Wiki Sporting, a enciclopédia do Sporting Clube de Portugal

Forum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal


Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.
Abril 23, 2014, 16:05

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Anúncios:

Início Início  Ajuda Ajuda  Regras Regras  Pesquisa Pesquisa  Entrar Entrar  Registe-se Registe-se       Wiki Wiki  Links Links 
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Assuntos Desportivos Gerais e de Outros Clubes (Moderador: Angel Lion) Tópico:

Onde há mais Sportinguistas?

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Páginas: « anterior 1 ... 4 5 [6] Ir para o fundo Imprimir
Autor Tópico: Onde há mais Sportinguistas? (Lida 5550 vezes)

Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #100 em: Junho 06, 2013, 13:57 »



*
Júnior

Mensagens: 1882
Idade: 32
Localidade: Lisboa-Londres-Sevilha
Masculino


Que te parecem os números que dou a Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria?
vê o meu post duas páginas atrás.

Vivi no Porto 10 anos. Creio que o número de suínos azuis é bastante superior, os do boavista também e o de benfiquistas consideravelmente inferior. A diferença é predominantemente generacional. Creio que daqui a uns anos vai-se notar uma predominância azulada tipo Vitória em Guimarães. Os benfiquistas tendem a ser mais idosos. Houve também uma explosão de massa adepta boavisteira durante o consulado dos Loureiros. O Leixões possui alguns adeptos na zona de Matosinhos que tendem a ser totalmente anti-porco. Eu coloquei a percentagem a 75% porco, 10% benfica, 10% boavista e 5% restantes (incluíido Sporting). Mas o @Steven, que é da cidade do Porto e provavelmente entende mais disto que eu, discorda comigo.

Sobre Aveiro, notei uma grande discrepância entre a zona a norte da capital de distrito e a sul. Dito isto, o norte de Aveiro é densamente populado e infestado de suínos azuis, por isso considero a frutaria como o clube dominante. Deixo as percentagens para os foristas locais, mas aposto que vai haver grandes diferenças nas percentagens apresentadas por foristas que residem na zona de Santa Maria da Feira e os que vivem na Mealhada, por exemplo.

Viseu idem. Estive em Resende e aquilo é totalmente dividido entre suínos azuis e vermelhos. Creio que o cenário muda da capital de distrito para baixo. Mas creio que SCP possui a segunda maior massa adepta pois o concelho de Viseu, aonde residem cerca de 100,000 pessoas, está dividido entre Sportinguistas e papoilas saltitantes.

Coimbra ignoro. Fui lá poucas vezes. Mas é interessante notar as grandes discrepâncias entre percentagens apresentadas pelos foristas que vivem no distrito. Há quem diga que Coimbra (distrito) está praticamente dividido entre vermelhos e Sportinguistas e há quem afirme que a frutaria é já a segunda equipa dominante. Eu conheço a zona de Arganil (o meu avô era de lá) e aquilo é totalmente verde! Mas estamos a falar de um concelho envelhecido e com pouca população. Acho que o importante é ter percentagens para as cidades de Coimbra e da Figueira da Foz.

Reafirmo o que disse anteriormente: a força da frutaria depende muito da divisão mental entre 'norte' e 'sul' na mente das pessoas. E considero os suínos azuis como uma ameaça maior ao Sporting enquanto clube de dimensão nacional, pois enquanto que nas zonas do país aonde predomina o SCP e a lampionite existe uma cultura de pluralismo desportivo, nas zonas de maioria suína essa concepção evapora: não ser da frutaria equivale a ser 'traidor', um 'mouro' ou 'magrebino'. Sofri isso na pele quando tentei festejar o título na cidade do Porto. Não importa seres de lá, és um 'traidor' e és tratado como tal.
Registado

João Rocha versus 'Sistema': "A parte final do campeonato 79/80 leva-o a entrar em polémicas com o FC Porto. O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: "Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos".


Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #101 em: Junho 06, 2013, 14:05 »


Ex-Rodrigo


*
Júnior

Mensagens: 2476
Idade: 17
Localidade: Seixal
Masculino



Coimbra é tão Verde como Leiria, Alentejo ou Algarve..... Basta ver as casas que a Académica tem quando lá vamos nós e quando vão lá os corruptos....

Já apanhei jogos aqui com 300 ou 400 adeptos só... Não se pode ir por aí que isso não é assim tão linear!

Isso é muito subjectivo. Apesar de todos os mitos entre lampioes tripeiros e Sportinguistas nós ao fim de tudo continuamos a ser homens e mulheres normais que gostamos do clube mas que se houver maus resultados já não há tanta "paciência" para ir ver um jogo, isto em Alvalade mas também nos distritos perto de Lisboa, se reparares às vezes levamos menos gente a Leiria e a Coimbra e mais a Aveiro, Braga e por vezes Guimarães (em 11/12 era-mos uns 4000) isto quando o Sporting está na trampa. Porquê? Porque o Sportinguista do Norte muitas vezes só tem oportunidade de ver jogos do Sporting ao vivo quando o clube vai à sua cidade ou a uma região próxima, já quando se trata de Coimbra e isso tudo já não é bem assim, por exemplo o meu padrinho que é lampião vive a mais de 200 kms de Lisboa na Beira consegue perfeitamente ir ao galinheiro 4 ou 5 vezes por ano. Por isso o Sporting só consegue por muita gente em regiões relativamente próximas quando está num bom momento.

PS: Fui agora ao Zero Zero e as estatísticas mais antigas (números exactos) datam de 04/05.... Nesse ano perdemos o título na penultima jornada pusemos 15000 pessoas o porto que ficou à nossa frente puseram lá 11000 pessoas.   
Registado
Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #102 em: Junho 06, 2013, 15:32 »


Verde (ê) (latim Viridis, -e)


*
Veterano

Mensagens: 5520
Localidade: Além-Tejo
Masculino


Sou de Santarém e estudo em Coimbra. Em Santarém posso afirmar que a coisa se divide mais ou menos por 62% de lampiões, 3% de corruptos e 35% de Sportinguistas. Isto tem como base um grupo que tenho no facebook partilhado com alguns adeptos mais assíduos (30+) e que dá para fazer esta amostra que acredito não seja muito distante da realidade.

Então infelizmente é mesmo muito igual ao Alentejo. Sendo que no Baixo Alentejo, a coisa fica mesmo negra. Em toda a minha escola, do 1º ao 12º ano e numa média de 25 alunos por turma, os lampiõezinhos eram sempre cerca de 20, havia meia-dúzia dos nossos (muitas vezes raparigas) e sempre um portista (desde o calcanhar do Madjer, claro).

Prestem bem atenção, ser Sportinguista era quase como ser fan do Salazar, lembro-me muito bem dos professores tentarem lavar a cabeça dos miúdos. Quem tiver argumentos que me desminta, mas haviam duas coisas que os professores no Alentejo profundo usavam para chantagear as crianças nos vinte anos pós 25 de Abril :
- A não participação nas "cooperativas de material escolar" ou nos festejos da Revolução;
- A não participação no "tens de ser do Benfica".

Estamos a falar de um período que cobre os anos 80 e 90 e em que não era descabido dizer que eles chegavam aos 80% em vários sectores da sociedade no Alentejo e na Margem Sul. Acreditem se quiserem. Como diz e bem o Manuel Moura Santos, isto era tudo deles.

Com os títulos de 2000 e 2002 houve uma nova geração de Sportinguismo no Alentejo, já distante do analfabenfiquismo. Posso mesmo dizer que, segundo relatos, desde o fim dos anos 50 foi a primeira vez que a curva inverteu. No tempo dos meus avós, o Sporting era dominante e as bestas não relinchavam.

Em Évora há um núcleo apreciável de portistas na cidade, talvez por causa da grande quantidade de estudantes da UEvora.

Em Coimbra a coisa já se equipara mais e diria que apesar de tudo, quando cheguei cá à uns 6 anos a coisa era mais equilibrada entre Sporting e lampiões, sendo que os corruptos tinham uma pequena falange de adeptos (até o Vitória de Guimarães os igualava nesse aspecto), com o passar destes anos, perdemos claramente parte desses adeptos e os putos que agora vão entrando para aqui são maioritariamente mais azuis e menos verde e vermelhos, no entanto quem mais perde somos nós!

Bate 100% certo com a minha análise.
Registado

Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #103 em: Junho 06, 2013, 15:43 »


Verde (ê) (latim Viridis, -e)


*
Veterano

Mensagens: 5520
Localidade: Além-Tejo
Masculino


Reafirmo o que disse anteriormente: a força da frutaria depende muito da divisão mental entre 'norte' e 'sul' na mente das pessoas. E considero os suínos azuis como uma ameaça maior ao Sporting enquanto clube de dimensão nacional, pois enquanto que nas zonas do país aonde predomina o SCP e a lampionite existe uma cultura de pluralismo desportivo, nas zonas de maioria suína essa concepção evapora: não ser da frutaria equivale a ser 'traidor', um 'mouro' ou 'magrebino'. Sofri isso na pele quando tentei festejar o título na cidade do Porto. Não importa seres de lá, és um 'traidor' e és tratado como tal.

Tudo certo excepto o que, peço desculpa, risquei.

Eu ainda apanhei a ditadura de pensamento único lampião, em que até os professores pressionavam e incitavam as crianças a ostracizar os colegas que não estivessem em conformidade.

Lê o post acima.

E tu sabes que eu sou anti-portista, mas não esqueço o passado nem jamais poderei dar um milímetro aos vermelhos. Eles só querem usar-nos para derrubar quem os derrotou e voltarem a ser os donos disto tudo.

Lembra-te disto.
Registado

Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #104 em: Junho 06, 2013, 15:46 »



*
Sénior

Mensagens: 3642
Idade: 30
Localidade: Lagos
Masculino


Não concordo com tua análise, Viridis. Principalmente no que ao Baixo Alentejo diz respeito. Pelo menos no Alentejo Litoral, o Sporting sempre esteve muito bem representado.

Nas minhas turmas nunca andámos muito longe do número de lampiões. Em localidades como Sines, Santiago do Cacém e Santo André, sempre conheci muitos Sportinguistas.
Registado
Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #105 em: Junho 06, 2013, 15:49 »



*
Júnior

Mensagens: 1882
Idade: 32
Localidade: Lisboa-Londres-Sevilha
Masculino


E tu sabes que eu sou anti-portista, mas não esqueço o passado nem jamais poderei dar um milímetro aos vermelhos. Eles só querem usar-nos para derrubar quem os derrotou e voltarem a ser os donos disto tudo.

Lembra-te disto.

não tens de te justificar e gosto de ler os teus posts. Como já escrevi anteriormente, cada um escreve sobre a sua experiência pessoal. Eu falo da minha experiência enquanto criança que viveu em Lisboa e adolescente no Porto, nos anos 90, ou seja no auge do 'lisboa a arder'.

Gostei da tua análise.
Registado

João Rocha versus 'Sistema': "A parte final do campeonato 79/80 leva-o a entrar em polémicas com o FC Porto. O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: "Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos".
Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #106 em: Junho 06, 2013, 15:54 »



*
Veterano

Mensagens: 18747
Idade: 29
Localidade: Póvoa de Varzim
Masculino


Na minha banda somos 7 elementos músicos, 4 Sportinguistas... em termos percentuais, acho que é a zona onde existem mais Sportinguistas em todo o país... 
Registado

Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #107 em: Junho 06, 2013, 16:01 »



*
Júnior

Mensagens: 1882
Idade: 32
Localidade: Lisboa-Londres-Sevilha
Masculino


Na minha banda somos 7 elementos músicos, 4 Sportinguistas... em termos percentuais, acho que é a zona onde existem mais Sportinguistas em todo o país... 

mas na Póvoa ainda há um número considerável de Sportinguistas. e também em Vila do Conde, certo?
Registado

João Rocha versus 'Sistema': "A parte final do campeonato 79/80 leva-o a entrar em polémicas com o FC Porto. O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: "Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos".
Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #108 em: Junho 06, 2013, 16:55 »


Verde (ê) (latim Viridis, -e)


*
Veterano

Mensagens: 5520
Localidade: Além-Tejo
Masculino


Não concordo com tua análise, Viridis. Principalmente no que ao Baixo Alentejo diz respeito. Pelo menos no Alentejo Litoral, o Sporting sempre esteve muito bem representado.

Nas minhas turmas nunca andámos muito longe do número de lampiões. Em localidades como Sines, Santiago do Cacém e Santo André, sempre conheci muitos Sportinguistas.

Já apanhaste uma fase mais tardia com muitas mudanças de mentalidade, menos "montanhêra". Não te esqueças que o litoral atraiu muita gente de fora para as indústrias de Sines, muitas mentalidades novas, professores de fora, muitos retornados.
Registado

Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #109 em: Junho 06, 2013, 19:12 »



*
Veterano

Mensagens: 18747
Idade: 29
Localidade: Póvoa de Varzim
Masculino


Na minha banda somos 7 elementos músicos, 4 Sportinguistas... em termos percentuais, acho que é a zona onde existem mais Sportinguistas em todo o país... 

mas na Póvoa ainda há um número considerável de Sportinguistas. e também em Vila do Conde, certo?

Não sei porque razão os Sportinguistas raramente se manifestam... Há um grande número dos 3 clubes considerados grandes, mas penso que serão as galinhas os que ganham.
Registado

Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #110 em: Junho 06, 2013, 19:16 »



*
Júnior

Mensagens: 1882
Idade: 32
Localidade: Lisboa-Londres-Sevilha
Masculino


Na minha banda somos 7 elementos músicos, 4 Sportinguistas... em termos percentuais, acho que é a zona onde existem mais Sportinguistas em todo o país... 

mas na Póvoa ainda há um número considerável de Sportinguistas. e também em Vila do Conde, certo?

Não sei porque razão os Sportinguistas raramente se manifestam... Há um grande número dos 3 clubes considerados grandes, mas penso que serão as galinhas os que ganham.
por acaso sempre pensei que nessas zonas o predomínio era dos suínos azuis. Se achas que os periquitos são barulhentos aí, faz uma visita ao interior do distrito do Porto. São verdadeiramente histéricos... e uma clara maioria!
Registado

João Rocha versus 'Sistema': "A parte final do campeonato 79/80 leva-o a entrar em polémicas com o FC Porto. O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: "Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos".
Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #111 em: Junho 06, 2013, 22:18 »



*
Veterano

Mensagens: 18747
Idade: 29
Localidade: Póvoa de Varzim
Masculino


Não se trata de serem barulhentos. Só me parece que a maior falange de apoio é vermelha.
Registado

Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #112 em: Junho 10, 2013, 00:46 »



*
Iniciado

Mensagens: 194
Localidade: Braga
Masculino


Numa pousada onde fiquei perto de Viseu, perguntei à recepcionista como era o cenário. Ela disse que o Benfica continuava a ter alguma maioria e que havia cada vez mais adeptos do Porto e menos do Sporting.

Nada de novo nem surpreendente.


Em Aveiro será
Porto 35% / Benfica 35%
Sporting <20%
apenas Beira-Mar <5%
Belenenses <5%
Outros <5%

Em Coimbra
Benfica 40-45%
Sporting 20-25%
Porto 20%
apenas da Académica >10%
Outros 1%

Discordo da tua opinião em relação a Aveiro, para além de factos como :
Núcleos Sporting, ativos ou não, não existem por acaso
Núcleo Sportinguista de Ovar
Núcleo Sportinguista de Águeda
Núcleo Sportinguista de Ílhavo
Núcleo Sportinguista de São João da Madeira
Núcleo Sportinguista de Estarreja
Núcleo Sportinguista da Bairrada
Núcleo Sportinguista de Espinho
Núcleo Sportinguista de São Bernardo
Núcleo Sportinguista de Aveiro
Núcleo Sportinguista da Murtosa
JL Ovar
JL Mealhada

nucleos do porto em aveiro:
admito que haja embora não conheça nenhuma....

Estádio de Aveiro:
2010.2011
Beira-Mar - Sporting :13391
Beira-Mar - Porto:6959
Beira-Mar - Benfica:15468

2011.2012
Beira-Mar - Sporting :15548
Beira-Mar - Porto:4628
Beira-Mar - Benfica:17485
(em Aveiro)
Feirense - Porto:8872
Feirense - Sporting:14848

2012.2013
Beira-Mar - Sporting :6735 (obs. ultimo jogo da pior época de sempre e mais do que fcp)
Beira-Mar - Porto:6542 (obs. a lutar pelo titulo)
Beira-Mar - Benfica:18320  (obs. a lutar pelo titulo)

fonte : http://www.lpfp.pt/

Facilmente em Aveiro estou na presença de mais Sportinguistas do que portistas...

Resumo: apesar da proximidade +- 70 km do Porto e 250 km de Lisboa a zona é dominada por lampioes(45% seguidamente por Sportinguistas 30% e depois fruteiros 20%  , 5% outros...
« Última modificação: Junho 10, 2013, 00:50 por ribeiroL » Registado
Re: Onde há mais Sportinguistas? , « Resposta #113 em: Junho 10, 2013, 01:54 »



*
Júnior

Mensagens: 1882
Idade: 32
Localidade: Lisboa-Londres-Sevilha
Masculino


Facilmente em Aveiro estou na presença de mais Sportinguistas do que portistas...

Resumo: apesar da proximidade +- 70 km do Porto e 250 km de Lisboa a zona é dominada por lampioes(45% seguidamente por Sportinguistas 30% e depois fruteiros 20%  , 5% outros...

acho que as percentagens do Viridis relativamente ao Distrito de Aveiro estão correctas, pois a zona fruteira (zona norte) é a mais densamente populada: Santa Maria da Feira, Espinho, SJMadeira, etc...

Mas fico contente com o teu primeiro parágrafo. Sempre que estive em Aveiro fiquei com a ideia que era dominada por lamps, seguida de frutas.
Registado

João Rocha versus 'Sistema': "A parte final do campeonato 79/80 leva-o a entrar em polémicas com o FC Porto. O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: "Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos".
Gosta deste tópico? Partilhe-o:
Páginas: « anterior 1 ... 4 5 [6] Ir para o topo Imprimir
Fórum SCP - A Comunidade do Sporting Clube de Portugal Assuntos Desportivos Assuntos Desportivos Gerais e de Outros Clubes (Moderador: Angel Lion) Tópico:

Onde há mais Sportinguistas?

« tópico anterior seguinte »
Ir para:

Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2011, Simple Machines
Tema SMFone modificado por Avantix e Paracelsus.
Optimizado para o Mozilla Firefox na resolução 1024 x 768.
© 2004 - 2010 | Fórum SCP | Alguns Direitos Reservados
Fórum não-oficial do Sporting Clube de Portugal

Ajuda | | Sitemap | Política de Privacidade