguém sabe!

Mas isso também tem que partir do Sporting. Não é uma homenagem antes de um qualquer jogo da 1ª liga que faz a promoção de uma das nossas glórias. É preciso celebrar os nossos heróis! Até a nível interno devem ser mais divulgados, para que quem lá anda sinta a responsabilidade de ter aquele simbolo ao peito.
Registado

Sporting Sempre! 14.244
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #6 em: Setembro 01, 2008, 06:23 »

*
Júnior

Localidade: Lisboa/Leicester
Masculino

Enorme Fernando Peyroteo!

Muito o meu pai falava sobre este senhor! Ele que teve a felicidade de ver ao vivo os 5-1 ao Manchester!

Hoje tenho o prazer de ter as minhas filhas num ATL onde andam sobrinhas-netas de Peyroteo, que com muito orgulho envergam várias vezes as camisolas verde-brandas com esse nome nas costas!

@Psilva
Qual é a relação entre os 5-1 ao Manchester e o Peyroteo ?

@ChefeSilva
Parabens pelo topico, é teu o texto Chefe Silva ?

@A todos os outros Silvas
Ja agora, alguem sabe se ainda e onde possam estar as imagens do Peyroteo a jogar, tanto pelo Sporting
como pela selecção ?
A RTP nao tem um arquivo qualquer, nao é ? Julgam que haveria hipoteses de eles darem acesso as imagens
caso houvesse um pedido de alguem como o forum ou outra associação de adeptos do Sporting ?

Quem diz do Peyroteo diz dos 5 Violinos.

Registado

(Este post NÃO foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico)
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #7 em: Setembro 01, 2008, 11:09 »

*
Veterano

Condecorações:Humorista Ano 2013Humorista Ano 2012Humorista Ano 2011Humorista 2010

Masculino

Não foi 5-1 mas 5-0.
Registado

“no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #8 em: Setembro 01, 2008, 11:46 »

*
Veterano

Masculino

@Psilva

Só o meu pai!  Positivo!

Foi só parar situar as grandes equipas e grandes conquistas que ele viu e das quais sempre falava com grande entusiasmo!

@Atlantian

Admito que tenham sido 5-0! A memória nunca foi um dos meus predicados e tem tendência a piorar (grandemente para algum meu desespero)!
Registado

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #9 em: Setembro 02, 2008, 23:05 »

*
Juvenil

Condecorações:Membro do Ano 2008

Masculino

Os feitos do Peyroteo têm sido algo ocultados, para não "fazer sombra" ao Eusébio. A maior parte das vezes os almanaques e quejandos dizem que o Eusébio foi o maior marcador da história do campeonato, porque o Peyroteo jogou no tempo do "Campeonato da Liga" (quatro primeiras edições do Nacional) e supostamente essas épocas "não contam". Porém, para o Benfica alcançar os 31 títulos e usar aquelas estrelinhas tão lindas tem que contar com os 3 campeonatos "da Liga" que ganhou. Enfim, contam para umas coisas e não para outras.

Na verdade a mudança de nome de I Liga para I Divisão foi apenas isso. Uns anos depois houve uma mudança profunda nas regras, quando o Nacional passou a estar aberto a equipas de todo o país e não apenas de alguns distritos, mas essa mudança não coincidiu com a do nome da competição e ninguém impugna a "validade" dos campeonatos chamados "I Divisão" disputados até então (o campeonato passou a chamar-se I Divisão em 38/39 e foi disputado só por clubes dos distritos de Coimbra, Lisboa, Porto e Setúbal até 40/41, em 41/42 foram admitidos clubes de Braga e Faro, sempre com número de vagas fixas para cada distrito, só em 45/46, com a subida do SL Elvas, o campeonato se tornou verdadeiramente nacional). Enfim, as trapalhadas do costume.

Uma coisa é certa: PEYROTEO é o melhor marcador da história do campeonato português.
Registado

Último minuto da partida... Último minuto, Sporting... Vai ser levantado o pontapé de canto lá pela esquerda... O pontapé de canto vai ser levantado... Coração da área......GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #10 em: Setembro 03, 2008, 11:40 »

*
Júnior

Localidade: Lisboa/Leicester
Masculino

Desculpa Pireza mas o melhor marcador do Campeonato Portugues é o Yazalde com 46 golos
o Peyroteo "só" marcou 43.

De resto, completamente de acordo.
Registado

(Este post NÃO foi escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico)
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #11 em: Setembro 03, 2008, 12:16 »

*
Veterano

Masculino

O Yazalde foi o melhor marcador num campeonato. O Peyroteo foi o melhor marcador de sempre. Marcava golos até a dormir. É o jogador com melhor média de golos marcados dew todo o mundo, ninguém alguma vez chegará sequer perto do que este sr. fazia.

Nunca o vi jogar, mas diz quem viu que Peyroteo não era um portento de técnica, mas marcava golos com uma cadência espectacular, era o menos tecnicista dos 5 violinos, que valia principalmente pelos golos que marcava, mas marcava, mais de "golo e meio" por jogo. No Sporting tem média de 1,60 golos por jogo, na carreira um bocadinho mais 1,62.
Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #12 em: Setembro 03, 2008, 12:16 »

*

Condecorações:Membro do Ano 2010

Localidade: Stockholm
Masculino

Desculpa Pireza mas o melhor marcador do Campeonato Portugues é o Yazalde com 46 golos

Melhor marcador numa só época... o Pireza referia-se a melhor marcador de sempre contando com todos os golos marcados em todas as épocas. Tongue
Registado
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #13 em: Setembro 03, 2008, 13:52 »

*
Júnior

Masculino

@Psilva

Só o meu pai!  Positivo!

Foi só parar situar as grandes equipas e grandes conquistas que ele viu e das quais sempre falava com grande entusiasmo!

@Atlantian

Admito que tenham sido 5-0! A memória nunca foi um dos meus predicados e tem tendência a piorar (grandemente para algum meu desespero)!

Não há relação nenhuma !

Em 1964 (altura dos 5-0 ao Manchester) já há muito que o Peyroteo tinha abandonado !
Registado

O meu símbolo é o LEÃO não o carneiro.

Dinasta da Dívida : Roquette - 'O Projectista Falhado', Dias da Cunha - 'O Crédulo Impenitente', Soares Franco - 'O Dissimulado compulsivo', Bettencourt - 'O Visigodo Inimputável', Godinho Lopes - 'O ex-Arguido Credível'
Day AfterBruno de Carvalho  - 'O SCP é Nosso, outra vez !!!'
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #14 em: Setembro 03, 2008, 14:03 »

*
Veterano

Masculino

Gosto principalmente destes recordes:

4º - O jogador com mais golos marcados ao Benfica: 64 golos em 55 jogos (média de 1,2 por jogo).
5º - O jogador com mais golos marcados ao F.C.Porto: 33 golos em 32 jogos (média de 1,02 por jogo).

Dar Musica Dar Musica Dar Musica Dar Musica Dar Musica 5 violinos
 Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #15 em: Setembro 03, 2008, 14:05 »

*
Juvenil

Localidade: Braga
Masculino

Só tenho pena do "tanque"(era assim que ele era conhecido) ter morrido no dia do meu nascimento (mas não no ano)...

É infortunio também o fim dele... O melhor marcador português de todos os tempos, amputado ...

Obrigado Peyroteo por tudo... Cheesy Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #16 em: Setembro 03, 2008, 14:20 »

*
Veterano

Masculino

@Psilva

Só o meu pai!  Positivo!

@Atlantian

Não há relação nenhuma !

Em 1964 (altura dos 5-0 ao Manchester) já há muito que o Peyroteo tinha abandonado !

Podias ter lido o restante da conversa!

Mas já que até carregas no negrito aqui fica o resumo:

A pergunta parte por eu na mesma mensagem ter juntado sem explicar bem como e porquê o Peyroteo e o o jogo com o Manchester!

A resposta foi dada para explicar que sabendo que são de tempos diferentes identificam os momentos e/ou personagens de quem o meu pai falava com grande entusiasmo e que teve a suprema felicidade de presenciar:

O Peyroteo na sua formação Sportinguista, os 5 violinos já durante a sua vida adulta!

Sem stresses!  Positivo!
Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #17 em: Setembro 03, 2008, 16:07 »

*
Júnior

Masculino

@Psilva

Só o meu pai!  Positivo!

@Atlantian

Não há relação nenhuma !

Podias ter lido o restante da conversa!

Mas já que até carregas no negrito aqui fica o resumo:

A pergunta parte por eu na mesma mensagem ter juntado sem explicar bem como e porquê o Peyroteo e o o jogo com o Manchester!

A resposta foi dada para explicar que sabendo que são de tempos diferentes identificam os momentos e/ou personagens de quem o meu pai falava com grande entusiasmo e que teve a suprema felicidade de presenciar:

O Peyroteo na sua formação Sportinguista, os 5 violinos já durante a sua vida adulta!

Sem stresses!  Positivo!

OK. Fiz leitura em 'diagonal'. Agora percebi o contexto.

Brinde

Registado

O meu símbolo é o LEÃO não o carneiro.

Dinasta da Dívida : Roquette - 'O Projectista Falhado', Dias da Cunha - 'O Crédulo Impenitente', Soares Franco - 'O Dissimulado compulsivo', Bettencourt - 'O Visigodo Inimputável', Godinho Lopes - 'O ex-Arguido Credível'
Day AfterBruno de Carvalho  - 'O SCP é Nosso, outra vez !!!'
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #18 em: Setembro 03, 2008, 19:44 »

*
Juvenil

Condecorações:Membro do Ano 2008

Masculino

Melhor marcador numa só época... o Pireza referia-se a melhor marcador de sempre contando com todos os golos marcados em todas as épocas. Tongue

Era isso mesmo que eu queria dizer, melhor marcador de sempre!
Registado

Último minuto da partida... Último minuto, Sporting... Vai ser levantado o pontapé de canto lá pela esquerda... O pontapé de canto vai ser levantado... Coração da área......GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!GOLO!
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #19 em: Setembro 05, 2008, 10:28 »

*
Veterano

Localidade: Sintra
Masculino

E um jogador marcado pelo azar e pela fatalidade.

A forma como acabou (quando nos poderia ter dado muito mais). A forma como se lesionou. A forma como ficou sem as pernas.

Mas o que fica para a história são os números e os feitos do melhor avançado que passou pelo campeonato português, sem sombra de dúvida. A par de José Travassos são os melhores jogadores da história do futebol português.
Registado

Sporting Sempre! 14.244
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] 2 3 ... 22 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol

« tópico anterior seguinte »
Ir para: