Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal

Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 01, 2014, 12:19

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol

Páginas: « anterior 1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 21 seguinte » Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol (Lida 56577 vezes)

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #220 em: Maio 13, 2011, 20:41 »

*
Veterano

Localidade: Coimbra (à semana) / Penacova
Masculino

atenção estamos a falar de homenagem a um idolo do Sporting e nao a quem se formou e jogou 1 ano.

para isso haviam muitos. as estátuas são para SIMBOLOS!!! 5 violinos, joão azevedo, carlos gomes, canario, alvaro cardoso, jose carlos, manuel fernandes...

mas aqui o mais importante é mesmo só uma coisa, ESTATÚA DO FERNANDO PEYROTEO PARA JÁ

Estatua dos 5 Violinos, isso sim!
Seta
Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #221 em: Maio 13, 2011, 23:51 »

*
Juvenil

Localidade: Amadora
Masculino

atenção estamos a falar de homenagem a um idolo do Sporting e nao a quem se formou e jogou 1 ano.

para isso haviam muitos. as estátuas são para SIMBOLOS!!! 5 violinos, joão azevedo, carlos gomes, canario, alvaro cardoso, jose carlos, manuel fernandes...

mas aqui o mais importante é mesmo só uma coisa, ESTATÚA DO FERNANDO PEYROTEO PARA JÁ

Estatua dos 5 Violinos, isso sim!
Seta

Já colocavam uma estátua dos 5 violinos na praça Centenário em vez de aquela aberração de estátua que lá anda que supostamente é uma homenagem aos sócios.

Outra ideia ainda na Praça Centenário era fazer um mural de velhas glórias. Temos um muro tão grande desde as escadas de acesso à Praça Centenário até quase ao Alvalaxia que é uma pena ser uma gigante parede de cimento.
Registado
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #222 em: Maio 18, 2011, 20:04 »

ex-ruitrind

*
Veterano

Localidade: Senhora da Hora
Masculino

Realmente penso que já há muito tempo lhes devia ter sido feita uma estatua concordo plenamente.
Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #223 em: Maio 22, 2011, 16:36 »

*
Juvenil

Localidade: Setúbal

Há um momento na carreira de Fernando Peyroteo que o distingue, sem dúvida, de todos os outros avançados que até hoje actuaram no futebol português. Aconteceu a 25 de Abril de 1948. O Sporting necessitava de vencer o Benfica por 3 golos de diferença, recuperando dessa forma o favoritismo na corrida ao título. O avançado nascido em Humpata (Angola) entrou em campo e, em 69 minutos, resolveu a questão, apontando, não 3, mas 4 tentos que deixaram os leões em igualdade pontual com as águias, mas com vantagem de um golo no confronto directo.
Só Eusébio, na década de 60, terá tido um impacto tão decisivo no Benfica, como Peyroteo tivera 20 anos antes no Sporting. O angolano detém, no entanto, diversos recordes, que o “Pantera Negra” jamais conseguiu igualar. O dianteiro que se destacou ao serviço do Sporting de Luanda em modalidades tão diversas como ginástica, basquetebol, natação, remo, equitação, ténis, boxe e, claro está, futebol, é ainda hoje – e há-de sê-lo eternamente – o jogador, a nível mundial, com melhor média de golos por jogo (1,68), o avançado que mais tentos marcou em jogos das competições nacionais (697) e aquele que mais golos conseguiu numa só partida (nove, nos 14-0, ao Leça, em Fevereiro de 1942).
A facilidade com que marcava golos não era, porém, o único traço que distinguia Peyroteo do comum dos mortais, como conta Rui Dias, em 100 Melhores do Futebol Português, publicado pelo Record. «A 11 de Novembro de 1943, Peyroteo enviou à direcção do Sporting uma carta na qual alertava para o comportamento antidesportivo do benfiquista Gaspar Pinto. Na missiva, que havia de chegar a instâncias superiores, queixava-se das constantes provocações ‘que ferem profundamente a minha dignidade’, denunciando que o adversário estava a ir longe de mais nas ofensas… A 24 de Março de 1945, nas meias-finais da Taça, o inevitável aconteceu: aos 83 minutos, Peyroteo perdeu a cabeça e esmurrou Gaspar Pinto em pleno jogo. Recebeu ordem de expulsão – a única em toda a carreira -, mas foi alvo de inúmeras manifestações de solidariedade, vindas de todos os cantos do país, num impressionante total de 158 cartas, 38 telegramas e 225 cartões.»
Era assim Fernando Peyroteo: um homem de princípios. Princípios que o levaram a recusar o “convite” do F.C.Porto, quando, a 26 de Junho de 1937, desembarcou em Lisboa para representar o Sporting – os dragões ofereciam-lhe um salário de 1400 escudos por mês, contra os 700 pagos pelos leões; princípios que não deixou cair quando, em Setembro de 1949, no auge das suas capacidades, colocou ponto final na carreira, para honrar as dívidas da loja de desporto de que era proprietário, em Lisboa.
A indiferença com que foi tratado pela direcção do Sporting, no momento em que dela mais precisou, fez que se desligasse do clube e do futebol, aparecendo de forma esporádica em eventos a ele associado. Como na tarde de 10 de Maio de 1956, em Barcelona, em representação de uma selecção portuguesa de veteranos. “Senti uma ligeira dor pela perna acima. Resolvi sair do rectângulo e dirigi-me ao massagista espanhol, mas já não foi possível. Caí no relvado. Tudo isto se passou em poucos segundos. Era o fim!», contaria mais tarde, já depois de realizada, em Lisboa, a operação ao tendão de Aquiles. Correu mal. Haveria de deixá-lo com graves problemas de circulação, que conduzira, primeiro, à amputação da perna direita e, depois, em 1978, à morte, vítima de ataque cardíaco.

João Lopes, em “Os Anos de Salazar”, © 2008 Planeta DeAgostini
Registado
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #224 em: Maio 22, 2011, 21:16 »

*

Localidade: Moçambique-Angola-Sintra-outras localidades da pátria fundada por Afonso Henriques
Masculino

Os 5 violinos mereciam uma estátua, é verdade, e eu fiz inclusive questão de o defender logo quando me registei neste fórum, há quase 3 anos.

No entanto, se essa opção não for plausível, que se faça uma estátua de Peyroteo, o mais temível goleador português de todos tempos e, no âmbito pessoal, largamente superior a qualquer outro jogador. A humildade e integridade de Peyroteo é algo que muitos desconhecem.
Registado

http://sociedadesporting.blogspot.pt/201...a-ti-meu-querido-papa-fernando-1956.html

Um fragmento da que pode ter sido a primeira conversa séria que tive com o meu amado Papá Fernando; tinha eu uns 11 anos, julgo.
- Papá, eu sou o herdeiro, estou a fazer isto tudo [a auxiliar uns camionistas da empresa na montagem de uma enorme máquina] porquê? – perguntei eu.
- Filhote, és o herdeiro, és, mas do trabalho. Vá, mexe-te.
Só passados alguns anos compreendi, não apenas o significado do termo “trabalho”, mas o tom e a responsabilidade.
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #225 em: Maio 23, 2011, 17:26 »

*
Veterano

Localidade: Ilhavo
Masculino

Peyroteo, um Senhor!

Concordo em absoluto que os 5 violinos deviam ter uma estátua.
Registado
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #226 em: Maio 24, 2011, 14:03 »

Gebeeme

Os 5 violinos mereciam uma estátua, é verdade, e eu fiz inclusive questão de o defender logo quando me registei neste fórum, há quase 3 anos.

No entanto, se essa opção não for plausível, que se faça uma estátua de Peyroteo, o mais temível goleador português de todos tempos e, no âmbito pessoal, largamente superior a qualquer outro jogador. A humildade e integridade de Peyroteo é algo que muitos desconhecem.

Seta Seta Seta

Eu concordo inteiramente. Aliás, era uma questão de justiça para um Homem e Sportinguista que foi tão injustiçado pela vida.

E devia ficar mesmo à entrada do nosso estádio.

Se acharem que é dar muito destaque só a uma pessoa, então era avançar para a proposta da estátua com os 5 violinos.

Ou então darem o nome duma rua ali nas imediações do estádio.

Rua Fernando Peyroteo ou Rua "Os Cinco Violinos".

Não vos soa bem?
Registado
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #227 em: Maio 24, 2011, 14:10 »

*
Veterano

Localidade: LAV

Quero a Estátua dos 5 violinos e uma Rua Fernando Peyroteo.

Ele merece, eles merecem e todos nós (associados/adeptos) merecemos.
Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #228 em: Maio 25, 2011, 03:40 »

*

Localidade: Moçambique-Angola-Sintra-outras localidades da pátria fundada por Afonso Henriques
Masculino

Eu considero que o Fórum SCP deve, todos juntos e de forma frontal, defender uma estátua deste soberbo, poderoso, humilde, único jogador chamado Peyroteo.

É uma questão que deve ser ponderada por todos.

O jogador merece-o!
Registado

http://sociedadesporting.blogspot.pt/201...a-ti-meu-querido-papa-fernando-1956.html

Um fragmento da que pode ter sido a primeira conversa séria que tive com o meu amado Papá Fernando; tinha eu uns 11 anos, julgo.
- Papá, eu sou o herdeiro, estou a fazer isto tudo [a auxiliar uns camionistas da empresa na montagem de uma enorme máquina] porquê? – perguntei eu.
- Filhote, és o herdeiro, és, mas do trabalho. Vá, mexe-te.
Só passados alguns anos compreendi, não apenas o significado do termo “trabalho”, mas o tom e a responsabilidade.
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #229 em: Maio 26, 2011, 15:25 »

BANIDO

*
Veterano

Eu considero que o Fórum SCP deve, todos juntos e de forma frontal, defender uma estátua deste soberbo, poderoso, humilde, único jogador chamado Peyroteo.

O jogador merece-o!

Seta Seta Seta
Registado
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #230 em: Maio 26, 2011, 19:21 »

*
Veterano

O jogador merece-o!

Seta Seta Seta

Seta
Registado

Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #231 em: Maio 26, 2011, 22:34 »

TiagoLeao494

Nunca tive a oportunidade de lhe ver jogar.

Pelo que ouvi e li ... foi um Enorme jogador!!

Saudações
Registado
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #232 em: Junho 02, 2011, 09:17 »

*
Juvenil

Localidade: Setúbal

Existem imagens?
Duvido.
Registado
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #233 em: Junho 02, 2011, 09:36 »

Gebeeme

Existem imagens?
Duvido.

Acho que não.

O filme "O Leão da Estrela" tem bocados de um jogo foculporto - Sporting em que ele deveria jogar mais os restantes violinos mas não dá para ter a percepção, são bocados demasiado isolados e na altura a qualidade de imagem e de filmagem eram muito rudimentares.

Por acaso gostava bastante de ver, não sei se no espólio da Cinemateca ou no Mundo Sporting haverá alguma coisa.

Não sabem se o Sporting tem uma videoteca ou algo semelhante?

Comigo passa-se uma situação curiosa [e perdoem-me entrar um bocado pelo "off topic"].

Começo a ter memórias de ver o Sporting jogar, aí pelo ano de 1970. Lembro-me de jogadores como o Damas, o Nélson, o Hilário, o Dinis, o Márinho (Mário Mateus), o Chico Faria mas por outro lado não tenho ideia nenhuma de ver jogar o Peres, o José Carlos e o Pedro Gomes que coexistiram na mesma equipa... não sei porquê.

Estas coisas da memória são lixadas.
« Última modificação: Junho 02, 2011, 09:50 por Gêbêeme » Registado
Re: Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol , « Resposta #234 em: Junho 02, 2011, 09:49 »

*
Veterano

Julgo que não  Sad

Quem me dera ter nascido depois da 1ª guerra mundial. Teria visto todas as nossas ex-glórias, e as ex-mundiais...pensar na inveja que tenho de quem teve a possibilidade de ver os 5violinos, Guarrincha, etc...Que inveja  Cry
Registado

Re: Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol , « Resposta #235 em: Junho 05, 2011, 18:01 »

ex-Conde d'Asseca

*
Sénior

Localidade: Algarve
Masculino

Tambem estou de acordo que se faça uma estátua a este grande SENHOR.    Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

para o melhor avançado de sempre do futebol nacional  Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas
Registado

Abaixo a corrupção,tanto no desporto como na politica!!!
Re: Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol , « Resposta #236 em: Junho 06, 2011, 19:54 »

*
Juvenil

Localidade: Coimbra
Masculino

Tambem estou de acordo que se faça uma estátua a este grande SENHOR.    Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

para o melhor avançado de sempre do futebol nacional  Bater Palmas Bater Palmas Bater Palmas

E era mesmo, de certeza que os jogadores iriam honrar a camisola se vissem as estátuas deste grandes senhor e de outros que também as mereciam.
Registado

A ganhar ou a perder, Sporting até morrer !
Re: Homenagem a Fernando Peyroteo , « Resposta #237 em: Junho 12, 2011, 17:32 »

*
Veterano

Localidade: Coimbra (à semana) / Penacova
Masculino

O jogador merece-o!

Seta Seta Seta
Seta Seta Seta Seta
Registado

Re: Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol , « Resposta #238 em: Junho 12, 2011, 21:53 »

*
Veterano

Somos uns burros (direcções) pois grande parte dos Sportinguistas não conhece a história dele. Devia haver um esforço maior para que as pessoas soubessem quem foram alguns dos maiores desportistas de sempre!
Registado
Re: Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol , « Resposta #239 em: Junho 18, 2011, 02:50 »

Registado

Localidade: Nazaré
Masculino

É com muito prazer que ainda hoje sou conhecido como peyroteu (na altura, no irc já havia um Peyroteo e então tive que inovar  ), por homenagem a este grande goleador  Bater Palmas
Registado
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 21 seguinte » Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Universo Sporting Clube de Portugal Orgulho Leonino (Moderadores: wild_oscar, Stunner, sotnas) Tópico:

Fernando Peyroteo - O Melhor Goleador da História do Futebol

« tópico anterior seguinte »
Ir para: