Selecção Nacional AA de futebol | Portugal está qualificado para o EURO 2016!

Tá certo. O William e o Adrien têm pouquíssimas rotinas no meio-campo. Bestial.

Vou aguardar serenamente pela convocatória final. Mas pelas declarações patéticas, o cachecol da "nossa" selecção fica já mas é enterrado debaixo da roupa de Inverno.

Nos últimos tempos já serviu de tapete aqui para o Juskowiak (nome do meu cão).
Parece-me que há 21 jogadores já com lugar garantido entre os eleitos: Patrício, Anthony, Cédric, Vieirinha, Carvalho, Pepe, Fonte, Alves, Eliseu, Raphael, William, Danilo, Moutinho, Adrien, J. Mário, Bernardo, Rafa, Quaresma, Nani, Ronaldo e Éder.

Sobram duas dúvidas: quem vai ser o terceiro guarda-redes (Beto, Eduardo ou Marafona?) e quem vai ser o 6º médio (Renato Sanches, André Gomes, Pizzi ou André André?).

Eu, dos últimos 4, levava Pizzi. Mas qualquer um me parece uma escolha aceitável: Pizzi caiu um pouco no final da época, André Gomes teve a lesão, André André caiu também neste final de época e Renato Sanches é muito jovem).

Fala-se ainda no Tiago... esse parece-me que está com os dois pés fora do Europeu.
Oiiisssssshhhhhhhhhh? Então o Santinho vai deixar de fora o craque mais caro de sempre, que vai ser titular indiscutível do Bayern de Munique? Esse é o primeiro nome da lista. Até estou a ver vir por engano: GR: Renato Sa....Rui Patrício.
Já agora cá vão os meus 23, é lidar:

GR: Rui, Anthony Lopes e Marafona

LD: Cédric e Vieirinha

LE: Raphael Guerreiro e Antunes

DC: Pepe, Fonte, Ricardo Carvalho e Rúben Semedo*

MD: William e Danilo

MC/MO: João Mário, Adrien, Moutinho e André Gomes

PL/Ext: Cristiano, Nani, Quaresma, Rafa, Lucas João e Hugo Vieira**

* O porquê de Semedo: porque acho que Bruno Alves está claramente a mais na selecção e está a léguas do nível exigível, principalmente a nível físico, porque o lote de centrais da selecção é por demais envelhecido e nada parece estar a ser feito para ajudar à renovação do mesmo. Semedo, Paulo Oliveira e Ilori seriam os 3 mais "normais" para a posição de 4º central. O problema é que o Paulo perdeu o lugar no Sporting e neste momento não é titular. Já o disse também mais que uma vez, acho o Semedo melhor central. E o Ilori, que na teoria seria o mais talentoso dos 3...bem, raramente joga. Chamar um miúdo sem grande ritmo e jogos nas pernas, não faz sentido. And then there is one...

** Porquê Hugo Vieira: bem, primeiro porque está a fazer uma época fantásticas. Em segundo porque me parece um avançado com características interessantes para jogar neste sistema de 4-4-2 que a selecção parece querer adoptar.

11 base:

Rui

Cédric           Pepe                Carvalho             Raphael

William
                                        Adrien/Moutinho

João Mário                          André Gomes

Cristiano              Nani

Basicamente um sistema que é muito dinâmico mas que até tem os ingredientes certos para funcionar na perfeição. O João e o André teriam a missão de fazer de tudo um pouco. 2 gajos com muita liberdade, para cair nas alas, aparecer em zona de finalização, defensivamente seriam sobretudo responsáveis por fechar os flancos e ajudar os laterais. Basicamente o que o João já faz no Sporting. Acho que o André também poderia fazer o mesmo com qualidade. Para além disso o futuro (?) jogador da Juve está a fazer uma grande época, tem muita qualidade e deverá estar muito confiante, claro.
Na frente 2 gajos também eles com muita liberdade. Aparecer em zona de finalização, responsáveis por lançar transições rápidas, cair nas alas fugindo das marcações, aparecendo o João e o André em espaço central e de finalização. Defensivamente seriam sobretudo responsáveis pela 1ª linha de pressão.
Depois uma dupla de meio-campo que dê solidez e capacidade defensiva à equipa. Libertando um pouco os laterais, JM/André e os 2 da frente. William um pouco mais atrás, a 6, Adrien um pouco mais à frente, tal como no Sporting.

Seria ridículo não aproveitar esta dinâmica já plenamente adquirida pelo nosso meio-campo, isso e são claramente as melhores opções. No máximo aceitaria o Moutinho no lugar do Adrien, mas tudo depende da condição física do anão. Se não estiver a 100% o Adrien dá mais do que conta do recado.

Utilizar também uma fraqueza e tentar transformá-la numa força. Temos um bom lote de médios, mas não temos avançados decentes? Então que se jogue com 2 falsos avançados, alas de origem (ainda por cima um deles, o Cristiano, é um goleador por excelência e está perfeitamente confortável em zona central), e depois 4 médios. Já que há qualidade por lá...siga.
-This one shows spirit. He shall make keen ally in the battle against Ronan. Companion, what were you retrieving?
(shows tape player)
-You're an imbecile.
Eu levava o Daniel Carriço em vez do Bruno Alves.
Eu levava o Daniel Carriço em vez do Bruno Alves.

Realmente há coisas que não se entendem... Como é que o Carriço não tem lugar em 23 jogadores.
Só ele faz o lugar do Bruno Alves e do Raul Meireles...
Comentário do Administrador A discussão sobre os convocados para o Euro 2016 aqui: http://www.forumscp.com/index.php?topic=67026.0