Independentemente do potencial deste grupo de jogadores, ou da sua falta de experiência e rotinas como equipa, ficámos abaixo das expectativas.
Para mim, o Ronaldo foi uma das maiores desilusões deste Europeu, isto, quando Leo Messi acaba de ser considerado MVP no Brasil - Argentina, o que para mim, prova que o Ronaldo é o jogador mais mediático do Mundo, mas não o melhor. Gostava que ele continuasse no United, mas tenho curiosidade de o ver em Espanha, a jogar com menos liberdade... o que talvez o ajude a evoluir.
Acho também que Scolari cometeu um erro grotesco ao apostar em Paulo Ferreira para lateral esquerdo, que me parece estar MUITO abaixo daquilo que já mostrou saber jogar, mas claro, no lado direito da defesa. Se só levou o Jorge Ribeiro, apostava nele. Se fosse eu, tinha levado o Caneira, permitindo a transformação táctica para um sistema de três centrais com a subida de Bosingwa para funções mais ofensivas, dando mais solidez defensiva ao lado esquerdo e maior dinâmica à ala direita.
Espero que o próximo Seleccionador aposte no 4-4-2.
Nuno Gomes acaba, mais uma vez, por sair elogiado de uma forma demasiado gratuita para aquilo que efectivamente produziu. Produziu qualquer coisa, mas desperdiçou muito mais. É impressionante a quantidade de lances ofensivos que se perdem nos seus pés e ainda mais impressionante é ver como não existe um único central com quem ele consiga lutar no corpo a corpo. Sabe tabelar e fazer triangulações para a entrada dos colegas, mas é muito pouco para o avançado titular de uma das melhores Selecções do Mundo.
Depois, houveram todos os episódios de uma novela de transferências para os vários cantos da Europa. Acho que à excepção do Petit e do Nuno Gomes, todos os jogadores titulares da Selecção foram "vendidos" na imprensa, com maior persistência em Ronaldo, Deco e Moutinho. O mais triste, é que é a imprensa portuguesa a primeira a querer criar este burburinho.
Enfim... que venham dias melhores e que as bandeiras de Portugal sejam novamente desfraldadas na próxima competição. Que Scolari se vá, mas que a Scolarimania (a.k.a. sentimento patriótico à volta da Selecção) se mantenha.