Estive a reler o primeiro post deste tópico, iniciado em Abril de 2010, e é curioso, e ao mesmo tempo dramático, como cada vez está mais actual.
Os princípios e os fundamentos permanecem inalteráveis e bastou apenas trocar os nomes e fazer umas ligeiras adaptações, ou se preferirem, afinações, para estar mais de acordo com a corja que está em funções.
Ora vejam:
DERRUBAR A CORJA, REERGUER O SPORTING.
DESTITUIÇÃO DE GODINHO LOPES DE PRESIDENTE DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Faz no próximo dia 26 de Março 12 meses que Godinho Lopes chegou à presidência do Sporting através dumas "eleições" que constituiram uma das páginas mais negras e vergonhosas da história do Sporting Clube de Portugal, e na linha da continuidade e do sistema iniciado por José Roquette em Junho de 1995.
O mandato de Godinho Lopes tem-se caracterizado por uma conduta e um comportamento deplorável, indigno para com o Sporting Clube de Portugal e para com os Sportinguistas, que têm sido constantemente envergonhados e humilhados e sujeitos a sucessivos desaforos e vexames.
Os atropelos ao bom nome do Sporting Clube de Portugal, aos seus estatutos, à gestão financeira sempre deficitária e envolta em mistério, bem como a mentira e a miserabilista gestão desportiva com os resultados que se conhecem e que se adivinham, têm sido as linhas mestras da sua governação.
Como se tudo isto não bastasse, as suas tristes e lastimáveis intervenções e aparições públicas, têm transformado o Sporting e os Sportinguistas como alvo de chacota nacional.
Nesta conformidade, existem três processos para resgatar o respeito e a credibilidade e devolver ao Sporting e aos Sportinguistas a dignidade que estes merecem e que têm direito, destituindo o ainda presidente Godinho Lopes e em acto contínuo derrubar a estrutura e o poder instalado.
- A BEM
Através dos meios legais que os estatutos e a lei prevêem, nomeadamente eleições, assembleias gerais, auditorias, providências cautelares, impugnações, etc.
(este é um processo moroso, nebuloso, passível de manipulação, de subornos, de arquivamentos, de teias organizadas, de grupos de interesses, de jogos de bastidores e com a burocracia e o tempo de que carecem, corre-se o risco de depois ser já tarde demais e de o Clube já estar definitivamente perdido e empalmado.)
- A MAL
Através da força, da indignação, da revolta, da violência, do ajuste de contas, de não ficarem rabos-de-palha, em suma da limpeza total.
(processo que sempre defendi.)
- DEIXÁ-LOS CAIR
Desejando que Godinho continue em funções, através da incompetência de quem lá está, do compadrio, da delapidação, do desmantelamento, do roubo, da vergonha, da debandada e sobretudo dos maus resultados.
(este é sem dúvida o processo mais doloroso para todos nós, mas não despiciendo, correndo apenas o risco de, ao deixá-los continuar em funções, o Clube também acabar.)
Em conclusão, poderá talvez haver um outro processo de derrubar a corja e reerguer o Sporting, que poderá passar por um pouco de cada uma das outras três.
Com uma Auditoria de Gestão e não com uma Auditoria Fantoche que será sempre um estigma de que nunca se libertarão, com a indignação e a revolta, desgastando-os e retirando-lhes condições de governabilidade e por fim deixando-os lá estar com os consequentes e inevitáveis maus resultados.
Infelizmente para a maioria, os resultados são o barómetro e os maus resultados desportivos são a única coisa que os move e a única coisa que os faz indignar, não percebendo que eles são apenas a parte visível do iceberg.
Não percebendo que só haverá bons resultados de forma consistente e continuada, quando o rochedo de gelo for completamente dinamitado e destruído.
Já estou por tudo.
É preciso maus resultados? Ainda piores?
VENHAM ELES!