Complexo Alvalade XXI - Estádio José Alvalade

Boa...

...m e r d a!
Saudações Leoninas
Tenho saudades dos tempos em que se discutiam Project finances, reestruturações financeiras, aumentos de capital, vmocs, vendas de percentagens de passes, engenharias financeiras... Ad nauseam. Nesses tempos sonhavamos em ter tempo para discutir coisas como as pinturas nas casinhas das claques.

Essa conversa é surreal.

O chão das imediações do estádio está esburacado.Chamar a atenção? É melhor não. Há 4 anos estávamos a falar de reestruturação financeira.

Achar os desenhos que as claques fazem ao redor do estádio horrorosos e indignos, dando ideias para melhorar ? É melhor não. Há 4 anos estávamos a falar de reestruturação financeira.

Surreal !
Eu nem durmo de noite!
''You have forgotten who you are and so have forgotten me. Look inside yourself, Simba. You are more than what you have become. You must take your place in the Circle of Life.'' Mufasa, Lion King, 1994

''These are dark times, there is no denying. Our world has perhaps faced no greater threat than it does today. But I say this to our citizenry: We, ever your servants, will continue to defend your liberty and repel the forces that seek to take it from you!'' Rufus Scrimgeour, Minister for Magic
(...) Achar os desenhos que as claques fazem ao redor do estádio horrorosos e indignos, dando ideias para melhorar ? É melhor não. (...)
Mas será que não se apercebem do ridículo que isso é? Desenhos? Feitos por claques? No estádio?
Mas isto é o "Linhares da Beira FC" no pós revolução de Abril ou é a maior potência desportiva nacional, um clube de nível mundial, com história e futuro.
Alguém imagina o Bayern Munich autorizar que se façam "desenhos" no Allianz Arena?

"Ideias para melhorar?" Perderam o sentido do ridículo?
Claques, cuja reconhecida competência é gritarem aos megafones e parecerem delinquentes (desculpem mas a imagem que passa é essa), a intervirem diretamente na estética do principal recinto desportivo de um clube desta dimensão?
A ideia para melhorar é reverterem o mais depressa possível o que foi feito!

A seguir vão pedir ao roupeiro para preparar um relatório anual de sustentabilidade e investimento?! Mas não se preocupem - se não ficar grande coisa depois vai-se dando "ideias para melhorar" :)
Precisa-se de muita cultura, educação, formação, exigência e profissionalismo no nosso país. Infelizmente o clube e os seus adeptos são apenas um espelho disso.
« Última modificação: Agosto 13, 2017, 14:28 pm por sealight »
As pinturas... vergonha alheia!
A única obra que devia ser pensada para executar em Alvalade...era o fecho do fosso, mas uma coisa como manda a p*** da sapatilha!
Assalariados, com instalações a seu cargo e belo prazer, e espaço para criatividade nas paredes de património que é de todo o sportinguista. Simplesmente, inacreditável.
Our culture is not for sale..! Sporting Sempre
O nosso estádio nunca foi um projecto bonito. Sempre achei o exterior do estádio de uma falta de bom gosto de bradar aos céus, incrível mesmo!
Agora, quanto mais mexem, pior fica! Um estádio novo e cada vez mais se parece um estádio qualquer do leste europeu.

Tenho saudades dos tempos em que se discutiam Project finances, reestruturações financeiras, aumentos de capital, vmocs, vendas de percentagens de passes, engenharias financeiras... Ad nauseam. Nesses tempos sonhavamos em ter tempo para discutir coisas como as pinturas nas casinhas das claques.

Essa conversa é surreal.

O chão das imediações do estádio está esburacado.Chamar a atenção? É melhor não. Há 4 anos estávamos a falar de reestruturação financeira.

Achar os desenhos que as claques fazem ao redor do estádio horrorosos e indignos, dando ideias para melhorar ? É melhor não. Há 4 anos estávamos a falar de reestruturação financeira.

Surreal !
Eu nem durmo de noite!

Essa mentalidade levou o Sporting a ter o estádio que tem.

Algo impensável nos outros clubes.

O que é indiferente para ti, os adeptos dos outros clubes jamais permitiriam.

Imaginas os  super dragões fazerem este nojo no estádio do dragão? Jamais o fariam.

Na 3a vou a Alvalade, mas até lá, podem-me dizer onde fica isso concretamente?!
Tenho que concordar com o que foi dito nos últimos posts. O Estádio já está abandalhado que chegue, quanto mais para este tipo de intervenções! Cada vez mais, por fora o nosso estádio parece um qualquer estádio sul americano.
LAMENTÁVEL!!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Enfim.Algo impensável nos maiores clubes da Europa.

Ver o estádio todo cheio destas pichações parte-me o coração. Que tristeza...

Mas no Sporting não há nenhum neurónio que pense em meter lonas, com a que estão do pavilhão, tudo feito a computador, como deve ser, em vez destas pinturas?

FICARIA TÃO MAS TÃO MELHOR.

Estas pinturas só servem para envergonhar o clube.

Em paredes definidas e delimitadas para o efeito, não me parece assim tão descabido ou inaceitável. Podemos gostar ou não, mas não ficou assim tão mal. O efeito de arte mural, neste caso, é superior ao de arte gráfica supostamente padronizada em cada uma das casinhas, penso. Assim fica uma intervenção de pintura mural limitada a identificar a casinha e a zona da claque respectiva.

São paredes específicas, compreendo quem não aceite ou goste da ideia, eu não desgosto. Prefiro um estádio vivo com espaço para intervenções mais espontâneas alusivas, do que uma nave espacial super-futurista, muito fria e impessoal, e muitas vezes coberta de publicidades (o que também acontece em Alvalade).
"Isto aqui não é a operação lava-jacto, isto é mas é a operação lava-porta-aviões"
Rui Trindade

Hic Sunt Leones
@HULK VERDE , são opiniões.

Isto nos maiores clubes da europa não acontecia.Nem mesmo nos outros 2 grandes de Portugal.

Isto nos maiores clubes da europa não acontecia.Nem mesmo nos outros 2 grandes de Portugal.

Tem juízo... os lamps até batiam palmas se o estádio fosse todo pintado a rolo, ou mesmo com pinturas murais, os outros lá de cima se for preciso fazem igual, como sempre. Lá fora as coisas são diferentes, mas não percebo esse complexo de os outros não fazerem, então é mau. Sei lá se não há pinturas murais noutros estádios pelo mundo. Parece-me um assunto pouco problemático, prefiro assim do que com a ideia do grafismo computadorizado repetitivo para as casinhas dos diferentes grupos de apoio legalizados, é mais espontâneo. Mesmo que aqui e ali possa não gostar (tanto) de alguns detalhes... são intervenções delimitadas e de carácter peculiar, "tribal", popular.
"Isto aqui não é a operação lava-jacto, isto é mas é a operação lava-porta-aviões"
Rui Trindade

Hic Sunt Leones

Tem juízo... os lamps até batiam palmas se o estádio fosse todo pintado a rolo, ou mesmo com pinturas murais, os outros lá de cima se for preciso fazem igual, como sempre. Lá fora as coisas são diferentes, mas não percebo esse complexo de os outros não fazerem, então é mau. Sei lá se não há pinturas murais noutros estádios pelo mundo. Parece-me um assunto pouco problemático, prefiro assim do que com a ideia do grafismo computadorizado repetitivo para as casinhas dos diferentes grupos de apoio legalizados, é mais espontâneo. Mesmo que aqui e ali possa não gostar (tanto) de alguns detalhes... são intervenções delimitadas e de carácter peculiar, "tribal", popular.

Achas mesmo? Achas que os andradres e os pombos permitiriam isso? Por amor de Deus...

Estas pinturas das claques são piores que a fachada do moinho da juventude da Cova da Moura.
   São piores? É uma opinião, mostra lá aí as do Moínho da Juventude? Pelo menos já te colocaram a discutir arte mural, ou urbana... coisa que "as lonas" gráficas em série, monocórdicas e monótonas, dificilmente conseguiriam, além de saírem mais caras que uns baldes de tinta (design, impressão, transporte, aplicação). Tendo a parede como suporte, fazendo-se o projecto e os stencils, provavelmente voluntariamente, ficaram intervenções mais espontâneas e apropriadas, digamos assim, em zonas próprias delimitadas, sobre o suporte existente - a parede. Que seria, neste caso, toda verde, se não houvesse as pinturas.

Não sei qual é o drama, mas respeito quem não goste. As pinturas não estão mal feitas, vê-se que houve trabalho conceptual, mesmo que se discorde do resultado final. Não são gatafunhos.
Rui Trindade

Hic Sunt Leones
Não entrem em delirios, a parede simplesmente é de um mau gosto enorme puramente pelo que decidiram fazer porque temos os seguintes exemplos em que tem, na minha óptica, um certo nível:

O problema é quando se exagera é obvio dá cagada e muitas vezes o simples é bem mais apelativo. Agora isto não é o fim do mundo até porque um dia pinta-se por cima e tá feito.

Pior é existir um fosso e umas cadeiras às corzinhas por culpa de uma era croquetes que devia ser todos os dias relembrada da m*rda que fez e deixou para os outros limparem.
"Para mim , o Sporting é como uma mulher que se ama logo à primeira vista. Um homem pode conhecer várias mulheres , mas há sempre ‘aquela’, a especial. Independentemente de ficarmos com ela ou não, lembramo-nos dela para sempre!" - Ivone De Franceschi
(...) são intervenções delimitadas e de carácter peculiar, "tribal", popular.
Pois são!
Que faziam sentido na casinha que vende couratos no campo de terra batida do Pampilhosa da Serra;
ou nas paredes mal rebocadas do centro social da Musgueira;
ou na sede dos amigos do chinquilho de Mértola;
ou na filial do vulcânico de Cabo Verde;
ou na casinha dos gangs da Cova da Moura;
...
não no principal recinto desportivo do Sporting Clube de Portugal!

Chega de vulgarizar o clube, por favor. Evoluam!
(...) são intervenções delimitadas e de carácter peculiar, "tribal", popular.
Pois são!
Que faziam sentido na casinha que vende couratos no campo de terra batida do Pampilhosa da Serra;
ou nas paredes mal rebocadas do centro social da Musgueira;
ou na sede dos amigos do chinquilho de Mértola;
ou na filial do vulcânico de Cabo Verde;
ou na casinha dos gangs da Cova da Moura;
...
não no principal recinto desportivo do Sporting Clube de Portugal!

Chega de vulgarizar o clube, por favor. Evoluam!

Que exagero... eu não consigo ficar tão chocado assim, ainda por cima se há locais onde o Estádio é tão mal desenhado e acabado é precisamente aquele canto das casinhas. Juntem-se e vão lá de noite pintar tudo, se tanto vos aflige... é-me igual...
Rui Trindade

Hic Sunt Leones
Não gosto destas pinturas,
Prefiro um estilo de decoração mais moderno e com sobriedade.

Não se vê em lado nenhum, pelo menos em clubes de dimensão internacional este tipo de decoração, para mim é exatamente o oposto do que idealizo para o nosso estádio.
A falta de bom gosto neste complexo é algo que nunca vou compreender.

Cada vez temos uma casa mais feia, mais descaracterizada, enfim.
Penso que o problema aqui é que o desenho em si que não faz muito sentido e está mal concebido.

Juntar figuras históricas a preto e branco "estilizadas" com índios a verde e bonecos dos anos 80 não é harmonioso e esteticamente fica feio.

Veja-se a diferença de feedback entre este mural e o leão dos DUXXI p.e.

Por outro lado entendo que a Brigada também mereça o seu espaço, sendo uma claque oficial do clube. Podia era ter feito algo muito melhor.

Por último, acho que o estádio precisava de uma mudança radical por fora, bastava estar pintado a verde e branco e seria completamente diferente. Estas pinturas ajudam a salganhar ainda mais o estádio. O antigo estádio não tinha nada destas coisas e por fora era lindíssimo.