Fórum SCP

Associação de Adeptos Sportinguistas

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Citar
12-02-2012
V Pensar Sporting: 'Mudar mentalidades'

A quinta edição da iniciativa de debate "Pensar Sporting", promovida para AAS (Associação de Adeptos Sportinguistas), e subordinada ao tema "Violência associada ao Fenómeno Desportivo", decorreu este domingo no auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.
O objectivo do evento consistia numa abordagem à temática da violência nos recintos desportivos, sob os pontos de vista sociológico, económico e legislativo. Todos reconheceram que é necessário mudar mentalidades ao nível da prevenção e, durante a iniciativa, foi defendida a ideia de criar um Oficial de Ligação aos Adeptos (Supporter Liaision Officer), um interlocutor que faz a ponte e a comunicação entre o clube e os adeptos (o Sporting já o utiliza), tal como já existe noutros países.

O primeiro orador foi o secretário de Estado da Juventude e Desporto, dr. Alexandre Mestre, em representação do primeiro-ministro de Portugal, que falou sobre o papel do Governo na prevenção e antecipação da violência no desporto.

Em seguida, o presidente do Sporting, Luís Godinho Lopes, salientou a importância da discussão, congratulando-se com o dinamismo da Associação de Adeptos Sportinguistas por ter avançado com este debate. “Esta iniciativa da AAS marca pela diferença e pela positiva a forma como se deve pensar e se deve, por dentro, entender estes fenómenos do futebol. Em Portugal o Sporting tem procurado manifestar também, através da sua própria organização, uma maneira diferente de estar no sector desportivo. É razão pela qual entregámos ao sr. ministro da Administração Interna, um documento claro de legalização dos três grupos organizados de adeptos do Clube. O Sporting entende que as pessoas não devem ser afastadas, mas sim integradas”, exprimiu.

Durante o evento tiveram lugar intervenções dos vice-presidentes do Sporting, José Nobre Guedes (investimento em segurança e prevenção) e Paulo Pereira Cristovão (case-study Sporting), do director da Football Supporters Europe e da Associação My Roma, o italiano Riccardo Bertolin (que foi o convidado especial e falou sobre a realidade europeia e case-study italiano), do presidente da Associação de Adeptos Sportinguistas, Pedro Faleiro Silva (realidades e mentalidades).

Sobre a promoção do espectáculo do futebol – Marketing Tribal – interveio o prof. do ISCTE, Pedro Dionísio, e sobre os temas: tendências e políticas europeias para o futebol, segurança no futebol, e a missão do Oficial de Ligação aos Adeptos intervieram o superintendente Paulo Gomes (representante do Conselho da Europa), o intendente Luís Manuel Elias (Chefe da Área Operacional do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP) e o prof. Jorge Silvério (Provedor do adepto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional), respectivamente.

O discurso de encerramento coube a Nuno Manaia Costa, novo presidente da AAS, que se congratulou com o sucesso do evento e anunciou, desde logo, que a sexta edição de “Pensar Sporting”, em 2013, decorrerá no âmbito de um projecto financiado pela Comissão Europeia destinado a estudar questões de "ownership", fomentando as vertentes associativas dos clubes e participação dos adeptos na gestão das mesmas.

Leia mais na próxima edição do jornal Sporting, terça-feira nas bancas.

Texto: Sandro Baguinho
Foto: César Santos

   Brilhante escolha de tema para o evento do ano que vem. Vamos ver como a aproximação da direcção do Sporting à AAS e ao Pensar Sporting irá evoluir. Aproveito para desejar felicidades ao novo presidente da AAS.  :clap:

Não me parece que seja gralha, porque eles escrevem primeiro "Pedro Faleiro da Silva, presidente da AAS" e só depois é que se referem ao Manaia como novo presidente. Parece coerente, em termos de discurso. Mas não sei se é verdade, claro.

Foi feita referência a isso durante o "Pensar Sporting", tendo sido o próprio NMC a fazer, pela primeira vez na condição de presidente, o discurso de encerramento.


O Manaia é o novo Presidente da AAS , ou é gralha do Site?

SL

É correcto

Obrigado.
Boa sorte entao ao Manaia que dê continuidade ao bom trabalho desenvolvido pelo Pedro anteriormente.

SL
Obrigado André.
O PMAG passa a ser quem? Creio que era o Manaia.
Querem acabar de vez com a nossa paixão!
Não vamos deixar... porque nunca desistimos de ti!
Obrigado André.
O PMAG passa a ser quem? Creio que era o Manaia.

Sim era o Manaia.
Tb nao sei quem fica.

SL
É o Paulo de Andrade.

A lista dos OS será publicada nos próximos dias, com certeza.

Abc
É o Paulo de Andrade.

A lista dos OS será publicada nos próximos dias, com certeza.

Abc

O PAndrade que já foi da nossa SAD?
Pedro um agradecimento nesta hora que ao que parece vais abandonar esta lides(pelo menos como Presidente).
 :clap: :clap:

SL


Este Paulo de Andrade?  :shifty:

Parabéns pelo bom trabalho durante estes anos, Pedro.  :great:
Querem acabar de vez com a nossa paixão!
Não vamos deixar... porque nunca desistimos de ti!
Our culture is not for sale..! Sporting Sempre
Infelizmente não tive oportunidade de ver o debate.

É verdade que o Filipe Castro Guedes defendeu o (aborto) fosso do Estádio ?!

É possível a imbecilidade ter atingido níveis tão altos ?! Mas esse "sócio" vive em que mundo ? Ainda não ganhou vergonha na cara por defender os projectos falhados dos "amigos" ?

Bem se isso é verdade... já estou a ver que a história de fechar o fosso foi só areia para os olhos e mentiras para calar alguns sócios... é bem Godinho e PPC, boa!
És um verdadeiro Leão na Internet... mas ainda não és sócio? Muda isso num só minuto, faz-te sócio e sê uma voz activa/participativa no nosso clube! Precisamos da ajuda de todos os Sportinguistas! -> https://socionumminuto.pt

A verdade sobre o Sporting da "geração" Roquette

Documentário "GOLPE NO SPORTING"
Não me foi possível assistir a todos os pormenores do evento pois estava a tratar da logística. Contamos disponibilizar as imagens do evento que foram transmitidas via site ;)
Merchandising da AAS disponível:

Polo "WE RESPECT THE GAME"






Ver em:

http://www.aasporting.org/loja-aas/


É pá está muito bem conseguido
Hugo será que existe para o meu tamanho?  :mrgreen:

Quero 1 para a minha colecção.

SL
Citar
Comunicado Oficial AAS

“Reacção após o jogo em Setúbal”
A Associação de Adeptos Sportinguistas demonstra a sua incredulidade perante os recentes acontecimentos no futebol português e no Sporting Clube de Portugal. Entendemos ser este o momento de reacção conjunta - de adeptos, sócios, dirigentes, colaboradores do clube e atletas:

1) Continuam as habituais habilidades nos relvados do nosso país, protagonizadas pelos mesmos de sempre. Com a competência a que já nos habituaram, temos árbitros a errar ciclicamente sempre para o mesmo lado. E visto que o corporativismo do sector se esgotou no passado, com o boicote ao Sporting Clube de Portugal, é altura de dizer que o Sporting tem sido “ROUBADO” em vários jogos, sobretudo nos decisivos, com consequências que só terão reflexo na classificação do Sporting, porque na dos respectivos árbitros não…

2) Esperamos ansiosamente pelas habituais declarações dos "Guilhermes" desta vida, em defesa da “sua” APAF e dos “seus” árbitros, agora que outros clubes de Lisboa se pronunciaram duramente sobre o carácter destes. O seu silêncio, na sequência das queixas desta última jornada, representará a total demissão do cargo e das suas funções, pelo que, caso se mantenha em silêncio, desafiamos, desde já, a que o faça para sempre. A bem do futebol português, da verdade desportiva e da honestidade intelectual.

3) Sinal dos tristes tempos em que vivemos, vem agora um clube histórico - Vitória de Setúbal, outrora distinto hoje dirigido por vulgaridades, procurando desculpar um acto de violência (no caso verbal e de teor racista e xenófobo) com outros casos que nada têm a ver com aqueles. Registe-se ainda o facto do Sporting Clube de Portugal ser dos clubes em Portugal que mais investiu em conforto e segurança no seu estádio, ao contrário do clube de Setúbal.

4) Mas este facto não ensombra nem nos faz esquecer que a qualidade futebolística demonstrada nos relvados pela equipa do Sporting, nos últimos jogos, tem sido péssima, chegando a denotar falta de vontade e motivação para fazer mais e melhor. Já vimos que esta equipa pode praticar bom futebol, pelo que qualquer exibição abaixo de tais standards tem de ser considerada negativa. Já é tempo de vermos mais futebol, mais alegria no relvado e que demonstrem o real prazer que sentem em envergar a NOSSA camisola!

5) Do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, com os seus órgãos eleitos, e do Sporting Clube de Portugal SAD - com os seus órgãos executivos nomeados pelo Clube, entendemos ser imperativo vir a público denunciar todas as situações que prejudicam claramente o nosso clube, para além de transmitirem, interna e externamente, organização, coesão, solidariedade, ambições e rigor ao nível do Sporting Clube de Portugal e do prometido no início da época.

A todos os atletas da equipa profissional de futebol do Sporting Clube de Portugal que enfrentam jogos decisivos até ao final da época, expressamos o nosso apoio e sobretudo as nossas exigências. A camisola que envergam não está ao alcance de todos. Traz o peso da sua História, de grandes figuras que a vestiram e exige muito respeito, carácter e determinação.
 
A todos será o momento de relembrar que se “O SPORTING ESTÁ DE VOLTA”, está mais do que na altura de o vermos!


Comité Executivo
Associação de Adeptos Sportinguistas
O órgão que defende verdadeiramente o Sporting!  :clap:

Que não se cala perante o silêncio que ensurdece os sócios e adeptos do Sporting. Brilhante mais uma vez a AAS nesta tomada de decisão, tal como nos vem habituando, sempre em prol dos pregaminhos históricos do clube!

Orgulho-me, muito sinceramente, de ter no meu clube sócios que defendem como mais ninguém o faz, nem qualquer Direcção sonha fazer, a história e os adeptos do Sporting. Muito bem!
Our culture is not for sale..! Sporting Sempre
Grande comunicado.

Só pecaram por não denunciarem as condições quase submundas com que fomos recebidos no Bonfim. Já enumerei as questões no tópico do jogo. Parecia que estávamos numas masmorras, nem água havia nas casas de banho (e chamar casas de banho aquilo é como dizer que o Polga defende bem..), nem um rolo de papel higiénico, nada...

Estádio de terceiro mundo.

Pertenecemos a aquellos que lo dan todo por una idea, dicen que estamos en extinción, puede que seamos los últimos rebeldes, pero con la convicción de luchar hasta el final por lo que defendemos. Recorremos miles de kilómetros sin la seguridad de volver todos enteros a casa, sin el aplauso de nadie... Porque no lo necesitamos, porque nosotros preferimos seguir a nuestro equipo donde vaya, que quedarnos en casa viendo la televisión.
Venid con nosotros, vuestra vida no será mejor, eso no lo podemos garantizar, pero si aseguramos que vivirás verdaderamente.                     POLITICAMENTE INCORRECTOS!


FORÇA & HONRA
Grande comunicado.

Só pecaram por não denunciarem as condições quase submundas com que fomos recebidos no Bonfim. Já enumerei as questões no tópico do jogo. Parecia que estávamos numas masmorras, nem água havia nas casas de banho (e chamar casas de banho aquilo é como dizer que o Polga defende bem..), nem um rolo de papel higiénico, nada...

Estádio de terceiro mundo.

 :arrow:

 :clap:

Obrigado pelo trabalho AAS  :great:
Eu sinto vergonha ao ver os comunicados da AAS, muito mal está o meu Sporting quando só é defendido pela sua Associação de Adeptos, obviamente que me orgulho de ver a AAS a responder como deve ser e a tentar colocar os pontos nos respectivos is, mas não deixa de ser humilhante termos um grupo de dirigentes que não sabem elaborar um simples comunicado, ou responder a um, é uma vergonha.

Sobre a AAS nada a dizer, mais um comunicado necessário, bem estruturado e a dizer o que deve ser dito, os meus aplausos. :clap:
Hoje como sempre, tenho o FórumSCP na mente e o Sporting Clube de Portugal no coração!
Eu sinto vergonha ao ver os comunicados da AAS, muito mal está o meu Sporting quando só é defendido pela sua Associação de Adeptos, obviamente que me orgulho de ver a AAS a responder como deve ser e a tentar colocar os pontos nos respectivos is, mas não deixa de ser humilhante termos um grupo de dirigentes que não sabem elaborar um simples comunicado, ou responder a um, é uma vergonha.

Sobre a AAS nada a dizer, mais um comunicado necessário, bem estruturado e a dizer o que deve ser dito, os meus aplausos. :clap:

 :arrow:
A continuidade e a sua credibilidade trouxeram-nos a esta triste realidade. Basta!