Futsal - 2017/2018

Ricardoneves e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Mas vocês ainda perdem tempo e se preocupam com a equipa da FPF?
Só tenho pena de sermos forçados a ceder jogadores para essa brincadeira.
Algumas notas sobre o jogo:

- Roncaglio não é nenhum craque, mas é o melhor GR que eles têm desde o Juanjo. E é melhor que o Marcão. Dá frangos, mas quando engata torna-se muito difícil de bater.

- O Fernandinho é craque, ontem fez a diferença e nem sequer está entrosado na equipa. O facto de não ter tido descanso entre a final do campeonato do Brasil e agora poderá pesar, mas se for bem gerido pode ser um (grande) problema para nós.

- Uma das chaves do jogo, na minhã opinião, foi a boa marcação ao Merlin. O Merlin tem muito mais dificuldades quando apanha um defensor rápido e que se mexe bem. Ontem apanhou não só o Robinho como o Fernandinho e acabou por não ter sucesso nas acções individuais.

- Acredito que com o Cardinal seremos muito mais fortes. E mesmo o Cavinato, com a capacidade de finalização que tem, vai acabar por contribuir.

- O nosso 5x4 torna-se cada vez mais fácil de defender por as equipas já o conhecerem bem. Na minha opinião deveria-se treinar novas dinâmicas.

Posto tudo isto, foi pena não termos saído vencedores, mas acredito que não iremos falhar mais internamente. No final de época, claramente, tem que haver algumas mudanças.
« Última modificação: Janeiro 16, 2018, 10:45 am por paufaria »
Em vez de sumol, a equipa do nespresso e sandes de presunto.
O que pode aproveitar um campeão de uma derrota pesada?

«[…] Uma equipa com esta mentalidade ganhadora vai fazer com que tenhamos a melhor reacção. Estes números são desajustados com o que foi o jogo. Só ao intervalo, contabilizámos cinco remates do Benfica, dos quais deu origem a dois golos em duas não oportunidades. Quando a eficácia não é a melhor… Quando não conseguimos concretizar as inúmeras oportunidades que tivemos, arriscamos a resultados destes. Deixa-nos tristes, mas estamos cientes do percurso que temos e do que ainda teremos para oferecer»

As palavras são de Nuno Dias, após a pesada derrota, na final da Taça da Liga de futsal, frente ao benfic@, por 5-2 e tocam, desde logo, num pormenor fundamental: a falta de eficácia.

Não é de hoje que questionamos a brutalidade de oportunidades que a nossa equipa tem que criar e desperdiçar até marcar e ganhar os jogos. Ainda recentemente, na recepção ao Braga, aquele 3-2 final não espelhava, nem de perto nem de longe, a diferença que tinha sido vista na quadra. E se esta “mira desviada” pouca mossa faz em jogos que terminam 6, 7 ou 8 a zero, tudo se complica quando o adversário vai à nossa baliza e não perdoa. Foi o que aconteceu nesse jogo com o Braga, foi o que voltou a acontecer neste jogo com o benfic@.

Esse será, quanto a mim, o primeiro pormenor a rectificar urgentemente. Claro que seria pior não criarmos oportunidades, mas… Entretanto, este caudal ofensivo leva-nos a uma outra questão: o sermos sempre nós a assumir o jogo contra o nosso principal adversário. Não há dérbi onde o benfic@ não jogue na expectativa, esperando por uma perda de bola disparatada, por um erro, por um contra ataque. Até que ponto faria sentido fazê-los provar do próprio veneno? Fazê-los sentir daquela zona de conforto que o Joel tanto adora?

E já que falamos em tácticas, está mais do que provado que temos dificuldade em jogar sem guarda redes. O 5-4 é muito bonito quando o trabalhas e nós… só o trabalhamos nos treinos, algo completamente diferente da competição. Há pelo menos duas épocas que me questiono do porquê de, em jogos que estão resolvidos e assim que nos apanhamos a ganhar por 3 ou 4 golos, não aproveitarmos para jogar com redes avançado? Não será essa uma óptima forma de ganhar rotinas?

Por último, a muito batida questão do guarda-redes. Eu tenho zero contra Marcão, mas, efectivamente, não é um Patrício, um Girão, um Asanin. E se esta questão podia ser relevada caso Marcão fosse português, o caso torna-se de análise obrigatória quando sabemos que o nosso guarda-redes ocupa uma vaga de estrangeiro.

Questões para serem “descascadas” sem dramas. Afinal, estamos a falar de uma secção, de um treinador e de uma equipa que estão mais do que habituados a ganhar. E que, juntos, terão que encontrar a melhor forma de transformar um jogo péssimo e uma derrota pesada em ensinamentos que nos tornem ainda mais fortes!

A Tasca do Cherba
Há aqui pessoal a pedir o Edgar Varela na selecção...

Então se o Edgar Varela não tem a confiança do nosso próprio treinador para jogar UM SEGUNDO que seja nos jogos mais importantes (contra slbs e movistars) como é que nós podemos reivindicar que ele seja chamado à Selecção?

O próprio André Sousa também já passou para terceira opção, atrás do frangueiro Marcão e da piada Gonçalo P. (sinceramente, quantos mais frangos tem esta "esperança" de dar para os responsáveis entenderem que jamais terá nível para jogar no Sporting?)...

Em relação aos portugueses, sejamos muito claros, nos jogos grandes o nosso treinador apenas confia no João Matos e, talvez, no Cary e no Pany (duvido que joguem contra o Barça/Movistar)...

Em relação à tareia que levámos, só por acaso não aconteceu a repetição do descalabro da final com o Movistar (a atacarmos à maluca e a levarmos golos atrás de golos com a baliza vazia)...

É preciso ver que os lampiões elevaram o nível na baliza (embora o Roncalhas seja de engate e não seja nada de especial) e nós precisamos URGENTEMENTE de substituir aquele barbudo que nunca se livrou totalmente da azeitice lampiónica, e com o qual JAMAIS poderemos ser CAMPEÕES DA EUROPA...

Os lampiões elevaram o nível com 4 estrangeiros que não tinham na época passada (o Roncalhas, o Deives, o Fernandinho, e o Robinho), todos DECISIVOS na tareia que nos deram...

A verdade é que, numa análise muito fria, concluímos que estrangeiros de grande, grande, qualidade temos apenas 1 (Merlim)...

O Diogo e o Dieguinho também têm muita qualidade...

Os outros todos é para esquecer...

Marcão é de um nível semelhante ao André Sousa e um pouco inferior ao Roncalhas (é maior, ocupa melhor a baliza, e no Futsal isso conta)...

Fortino (34 anos), Caio (34), e Deo (35) já lhes começa a pesar a idade (e muito)...

Cavinato sempre teve um remate forte mas bolinha no pé é complicado...

Sobra o Divanei, que tem muita qualidade (o melhor tecnicamente a seguir ao Merlim), mas que ainda não a conseguiu demonstrar neste seu regresso...

Acho que continuamos favoritos para vencer o campeonato, mas derrotar Movistar ou Barça em Espanha é uma tarefa quase impossível com o guarda-redes que temos...

E espero que no final da época haja finalmente a tão ansiada renovação do plantel, que tragam finalmente o Erick e outros jovens portugueses, que contratem finalmente um guarda-redes que nos permita sonhar com o título europeu (o Higuita era o ideal, mas trocar o Marcão por um melhorzito já era fixe), e que renovem o quadro de estrangeiros com atletas mais jovens e mais qualificados, porque senão nem em Portugal venceremos, quanto mais na Europa...  :inde:
« Última modificação: Janeiro 16, 2018, 19:43 pm por Pimparel »
Já tá tudo dito, tragam um redes top por favor
A minha cabeça já não me dói, mas a dele deve estar a doer e não é pela cabeçada !
Sobre o Europeu: Cavinato já era mais ou menos de prever que não fosse convocado, mas o Fortino ficou de fora dos pré convocados. Merlim está pré convocado.
Sobre o Europeu: Cavinato já era mais ou menos de prever que não fosse convocado, mas o Fortino ficou de fora dos pré convocados. Merlim está pré convocado.

Tira o pré, já saiu a lista final e ele está lá
o próximo jogo é na quarta-feira contra a lampionagem?
"Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa"
Tão cedo não jogamos, agora as atenções vão estar no Euro.

Jogamos no recinto dos rabolhos em 24 de Fevereiro...

Belo dia, é em casa?

Ah ok, muito obrigado! Bem me parecia que tinha visto dia 24, mas vi o mês errado.
Ainda bem que não é na quarta, que jogamos em marrocos!
"Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa"
A prioridade para a próxima época tem de ser um GR de topo. Higuita era o sonho dos sonhos.

Marcão é mato (obrigado pela fenomenal época 15/16) e Gonçalo Portugal tenho dúvidas que jogasse numa Quinta dos Lombos quanto mais no SCP. Sempre que joga enterra, que lástima.

Manter o André Sousa e ir integrando o Bernardo dos juniores. Temos que ir segurando os jovens talentos se não vão todos parar ao outro lado...

Higuita, André Sousa e Bernardo  :beer:

Ah ok, muito obrigado! Bem me parecia que tinha visto dia 24, mas vi o mês errado.
Ainda bem que não é na quarta, que jogamos em marrocos!

Será às 14h30
http://zonatecnicafutsal.com/news/7443/danny-de-saida-da-ad-fundao
Estranhei a não utilização dele na Taça da Liga, a ver para onde vai agora. Parecia-me ter futuro.
O Fundão tem condições que ele dificilmente encontrará no clube para onde vai, seja ele qual for caso seja para continuar na Liga que deve ser o caso, mas ele lá saberá o que pretende para a sua vida, a qualidade está lá e tem sido demonstrada nesta época e meia de Liga.
Deve estar entre Belenenses, Leões ou Lombos acredito, os 2 primeiros permitem-lhe estar uns níveis acima do que estaria jogando nos Lombos, nos Lombos encontraria vários colegas que jogaram com ele na formação e teria um papel de grande destaque na equipa.