A resposta para mim é a total falta de civismo e educação do tuga típico, especialmente no que toca a andar de carro... os exemplos de que fala o António são uma excepção que deve acontecer muito poucas vezes.
Pegando nessa pergunta podiamos fazer mais algumas que me enervam solenemente:
Porque é que há sempre chicos espertos que passam à frente de todos e se enfiam na frente de um fila de carros que já comecou há uma data de metros atrás? Esta então passo-me dos carretos quando acontece...
Porque é que agora a berma virou faixa? È moda hoje em dia ir-se pela berma se se vai sair na saída seguinte e está transito nas outras 3 faixas, mesmo que essa saída fique ainda a 3 Km de distância... mais uma chico-espertice que chega ao cumulo do ridículo de, por exemplo no Eixo Norte-Sul, a berma ficar com tanto trânsito como as faixas. Se é necessário passar uma ambulância, não passa, ainda por cima numa das vias de acesso ao Santa Maria.
Porque é que há pessoal que estaciona em segunda fila e está-se a cagar para o gajo que está a apitar há meia hora para conseguir sair com o carro dele?
Porque é que há gajos que numa junção de filas de carros não deixam passar um de cada fila alternadamente e vão encostados a 2mm do gajo da frente só para não deixar passar ninguém? Isto para já não falar dos tristes que nem motas deixam passar nas filas de transito...
Porque é que os lugares reservados para GPL estão SEMPRE ocupados com carros não-GPL?
Porque é que existem taxista?