A Formação do Sporting - Tópico Geral

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Têm de contratar mais "filhos" da Madonna... :twisted:
Parece que o Svilar está a fazer escola para aqueles lados... :twisted:
Sporting até morrer! Obrigada por me teres dado uma das maiores alegrias da minha vida, Campeão 1999/2000.
O drible do Isnaba Mané é qualquer coisa de ridículamente superior aos outro todos.
"Eu queria ser poeta mas poeta não posso ser, porque um poeta pensa muito e eu só penso na luz a arder."
Citar
de pequenino ruge o menino!*: «Notas soltas em semana de pouca acção»

A disputar apenas um particular frente a Espanha, marcado para hoje pelas 16h00, os sub19 de Hélio Sousa contam com a presença de Miguel Luís, Max, Thierry e Elves Baldé entre os convocados. Este jogo não é mais que um teste, com uma convocatória aproximada às habituais pelo seleccionador do escalão, em que se visa preparar a equipa para os desafios de futuro. Os sub19 venceram este ano já o Torneio Preparatório da UEFA.

Ao serviço dos sub20 estiveram Abdu Conté, Bruno Paz e Pedro Marques, de quem o seleccionador se recordou apenas depois do Mundial. O jogo programado foi jogado no dia 9 de Novembro e ditou um triunfo de Portugal sobre a Polónia. 

Já aqui discutimos vezes sem conta, com alguma surpresa, as escolhas que aparecem nestes dois escalões da nossa Federação Portuguesa de Futebol. O Porto venceu dois campeonatos de juniores com muitos destes miúdos, o Sporting venceu em todos os escalões de formação em Portugal com muitos dos convocáveis. Ainda assim, como tantas vezes apontamos, sabemos para onde recaem quase sempre as escolhas. E não importa quantas vezes escrevemos sobre este assunto, o caso parece não mudar.

O problema agora é que esta tendência parece ter contaminado o escalão sub21, que tem por hábito respeitar o percurso apresentado pelos jogadores ao longo das várias equipas e que precisa urgentemente de uma renovação depois de ser ver sem muitas das bases que compunham o lote. E é nesse sentido e perante a minha absoluta surpresa, Podence, um dos poucos jogadores do escalão com uma presença regular na Primeira Liga, é deixado de fora numa altura em que só importa vencer.

Certamente Daniel Podence terá de fazer como outros. Quando aparecer já será na selecção principal. Mas o facto de um jogador, apenas porque usa verde e branco e tem direito a menos capas desportivas do que três juniores que estão ao serviço do Benfica B, saber que tem de demonstrar o dobro apenas para jogar no escalão a que pertence, é algo absolutamente revoltante.

Aceitando até que Daniel Podence não é uma figura absoluta no onze titular do Sporting, a verdade é que tem aparecido na equipa inicial, tem contribuído com assistências e cada vez soma mais minutos. O resultado foi perder o seu lugar na selecção. Não será o critério mais importante o tempo de utilização de um jogador num dos maiores clubes portugueses? Mais uma questão que certamente ficará sem resposta.

Para fechar esta secção internacional, Eric Dier, jogador que cumpriu toda a sua formação em Alcochete foi capitão da selecção principal inglesa no jogo frente à Alemanha. Um grande feito da formação leonina e do jovem defesa que por aqui aprendeu tudo.

Em termos de jogos, muito pouca acção ao longo desta semana e apenas um destaque. Os Iniciados B, escalão sub14, venceram no Seixal por 3-1 apresentando nesta altura 6 vitórias em 6 jogos, 39 golos marcados e 3 golos sofridos. Uma equipa que muito promete e que na próxima temporada estará quase toda a disputar o título nacional.

Por fim, um pedido. Se os responsáveis pelo site do Sporting estão a ver a isto, actualizem por favor os resultados, convocados, plantéis, treinador, palmarés e internacionais pelos escalões jovens. É ridículo que outros clubes nos informem mais sobre quais os nossos próximos desafios e quando começam. Se a formação faz parte do ADN leonino, é absurdo que não se cuide um pouco mais da informação em torno da mesma. Não podemos criar lemas como #MadeInSCP e depois não actualizar um simples resultado dos sub19.


*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)

A Tasca do Cherba


22:35

Psicologia de alto rendimento, fica a dica do Patrício.
Parece que o Svilar está a fazer escola para aqueles lados... :twisted:

Todos querem agradar o Mourinho!  :twisted:
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly