Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 18, 2014, 06:42

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

O Maior da Aldeia e a mediocridade regional

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: [1] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: O Maior da Aldeia e a mediocridade regional (Lida 206 vezes)

O Maior da Aldeia e a mediocridade regional , « em: Março 28, 2014, 23:10 »


Verde (ê) (latim Viridis, -e)


*
Veterano

Mensagens: 5434
Localidade: Além-Tejo
Masculino


Após ver este triste Belenenses - Paços de Ferreira resolvi pôr à discussão este tópico.

Existe um fenómeno em Portugal que só não se parece constatar no Minho e Trás-os-Montes.

São as guerrinhas rídículas d'O Maior da Aldeia.

O potencial desportivo do país é muito bom, mas aniquila-se a ele mesmo constantemente, em especial no Centro-Sul do país, talvez vestígios dos Lusitanos e do seu espírito tão resistente quanto ingovernável??

Comecemos por Portalegre. Num distrito de grande tradição futebolística, a AF deste distrito é a segunda mais antiga do país, logo a seguir a Lisboa. Na cidade de Portalegre formou-se inicialmente o Estrela de Portalegre em 1919, seguida pelo rival Portalegrense em 1925. Nos anos 70 e princípio de 80, Estrela e Portalegrense estiveram várias vezes perto da 1ª Divisão, tendo-se anulado mutuamente em especial na época de 1976-77, onde o Estrela fica a um empate da subida com Portalegrense logo atrás, deste despique fratricida saiu beneficiado o Feirense e depois Espinho, Beira-Mar e União de Leiria, entre outros.

Em Évora temos o Lusitano que esteve 15 épocas no escalão máximo onde ainda alcançou um 5º lugar que hoje daria acesso a uma competição europeia, descendo em 1966 para não mais retornar. Desde aí deu-se um despique fratricida onde por várias vezes Lusitano e Juventude estiveram alternadamente perto da 1ª Divisão. Sendo que tal como em Portalegre, chegaram mesmo a estar virtualmente na 1ª Divisão durante alguns minutos.

Tanto em Portalegre como em Évora houve várias tentativas de fusão dos clubes. Em Portalegre, após falhadas as negociações, emerge o terceiro clube, o Portus Alacer, o que fragmentou ainda mais o futebol local, sendo que o destino final de todos eles foi o encerramento definitivo do futebol sénior e o desaparecimento do panorama desportivo de todas as equipas destas cidades.

No Barrreiro é conhecida a rivalidade de morte entre o Barreirense e a velha CUF, dizia-se tal como em Évora e Portalgre que um era afecto ao Benfica e outro ao Sporting. Na sequência do enfraquecimento da cintura industrial de Lisboa, ambos os clubes outrora primodivisionários e com grande currículo não souberam re-inventar-se e as rivalidades bafientas dos velhos sócios resultou em duas equipas fragilizadas que nunca mais conseguiram sair do sobe-e-desce entre a 3ª Divisão e a Distrital, com raros fogachos de sucesso e uma breve e fracassada passagem do Barreirense pela 2ª Liga. Quando o Barreirense teve que abandonar o seu estádio, jogou a muito nojo no velho Alfredo da Silva e assim que pôde, mudou-se para um campo qualquer de relva sintética na Verderena. Existe ainda o Luso do Barreiro, cujos sócios odeiam de morte os outros dois, preferindo andar pelas ruas da amargura da Distrital.

Outras cidades com situações semelhantes existem, como é o caso de Santarém onde os Leões e a União nunca conseguiram pôr de lado as suas afiliações clubísticas, saindo mais uma vez a cidade a perder.

Que sentido fazem estas rivalidades nos dias de hoje? Vale a pena nestas pequenas realidades continuar-se a lutar-se apenas pelo título de Maior da Aldeia?

E será que não faria mais sentido Belenenses e Atlético juntarem-se para melhor sobreviverem?
Registado



Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [1] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

O Maior da Aldeia e a mediocridade regional

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade