Robot de cozinha Bimby

Sinceramente não percebo. A máquina nunca poderá superar o homem na qualidade e sobretudo na invenção e modernização. Mais, qual é a piada de fazer um jantar romântico com uma... bimby? :inde: Para quem não gosta de cozinhar ou é preguiçoso se calhar é uma boa ideia.
Sinceramente não percebo. A máquina nunca poderá superar o homem na qualidade e sobretudo na invenção e modernização. Mais, qual é a piada de fazer um jantar romântico com uma... bimby? :inde: Para quem não gosta de cozinhar ou é preguiçoso se calhar é uma boa ideia.

O que realmente me empolgou é a potencialidade da máquina em rentabilizar o ingredientes. Com um pouco de açúcar, gelo e limões, sai dali uma excelente limonada. 3 peças de fruta, mais açúcar e gelo, e temos sorvete. Depois as cascas de não sei o quê, podem ainda ser aproveitadas para compotas. Tudo em questão de minutos sem sujar muita loiça.

Ou seja, ajuda a aproveitar o que antes era desperdiçado, é rápida economizando não só tempo como também energia eléctrica.

Nos tempos que correm, se ajudar a diminuir a despesa do hipermercado, creio que realmente se justifica.

Agora a minha dúvida é se por exemplo a MyCook, da Taurus, não faz também as mesmas coisas por um preço inferior? E não haverá também outros robots igualmente úteis e bem mais parados?

Eu tenho uma e é uma fantástica aquisição, sobretudo quando tens 10 pessoas a visitar-te e queres fazer 5 coisas diferentes, mais sobremesa e entradas... em 2 ou 3h consegues fazer tudo e melhor, fica tudo bem feito, quem inventou esta máquina era um génio.

E claro que para fazeres aquelas sobremesas que usam tachos, tachos e mais tachos, não há melhor que a Bimby... então e refogado sem teres de mexer ou verificar a panela uma única vez? Ou o molho bechamel sem teres de mexer e que não queima no fundo da Bimby? São estes pequenos requintes que uma pessoa aprende a valorizar quando tem que ter tempo para outras coisas, como andar de olho na filha que já aprendeu a andar. ;D
E as caipirinhas que o bicho faz?Oh oh!
Isto dava-me um jeitão aqui, nem um bife sei fritar... Isto é coisa para custar quanto?
Sou grande adepto da bimby. Ate parece que sei cozinhar!
E para quem tem bebes, como eu, e passa a vida a fazer sopas e pures, e um mimo. Aconselho!
Desenterrando a bimby...

Hoje vieram fazer uma demonstração cá a casa e como é natural ficámos todos entusiasmados.
No entanto por intermédio de outras pessoas ficámos também a saber que existem no mercado outros robots de cozinha, bem mais baratos e igualmente úteis.

Por acaso não há aqui pelo fórum que tenha um desses e que queira partilhar a sua experiência?

Tenho uma e gosto muito. É fantástica para todos os tipos de utilizadores:

- Para quem não sabe cozinhar bem, ou não gosta, ou não está para isso, consegue fazer receitas muito interessantes e variadas. Basta seguir as instruções dos livros e não tem que enganar. Como dizia um conhecido meu "aquilo é um SOP para as receitas" (SOP - standard operating procedure, serve nas empresas para basicamente garantir que as coisas se fazem sempre da mesma forma para que o resultado seja sempre igual)

- Para quem sabe e gosta de cozinhar, ajuda imenso a diminuir o trabalho. Podemos fazer várias partes do processo automaticamente, libertando-nos o tempo para irmos fazendo outras coisas. Um bechamel, por exemplo, não tem grande ciência, mas fazer aquilo no tacho demora tempo porque temos de estar sempre a mexer. Com este robô podemos imediatamente passar para outras tarefas. Neste caso a Bimby ajuda não para fazermos uma receita duma ponta a outra mas como instrumento de trabalho para realizar algumas tarefas

Algumas ideias soltas:

- Uso imenso o modo de processador (para ralar queijo, picar gelo, fazer icing suggar)
- Faço muitos sumos de fruta no momento, o que até é mais saudável
- Nos livros de receitas: convém cortar no açúcar e no azeite. As quantidades que põem são muito exageradas
- É uma coisa cara. Mas consegue-se ir amortizando, com coisas que deixamos comprar ou cujo consumo reduzimos (sumos, massa quebrada, massa de pizza, outros alimentos processados - bolas, até dá para fazer iogurte!)
Tenho uma e posso dizer que utilizo mais eu do que a minha mulher...
sei que é cara e nem todas as pessoas têm hipotese de... a minha felizmente foi prenda de casamento... :)
faço desde caipirinhas a massa de pizza, biscoitos, scones, refogados, peixe ao sal (utilizo uma peça que chamam a varoma...); sopas; batidos...

basicamente, só precisas de saber ler e ter os ingredientes :)
Sempre Sporting!

O que realmente me empolgou é a potencialidade da máquina em rentabilizar o ingredientes. Com um pouco de açúcar, gelo e limões, sai dali uma excelente limonada. 3 peças de fruta, mais açúcar e gelo, e temos sorvete. Depois as cascas de não sei o quê, podem ainda ser aproveitadas para compotas. Tudo em questão de minutos sem sujar muita loiça.

Ou seja, ajuda a aproveitar o que antes era desperdiçado, é rápida economizando não só tempo como também energia eléctrica.

Nos tempos que correm, se ajudar a diminuir a despesa do hipermercado, creio que realmente se justifica.

Agora a minha dúvida é se por exemplo a MyCook, da Taurus, não faz também as mesmas coisas por um preço inferior? E não haverá também outros robots igualmente úteis e bem mais parados?

Também estava curioso acerca dessa MyCook. Já agora ARMAS, quanto é que a Bimby custa actualmente?
A continuidade e a sua credibilidade trouxeram-nos a esta triste realidade. Basta!

Também estava curioso acerca dessa MyCook. Já agora ARMAS, quanto é que a Bimby custa actualmente?

Não me recordo o preço exacto que disseram (a minha mulher é que valou com a vendedora), mas creio que anda na ordem dos 800€/900€, valor que pode ser dividido em não sei quantas prestações..

Não me recordo o preço exacto que disseram (a minha mulher é que valou com a vendedora), mas creio que anda na ordem dos 800€/900€, valor que pode ser dividido em não sei quantas prestações..

Obrigado ARMAS.   :great:

Em relação às tuas questões, talvez aqui encontres alguma ajuda:

http://www.forum-bebes.com/sala-de-convivio/bimby-vs-mycook-vs-superchef-vs-masterchef-7800/

P.S. - Tens é de ter paciência, que num forum de gajas falam de tudo menos do assunto em si.  :twisted:
« Última modificação: Dezembro 09, 2011, 15:45 pm por Zambrot »
A continuidade e a sua credibilidade trouxeram-nos a esta triste realidade. Basta!

É verdade, anda a volta desses valores. Quanto as outras nao sei mas posso atestar a qualidade da bimby...desde o simples copo ate à lamina...
Sempre Sporting!
Sou um fervoroso anti-Bimby!!! Sério, sempre achei que era uma mariquice e que nada supera o ser humano na cozinha (mesmo sendo eu terrível na arte culinária - a verdade é que não tenho paciência para os tachos). Quem daria o toque especial? Quem seria o responsável pela inovação (sim, que um tipo habitua-se a seguir aquilo e lixa-se para o invento)?

... contudo, é ela que está a fazer a lasanha para o jantar...  :shifty:

Que eu vou comer... sob protesto!  >:(

:mrgreen:

Confirmo o último valor, foi o que a minha custou. Há cerca de um ano (acho eu).
« Última modificação: Dezembro 12, 2011, 15:22 pm por Ravanelli »
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
O problema é que se viu a bimby como substituto do homem em vez de ajudante... É o 123 do sec xxi
Para a cozinha portuguesa nao da para fazer uma caldeirada ou uma dobrada ou arroz de pato mas é uuma ajuda gigante em preparados e ref simples. Nao suja, facil limpar, refogados 5 estrelas, faz massa 5 estrelas. Sopa em 30 min.
Sempre Sporting!
A mim dava-me jeito que às vezes sou eu que faço o almoço, e assim metia-a a cortar os vegetais e essas cenas e assim eu despachava-me mais rápido. E além disso não sou muito bom a cortar cebola :mrgreen:
Mas nunca a usaria para fazer a comida por mim.
Chat shit get banged.
O problema é que se viu a bimby como substituto do homem em vez de ajudante... É o 123 do sec xxi
Para a cozinha portuguesa nao da para fazer uma caldeirada ou uma dobrada ou arroz de pato mas é uuma ajuda gigante em preparados e ref simples. Nao suja, facil limpar, refogados 5 estrelas, faz massa 5 estrelas. Sopa em 30 min.

Oh não que não faz caldeirada...

http://www.forumbimby.com/receita.php?recid=3267&catid=
http://fleaecoffee.blogspot.com/2010/07/caldeirada-de-tamboril-na-bimby.html
http://eu-e-a-bimby.blogs.sapo.pt/884.html

... e isto são apenas alguns exemplos. :mrgreen:

Continuo a afirmar, um desperdício de dinheiro, mas para quem tem uma lady (ás vezes) lá em casa sabe que aquilo é bicho diabólico, faz-te a cabeça de tal maneira que no final suspiras e dizes "tá bem...". Esta máquina custa praticamente 1000 euros, um absurdo de dinheiro, mas adiante. A minha pergunta é, vocês falam de bacalhau com natas e pratos complexos mas tudo o que é comida "má" não toco, basicamente é tudo à base de cozidos e grelhados. Qual é o comportamento da máquina nesse sentido? Ou não compensa investir nesta máquina para esse tipo de comer?
Stunner: como disse algures aí em cima, não é bem assim. Eu adoro cozinhar e a Bimby é útil. Ao contrário da ideia que tinha antes de ter o aparelho, aquilo é um ajudante de cozinha, não é um chef. Eu sou o chef da cozinha. A Bimby é o ajudante a quem mando fazer os trabalhos chatos e pouco criativos: fazer purés, engrossar molhos, picar legumes.

Será que eu podia fazer hamburgers com chutney de tomate cereja para um jantar preguiçoso? Podia. Mas teria demorado mais que os 5 minutos que demorei. E a receita do chutney foi a minha (e não a da máquina).

Continuo a afirmar, um desperdício de dinheiro, mas para quem tem uma lady (ás vezes) lá em casa sabe que aquilo é bicho diabólico, faz-te a cabeça de tal maneira que no final suspiras e dizes "tá bem...". Esta máquina custa praticamente 1000 euros, um absurdo de dinheiro, mas adiante. A minha pergunta é, vocês falam de bacalhau com natas e pratos complexos mas tudo o que é comida "má" não toco, basicamente é tudo à base de cozidos e grelhados. Qual é o comportamento da máquina nesse sentido? Ou não compensa investir nesta máquina para esse tipo de comer?

Grelhados: não. Cozidos: sim, é possível (embora nos casos em que se use uma panela de pressão seja mais rápido continuar a usar a panela). Tem, no entanto, a vantagem de permitir cozinhar a vapor (legumes, por exemplo) e ao sal (peixe ao sal é sempre bom)
Os meus pais têm uma à já algum tempo.. queria ver se eu dava algum uso a ela, para ir fazendo qualquer coisa. Vou explorar nas próximas semanas e ir fazendo umas coisas.. eheh

Não sou nenhum chefe.. aliás, só sei fazer as cenas básicas... ovos, bifes e essas coisas eheh.
Fã numero 1 da maquina!!  :lol:

Gosto de cozinhar e cozinho razoavelmente bem. Mas sou muito preguiçoso!