Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Setembro 24, 2014, 03:35

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções Jogadores (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Ex-jogadores do Sporting

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: « anterior 1 ... 721 722 [723] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Ex-jogadores do Sporting (Lida 657027 vezes)

Re: Ex-jogadores do Sporting , « Resposta #14440 em: Ontem, 18:16 »



*

Condecorações:Extra-Futebol 2011


Mensagens: 6536
Localidade: Lisboa
Masculino

WWW
Eu sempre gostei do Carlos Martins e com isto refiro-me, desde que ele jogava talvez nos Juvenis do Sporting, altura em que é dos primeiros jogadores a quem é proposta uma cláusula de rescisão de 3 Milhões de contos.

sotnas,
Provavelmente estarás a confundir algo relacionado com o Carlos Martins... É óbvio que ele jogou juntamente com o Viana, Quaresma, etc, no entanto, ele não foi campeão da Europa em Israel pois esse foi disputado pela geração de 83, enquanto o Carlos Martins é de 1982...

Comparar, de um ponto de vista técnico, o Carlos Martins com o Moutinho, na minha opinião não faz sentido dadas as suas diferenças. Moutinho tem mais capacidade de recuperação de bola, Martins tem mais condução de bola.

Falar do Carlos Martins, terá de passar SEMPRE pela época 2004-2005 e José Peseiro foi aquele que melhor tirou proveito das suas características. Vejam os jogos em Penafiel, Guimarães ou Boavista, onde quase todos os golos do Sporting tiveram a intervenção do Carlos Martins. Vejam um jogo dessa mesma época, em que salvo erro empatámos a zero em casa (terá sido contra o Estoril?) e que o lateral-esquerdo e um dos trincos andaram sempre em cima do CM e anularam o motor ofensivo do Sporting.

As lesões (tanto físicas como, chamemos-lhe "psicológicas") e o comportamento fora de campo (borgas, etc) impediram-no de alcançar outros patamares, ou melhor ainda, não chegou ao que o Moutinho chegou e fez com que se destaca-se: Regularidade.

Quanto a faltas de respeito, por entre judas, porcos e traidores, o Carlos Martins foi o único que eu vi chegar-se à frente e contradizer as frases que lhe foram imputadas por parte de um dos jornais. E com isto, refiro-me efetivamente à suposta citação que surge na capa do Record "Eles com a azia e nós com a taça".
« Última modificação: Ontem, 18:19 por Hugo Malcato » Registado



Re: Ex-jogadores do Sporting , « Resposta #14441 em: Ontem, 18:32 »



*

Mensagens: 7423


@Malcato

"...com excepção do Martins." Está lá.  

No Bessa eu lembro-me do golo. Foi marcado pelo Cristiano.  Smiley

Mas olha que eu acho que se tira muita da pinta pessoal pelo como como cada um joga.  Wink

Eu acho que depende um bocado. Quando se tem 15 ou 16 anos e se é a estrela maior no relvado, é difícil não ficar com mania. Depende muito do que se vai fazendo com eles depois. Nem estamos a falar de tipos "brinca na areia", de fintinhas parvas que depois nos seniores não funcionam.

Agora, é um facto, que alguns nem na selecção tinham par ao mesmo nível e isso leva ao Ego inchado e a pensar que é fácil. Mas isso não quer dizer que não venha a ter sucesso. Para mim, qualquer um daqueles tinha competências mais que suficientes para sucesso a alto nível.

Eu tenho algumas dificuldades em me entusiasmar com jogadores cujo modo de jogar me irrita solenemente. O Carlos Martins, por exemplo, sempre vi como muita parra e pouca uva. Podia fazer coisas maravilhosas com a bola, tinha a mania que era ele e mais 10 e o Moutinho, com uma pequena parcela da capacidade técnica dele, era muito mais jogador, muito mais completo.

Gosto de jogadores que jogam um jogo completo, que jogam para a equipa e que não se incomodam em trabalhar na parte menos bonita, que não se colocam acima dos outros 10. Para mim, jogador que tenha tiques de se achar acima dos outros é jogador que já não me entra no esquema...



Não sei se o Moutinho tem apenas uma parcela da capacidade técnica do Martins. O Moutinho é muito competente, nessa vertente. E se não tem capacidade de drible, tal deve-se mais à falta de capacidade de aceleração. O Martins também não me parece um gajo com apetência para o 1x1.

Não te esqueças, no entanto, que o Martins aos 17 anos era tão bom que chegou a jogar como...líbero, nos juniores. Há uma história de um derby de juniores, em que, do nosso lado, alinharam o Martins (junior de segundo ano), o Quaresma, o Viana, o Valdir, o João Paiva e o Carlos Marques (acho que o Custódio ainda não estava por cá). Todos foram campeões de sub-16 em Israel, com excepção do Martins. O bailarico era tal, que até metia dó. No fim, com tanto bailarico, acabámos por perder o jogo.

Acho que percebeste o que queria dizer com "capacidade técnica": o Martins recebe a bola sempre redonda, mete-a onde quer, tem poder de fogo, usa bem os dois pés... eh pá, o futebol dele tem perfume e o do Moutinho não, só que o Moutinho dá-se de corpo e alma à equipa e o Martins é um jogador... cancerígeno, por assim dizer...

Eu acho que a capacidade técnica do Moutinho passa despercebida pelo conjunto de características que ele tem.

O que o Martins tinha, que o Moutinho não tem, era o tal poder de fogo e uma exímia capacidade para descobrir espaços atrás da defesa (quase sempre em jogadas de contra-ataque) e meter lá a bola. Quando as defesas se encontravam posicionadas junto da sua área, aí ele também revelava alguma dificuldade em descobrir os espaços da mesma forma.

O @Hugo Malcato diz algo com que concordo: o Martins não tinha condições psicológicas para explorar todas as suas capacidades futebolísticas. Além de hipocondríaco, gostava demasiado dos prazeres da vida. Lembro que chegou a ser posto de parte, no Campomaiorense, pelo Diamantino, que lhe reconhecia qualidades muitos boas e uns vícios igualmente maus. E olha que o Diamantino não foi um profissional dos mais finos. Olha que para ele censurar o Martins...
« Última modificação: Ontem, 18:39 por sotnas » Registado

Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 721 722 [723] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Futebol de Outras Equipas e Selecções Jogadores (Moderadores: Angel Lion, Stunner) Tópico:

Ex-jogadores do Sporting

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade