Animais de estimação

Na minha opinião as formigas são tão de estimação como aranhas e escorpiões...  :mrgreen:

Além disso penso que servem bem como decoração por fazerem um trabalho tão fascinante!
"Por cada leão que cair, outro se levantará." - António Oliveira
Bem, no outro dia foi um a questionar se Amadora era cidade, agora outro a dizer que as formigas não são animais.

Mas o que é que vocês fazem nas férias que vos deixa assim?  :mrgreen:

Pronto, está bem, é um animal :shifty:, mas não no conceito vulgar... digamos que um insecto não é propriamente um "animal de estimação". :mrgreen:
Eu não acredito que já se entrou na 2ª página a falar de formigas... :rotfl:

Por acaso as formigas e os insectos sociais em geral são seres fascinantes e a organização das colónias é o expoente máximo do fascínio que o raio dos bichos desperta nas pessoas. Há espécies de formigas que têm verdadeiras quintas de fungos, que as obreiras cultivam, tratam e colhem para alimentar toda a colónia. Há outras que criam larvas de outros insectos e lhes retiram uma espécie de leite, uma espécie de agro-pecuária dos insectos.  :mrgreen:

E depois há formigueiros que são verdadeiras obras primas de engenharia. Há espécies que inclusivamente constroem uma espécie de chaminés muito altas que funcionam como verdadeiros sistemas de refrigeração que mantêm a temperatura do formigueiro contante.

Já agora, li uma vez um artigo sobre um entomologista que faz moldes em cera de formigueiros que encontra, vejam isto:

Podem ver mais moldes aqui:

http://www.bioone.org/perlserv/?request=display-figures&name=i1536-2442-4-21-1-f01

E só por causa desta conversa toda, logo à noite vou jogar...Sim Ant. :mrgreen:
« Última modificação: Agosto 19, 2008, 18:44 pm por Eddie Verdde »
Quod scripsi, scripsi.:
Tudo pelo Sporting, nada contra o Sporting.
Banca, Academia, Paulo Bento.
Evolução na continuidade.
Orgulhosamente sós a bater palmas ao mau futebol. Para Alvalade, rapidamente e em força.
E talvez ver o Antz, ou o Bee Movie ou mesmo o Aracnofobia ou As Abelhas Assassinas. :lol:
“no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”
Herman Melville - Moby Dick
http://en.wikipedia.org/wiki/Termite

isto é uma versao assasina das tao trabalhadoras formigas  :rotfl: :rotfl:
http://en.wikipedia.org/wiki/Termite

isto é uma versao assasina das tao trabalhadoras formigas  :rotfl: :rotfl:

Mas acho que estas tão protegidas..em casa nunca podias ter (legalmente)  :shifty:
Curiosamente há pessoal que faz Guerra de Formigas!  :o

Têm duas colónias ou três que vão criando e depois juntam-lhes um "hub" (um terceiro mini antquarium) que interliga as duas ou três colonizações!! Isto tudo tendo em conta que cada colónia tem a sua rainha, as suas obreiras e as suas formigas-militares...  :think:

Só tenho pena que a de gel não dê para criar uma colónia no seu verdadeiro sentido, mas vai daí se calhar também não ia ter paciência para ter uma colónia verdadeira...  :inde:

Têm duas colónias ou três que vão criando e depois juntam-lhes um "hub" (um terceiro mini antquarium) que interliga as duas ou três colonizações!! Isto tudo tendo em conta que cada colónia tem a sua rainha, as suas obreiras e as suas formigas-militares...  :think:

Só tenho pena que a de gel não dê para criar uma colónia no seu verdadeiro sentido, mas vai daí se calhar também não ia ter paciência para ter uma colónia verdadeira...  :inde:

Epá, eu se calhar vou preparar um garrafão com terra para avançar com essa experiência.
Se tiver paciência tiro umas fotos e partilho com o pessoal.

edit: e depois podemos organizar uma nova competição cá no fórum, o 11ants, onde cada um contribui com 11 formigas para um combate entre as colónias.
« Última modificação: Agosto 19, 2008, 19:38 pm por ARMAS »

Epá, eu se calhar vou preparar um garrafão com terra para avançar com essa experiência.

edit: e depois podemos organizar uma nova competição cá no fórum, o 11ants, onde cada um contribui com 11 formigas para um combate entre as colónias.

Mas convinha teres uma formiga rainha...  ;)

E tens de alimentar as formigas com folhas, insectos mortos, pão, água com açúcar, etc...

Mas convinha teres uma formiga rainha...  ;)

E tens de alimentar as formigas com folhas, insectos mortos, pão, água com açúcar, etc...

para as quebras de tensão por viverem dentro de um garrafão  :lol:
Ramires,

Excelente história! Tens de por aí umas fotos desse menino. :P Talvez fosse boa ideia para além de dizerem a raça e idade do animal, dessem o nome também. Uma espécie de B.I. dos nossos animais de estimação.

Neste momento é o melhor que te consigo arranjar, sem grande qualidade:

Quanto ao B.I., é outra das partes não muito comuns deste bicho... Como aqui em casa andámos tanto tempo para decidir que nome lhe dar íamos simplesmente chamando Gato... Assim ficou porque o gajo começou a perceber  :rotfl: Há sempre bons momentos em que o pessoal lhe chama Fato, Pato, Jacto, Cacto, entre outros porque como a sonoridade é semelhante ele olha na mesma...
É arraçado de persa e como já disse já leva os seus 7 anos de vida, nascido a 7 de Agosto de 2001.

O outro que está lá ao fundo é o Jambi, em homenagem a uma música dos Tool. É um rafeiro, o típico gato preto que muitos não gostam por supostamente dar azar. Nasceu algures em Fevereiro deste ano, o veterinário que os estava a dar não me soube precisar o dia.
Símbolo antigo. Estádio antigo. Sem amarelo. Sem Taveirices.
Tenho um rafeiro, não concordo com dar dinheiro por um cão quando há tantos abandonados ou que matam se não os adoptarmos quando cachorrinhos.

O meu, é claro, é o LÉO - pela cor, pelo tamanho e pela posse - ver anexo.

Quanto às formigas, e tendo problemas de território com algumas colónias delas, é efectivamente um animal admirável pela preserverança. Já foram ter montes delas a minha casa, atravessando pelo menos 100 metros a partir da zona onde imagino que estejam (não tenho a certeza da localização do formigueiro, mas pelo menos 100 metros são). Tive que as combater com veneno e agora já não me entram dentro de casa, no jardim podem andar à vontade  :cartao:

Bem eu adoro animais de estimação, se podesse tinha muitos mesmo! Adorava ter um Papagaio, gostava de ter 1 gato, gostava de ter 1 cobra, 1 iguana ... etc!

Por falta de tempo, por não ser independente entre outros, não tenho os animais que queria, nem nunca vou ter acho eu!

Como tenho 1 quinta bem grande, o que não faltam são formigas, escaravelhos, sapos, ouriços cacheiros, doninhas, lagartos  ;D

Já tive vários peixes mas devido às deficientes condições de que disponha eles acabavam por morrer, excepto um peixe laranja daqueles mais vulgares que durou muito tempo!

Agora mesmo animal de estimação tenho apenas um, um cão de raça Golden Retriever, tem cerca de 2 anos! Quando era pequenino para mim era o cão mais bonito que alguma vez tinha visto, depois foi crescendo e ficando bonito na mesma, mas nunca com a mesma beleza de quando era pequeno! Devido à natureza do cão e também (admito) à não existência de uma educação ao longo do seu crescimento, o meu Puma (o seu nome) é extremamente desobidiente, porco, sujo, sei lah que mais! Adora água e por isso passa a vida na piscina (quando está solto, ou seja, à noite), de dia está alojado nuns aposentos bastantes bons devo dizer!

Resumo, gosto do meu cão, mas a sua desobidiência põe-me fora de mim e o facto de ser porco ainda agrava mais!

O meu comportamento com ele também é afectuado por outro facto, que passo a explicar:

Eu tive um rootweiler que adquiri com cerca de 3 meses, afeiçoei-me fortemente ao cão (Leão o seu nome  :mrgreen:) e foram 2 anos que dediquei, para mim o cão era perfeito e hoje (fiquei sem ele à 2 anos) quando me lembro dele sinto um vazio muito grande e então se pensar muito até me vêm as lágrimas aos olhos! O Leão era extremamente dócil, era fiel, eu assobiava e ele vinha logo a correr para mim nem que estivesse na outra ponta da quinta, aquela passada pesada e barulhenta incofundível era demais, era muito forte fisicamente, era baixo mas possante, tinha a cabeça enorme e o peito bastante largo, resumindo era imponente (tenho pena de só ter fotos de quando ele era pequeno), só tinha um defeito não deixava ninguém aproximar-se dos muros da minha casa, empuleirava-se no muro e mostrava os dentes, as pessoas assustavam-se claro e não o podia ter solto em algumas horas do dia. Certo dia (época do cio) ele saltou o muro, dei conta eram umas 23.30h, a bola com ele brincava (exímio jogador de futebol, driblava a bola com as patas era demais), procurei.o até as 2h e nada, ao outro dia (um sabado) procurei.o o dia todo e nada, mais 1 semana a procura-lo num raio de 5 km e nada também. Resultado: nunca apareceu e ainda hoje as hipoteses que consigo arranjar são: caiu num dos poços abertos das quintas circundantes, foi morto por alguém ou atropelado!

Fui as autoridades dar conta da situação para ver se obtinham alguma informação, o Leão tinha chip e era facilmente identificável!

Até hoje me pergunto porque é que ele fugiu  :(

É triste ...

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!!
Nunca pensei que este tópico ficasse tão concorrido. Belas histórias que têm contado aqui, umas mais felizes que outras, mas todas deliciosas. Isto já começa a parecer o Sic Mulher... :mrgreen:

Este tópico está a mostrar que os animais são de facto nossos amigos!  :great:
Este tópico está a mostrar que os animais são de facto nossos amigos!  :great:

[youtube=425,350]http://br.youtube.com/watch?v=KVjilr9XjOA[/youtube]
“no small number of these whaling seamen belong to the Azores, where the outward bound Nantucket whalers frequently touch to augment their crews from the hardy peasants of those rocky shores.”
Herman Melville - Moby Dick
Eu tenho essa cena de gel das formigas!

Ja tive la duas colonias, elas fizeram os seus tuneis e assim.  8)

Mas a parte de apanhar as formigas é bastante complicada, tem que ter um certo tamanho e ser pelo menos umas 15, e TODAS da mesma colonia.

Outro problema é quando elas morrem la dentro, ou quando morrem dentro de um tunel, e depois temos que esperar que as outras tragam a morta ca para cima, para podermos retira-la...

A primeira colonia correu muito bem, fizeram os tuneis e assim, mas acabaram por morrer. A segunda colonia, mal "entrou" so queria sair, estavam sempre agarradas a tampa do "aquario" e a tentar passar pelos buraquinhos, provavelmente devido ao facto de aquilo ser uma colonia de outras formigas... mas assim sendo o aquario so funciona uma vez  :think:
Eu tenho essa cena de gel das formigas!

Ja tive la duas colonias, elas fizeram os seus tuneis e assim.  8)

Mas a parte de apanhar as formigas é bastante complicada, tem que ter um certo tamanho e ser pelo menos umas 15, e TODAS da mesma colonia.

Outro problema é quando elas morrem la dentro, ou quando morrem dentro de um tunel, e depois temos que esperar que as outras tragam a morta ca para cima, para podermos retira-la...

A primeira colonia correu muito bem, fizeram os tuneis e assim, mas acabaram por morrer. A segunda colonia, mal "entrou" so queria sair, estavam sempre agarradas a tampa do "aquario" e a tentar passar pelos buraquinhos, provavelmente devido ao facto de aquilo ser uma colonia de outras formigas... mas assim sendo o aquario so funciona uma vez  :think:

Tens a versão azul? Elas morrem se tu não tiveres a rainha, caso contrário estão sempre a reproduzir-se, o problema é que já me disseram que mesmo com rainha em sítios pequenos não se reproduzem, logo não sei se nesse gel o fariam...  ???

Quanto tempo viveram as tuas formigas? Onde arranjas mais gel? Quanto custa o gel?
Ya, a versao azul... Eu sei isso da rainha, mas é quase impossivel descobrir uma rainha.. eu pelo menos nunca consegui  ???

Viveram pai um mes, umas mais outras menos.

Acho que nao arranjas mais gel mesmo  ??? Se quiseres mais compras outra cena, depois da para ligar umas as outras..
Ya, a versao azul... Eu sei isso da rainha, mas é quase impossivel descobrir uma rainha.. eu pelo menos nunca consegui  ???

Viveram pai um mes, umas mais outras menos.

Acho que nao arranjas mais gel mesmo  ??? Se quiseres mais compras outra cena, depois da para ligar umas as outras..

1 mês? Isso não é nada.  :( Supostamente com rainha devem viver 6 meses e há sempre novas formigas a nascerem...

Eu fiquei fascinado com a ideia de colónia, mas pretendia que funcionasse como decoração também.
Eu fiquei fascinado com a ideia de colónia, mas pretendia que funcionasse como decoração também.

Decoração!? :eh: Daqui a bocado vêm as tarântulas para a conversa... :twisted: