Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
Registe-se
se ainda não for membro.
Junho 19, 2013, 15:44
1 Hora
1 Dia
1 Semana
1 Mês
Para sempre
Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Início
Ajuda
Regras
Pesquisa
Entrar
Registe-se
Wiki
Links
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Outros Assuntos
Tecnologia, Informática e Jogos
(Moderador:
Angel Lion
)
Tópico:
Zibri
Páginas: [
1
]
Autor
Tópico: Zibri (Lida 452 vezes)
Zibri
, «
em:
Julho 07, 2008, 17:43 »
SCP Always
Localidade: Lisboa
O homem que libertou o iPhone.
Com o «software» ZiPhone, um «hacker» italiano desfez o código imposto pela Apple. Doravante, cada um é livre utilizar o seu telemóvel da maneira que entender
.
O seu verdadeiro nome é Piergiorgio, mas na Internet todos o conhecem por Zibri. Este «hacker» italiano conseguiu tirar o sono (e um monte de dólares) ao proprietário da Apple, Steve Jobs. O seu «software» ZiPhone, cuja transferência gratuita é possível a partir do «site» ziphone.org, permite desbloquear em quatro minutos o iPhone, o telemóvel da famosa marca da maçã, que serve também o iPod e que foi qualificado em 2007, como «objecto do ano» pela revista americana «Time».
Antes do «software» de Zibri, o iPhone não podia ser utilizado a não ser pelos operadores com que a Apple tivesse assinado um acordo bastante chorudo (dez por cento dos rendimentos do tráfego). Doravante, o «software» descarregado por 4,2 milhões de pessoas, segundo Zibri, permite utilizar o aparelho em qualquer operador.
Zibri conseguiu pôr em xeque a Apple e os operadores do mundo inteiro, a partir do seu apartamento em Roma e de um computador com três anos. Ao vê-lo, é o oposto do estereótipo do «hackers». Não é um jovem de «T-shirt» com capuz, mas um homem de 37 anos, vestido de forma clássica. «
Sou teimoso. Nunca baixo os olhos, nada me pára e vou direito ao objectivo
», desabafa. Apresenta-se como «
perito em segurança informática e criador de sistemas informáticos
».
Zibri trabalhou para várias grandes empresas, das quais não tenciona revelar os nomes. Em criança, «
em vez ir brincar com os amigos, passava horas no centro de investigações nucleares de Casaccia, perto de Roma, onde trabalhava o meu pai
», prossegue. Zibri assemelha-se vagamente ao jogador de futebol Mauro German Camoranesi, da Juventus de Turim, mas não gosta de bola. Fala em voz baixa, com um débito mais rápido do que o normal.
Os olhos brilham-lhe quando lhe perguntam porque violou a protecção do iPhone. «
Comprei um nos Estados Unidos e queria utilizá-lo em Itália. Considerei aquilo um desafio e o facto de estar bloqueado levou-me a fazer um pouco de retroengenharia, ou seja, estudar a concepção para determinar o funcionamento interno e o método de fabrico. Levou-me três meses de trabalho, dia e noite; tornou-se uma questão pessoal. Até que um dia, consegui extrair de um dos ‘chips’ a chave que permitia desbloquear o iPhone», recorda. A descoberta permitiu-lhe não apenas contornar o «simlock» (o bloqueio introduzido pelo operador), mas também abrir o iPhone a milhares de personalizações.
»
«
O iPhone de série é vendido com apenas 13 pequenas aplicações
», explica Zibri. «
Permite ir ao YouTube, ao GoogleMaps, enviar ‘sms’, usar o correio electrónico ou tirar fotografias. São programas úteis e bem concebidos, mas nada mais. Num iPhone desbloqueado, pode-se instalar tudo o que se quiser. E há já milhares de aplicações em circulação. Decidi desbloquear o iPhone, porque queria torná-lo livre
», prossegue o «hacker» italiano.
A iniciativa de Zibri é ainda mais surpreendente quando se conhece o seu percurso de informático autodidacta. «
Como Steve Jobs, fui adoptado quando era muito pequeno e, como ele, não andei na universidade
», acrescenta. Falando de Jobs, a sua proeza trouxe-lhe problemas com a Apple? «
Nada. Ninguém me telefonou, sobretudo advogados. De qualquer modo, não fiz nada ilegal. O meu ‘software’ é gratuito e aberto e o código está disponível para todos os que o queiram melhorar. Depois, o que querem que a Apple me diga? Venderam 4,7 milhões de iPhones e o meu ‘software’ foi transferido por 4,2 milhões de pessoas. Isso quer dizer que a maior parte dos que o compraram me dá razão. Todos querem um portátil aberto e livre
».
O que protege Zibri é uma subtileza jurídica. O Digital Millennium Copyright Act, uma lei americana de 1998 que proíbe a produção e divulgação de tecnologias que violem aparelhos protegidos por direitos de propriedade intelectual, prevê apenas uma excepção… os telemóveis. «
O seu bloqueio é considerado como uma operação comercial contra os clientes
», recorda. Em 2001, a União Europeia adoptou uma lei semelhante.
Jobs ganha dinheiro vendendo computadores e iPods, mas também com a música do «site» iTunes. «
Uma estratégia que tentou repetir com o iPhone, exigindo uma percentagem sobre as chamadas feitas
». Desta vez, porém, a comunidade dos fãs da Apple voltou-se contra ele. E a empresa, um pouco como aconteceu várias vezes com a Microsoft, entrou na mira dos que sonham com um mundo sem monopólios. Do que acusa Jobs? «
De nada. Não tenho nada contra a Apple e, se fosse o Jobs, teria feito provavelmente o mesmo, mas eu tenho outro ponto de vista porque não produzo tecnologia. Sou apenas um utilizador e quero poder fazer o que me agrada com o que compro. Não quero fazer unicamente o que os outros decidirem por mim. É um pouco como se comprasse um Ferrari, mas só pudesse circular em algumas estradas. Absurdo
».
in Revista Panorama Milão
Autor: Guido Castellano
Registado
As mulheres são como as piscinas: o seu custo de manutenção é muito elevado e não é compensado pelo tempo que passamos dentro delas.
Um homem é como um soalho flutuante: se for bem montado, pode ser pisado durante mais de 30 anos.
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: [
1
]
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal
Outros Assuntos
Tecnologia, Informática e Jogos
(Moderador:
Angel Lion
)
Tópico:
Zibri