Preparação da época desportiva 2018/2019

Dark Lord, valhalla1312, Ricardo Filipe Amaral 1 (+ 1 Escondidos) e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

Não sei se nos interessa assim tanto o regresso do Slimani, a sua sub-utilização na premiership e as lesões preocupam-me.

Só a época passada não pode participar em 14 partidas devido a lesão e esta época já vai em 13.

Sinceramente não sei o que pensar, por um lado é uma mais valia clara, conhece os cantos há casa e tem um bom historial com o nosso clube. Por outro os regressos nem sempre são brilhantes e o aspecto físico não inspira confiança.

Pelo sim pelo não preferia alguém mais jovem.
Dimitri Oberlin e Marvin Plattenhardt para 2 posições que entendo importantes .
Sócio 20.332

Desde 1991

23-03-2013 -> O REERGUER DO SPORTING!

Gosto das duas opções, contudo acho que o Oberlin têm muito mercado e se calhar é mais complicado de trazer.
Sporting Clube de Portugal 2-2-2003 💚💚
Amora FC 15/11/2016 💙 💙
Conseguindo o segundo lugar (importante em termos financeiros, porque é importante lutar pela presença na Liga dos Campeões, desportiva e economicamente), penso que podemos investir mais no plantel. Atingindo esse objetivo, acredito que poderemos ter algo assim para o ano:

GR - R. Patrício, R. Salin, P. Silva
DD - C. Piccini, S. Ristovski
DC - S. Coates, A. Pinto/Domingos D.
DC - J. Mathieu, Cont 1
DE - Cont 2, Lumor A.
MD - Cont 3, R. Battaglia, J. Misic
MC - B. Fernandes, Wendel
ED - Gelson M., D. Podence
EE - M. Acuña, Matheus P., Raphinha
AV - Cont 4, F. Montero/S. Doumbia
PL - B. Dost, R. Leão, L. Spalvis/F. Geraldes

A itálico estão os jogadores que penso que deviam lutar por um lugar na pré-temporada. Cont 4 a rodar com Wendel no onze. Ristovski a rodar com Rafael Leão nos convocados. Plantel forte e extenso, para aguentar várias competições.

Cont 1 - Defesa-central canhoto ou não canhoto mas que jogue bem do lado esquerdo e que tenha um nível superior ao André Pinto, capaz de concorrer com o Mathieu que tem tido cada vez mais problemas físicos. Contratação internacional (não há jogadores desta craveira e com estas características na Liga Portuguesa de momento).

Cont 2 - Lateral ofensivo que suba pelo corredor e combine com Acuña. Se Coentrão estiver bem de cabeça e de físico (não fazer o Mundial, também, era importante), não desgostaria de o continuar a ter cá. Temos que ir contratar fora, de qualquer forma. Com dois avançados mais puros, Bruno Fernandes a 8 e Gelson na direita, penso que o Acuña se pode tornar ainda mais útil jogando como ala-esquerdo (menos responsabilidade de definir e chegar ao golo).

Cont 3 - Substituto de William. Até poderíamos contratar cá mas as relações com o Braga impedem a contratação do Vukcevic (Braga), de que gosto muito, pelo que tem de ser fora.

Cont 4 - Segundo avançado de craveira internacional, para rodar com o Bruno Fernandes na posição mediante os jogos (mais para carregar ou mais para não sofrer e tentar marcar com mais segurança). Vietto era uma óptima opção.

PS - Ainda pensei se valia a pena ter o Lumor no plantel mas com um grande lateral e com Acuña, Matheus Pereira e Raphinha para o corredor esquerdo, penso que estamos bem.

Gosto das duas opções, contudo acho que o Oberlin têm muito mercado e se calhar é mais complicado de trazer.

Jovens, bom tecnicamente e rápidos...é esse o meu tipo de contratação. Oberlin, enquadra se essencialmente nesse perfil...deve dar craque.

Para Lateral esquerdo, preferia o Dalbert, pode ser que o  Inter faça negócio por um bom preço...super rápido, bom tecnicamente, era craque essencialmente num sistema de 3 centrais. Mas o Jogador do Herta é belíssimo, mas do Herta preferia o Selke que já o sugeri á 2 anos, era jogador do Bremen, foi para Leipzig não vincou e aqui tem estado q.b, mas é grande touro...acho que em Portugal fazia grandes estragos.

E pode vir o Mister Julien do Hoffeneim...
Plantel para jogar com 3 centrais:
Paulo Oliveira?  :o

Fdss... Lumor, Misic, Ristovski, Paulo Oliveira... mas que gaanda plantel. Sim senhor, o que vale é puseste com patins os dois melhores jogadores que temos (william e gelson), não vá a gente ter hipóteses.
"Playing football is very simple, but playing simple football is the hardest thing there is." - Johan Cruijff -
Mas quê, o Paulo Oliveira era mau jogador?

Quem defendia a profundidade...Não tinha visto o German Conti (segui alguns jogos 2 ou 3) quando se falou que estávamos interessados, parece bem mais jogador que Paulo Oliveira.

O Coates e bom jogador...mas tem muitas brancas e acima de tudo ou ganha logo a 1º bola ou se ela entra nas costas tem muita dificuldade.
« Última modificação: Abril 17, 2018, 18:54 pm por de_nunes »

O Paulo Oliveira é bom jogador, mas não se enquadra completamente numa defesa a três, muito menos descaído sobre a direita.
O 3-4-3 parece que é a última coca-cola do deserto.

:wall:

Fdss... Lumor, Misic, Ristovski, Paulo Oliveira... mas que gaanda plantel. Sim senhor, o que vale é puseste com patins os dois melhores jogadores que temos (william e gelson), não vá a gente ter hipóteses.
O William e o Gelson vão se embora no verão provavelmente.
E o Paulo Oliveira fez bons jogos quando jogou com a defesa a 3.
Mathieu, Coates e Piccinni, seria quanto a mim o ideal numa defesa a 3.

Não era mau, mas também não era assim tão bom que justifique pagar dinheiro para o ir re-buscar um ano após a sua venda, num "fantasy" 11. E ainda por cima pô-lo a titular numa defesa a três, quando a saída com bola é das suas maiores limitações.

A grande diferença desse sistema para o 4x4x2 com os alas a jogar por dentro (deixando os corredores laterais para os DL) é que mete mais um homem atrás e pode dar (ou não, depende do que o adversário permitir) mais liberdade ofensiva aos laterais.

A diferença não é gigante, eu pessoalmente acho que o 4x4x2 no contexto campeonato nacional em 80% ou 90% dos jogos é mais eficaz, não é preciso ter mais um homem no centro da defesa atrás. Isso em teoria libertaria mais os laterais, na prática em jogos "acessíveis" eles já sobem imenso no corredor, pelo que aí não faria grande diferença. Nos outros, mais difíceis, serviria sobretudo para defender, já que os jogadores no corredor lateral teriam de ter grandes cuidados defensivos com os extremos adversários. Não me parece por acaso que Jesus tenha usado esse esquema maioritariamente em jogos europeus (Champions e Liga Europa), aqui no Sporting.

Em suma, acho que é um sistema bom para aplicar contra equipas que sejam bastante superiores à nossa (casos da Champions) ou para jogar de forma "matreira" e pragmática. É isso que nós estamos a fazer este ano pelo que o sistema até faz sentido, mas na próxima época conto ver o Sporting a jogar com 2 avançados, alas dinâmicos e um 8 com chegada à frente (Bruno Fernandes), como jogavam os lamps no melhor momento do Jesus (com Enzos, Salvios e Gaitáns a criar grande dinâmica ofensiva e 2 avançados a finalizar).

Não era mau, mas também não era assim tão bom que justifique pagar dinheiro para o ir re-buscar um ano após a sua venda, num "fantasy" 11. E ainda por cima pô-lo a titular numa defesa a três, quando a saída com bola é das suas maiores limitações.
Nesse caso, concordo.

Não faz sentido. Há jogadores que não cabem nessas posições.
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly

A grande diferença desse sistema para o 4x4x2 com os alas a jogar por dentro (deixando os corredores laterais para os DL) é que mete mais um homem atrás e pode dar (ou não, depende do que o adversário permitir) mais liberdade ofensiva aos laterais.

A diferença não é gigante, eu pessoalmente acho que o 4x4x2 no contexto campeonato nacional em 80% ou 90% dos jogos é mais eficaz, não é preciso ter mais um homem no centro da defesa atrás. Isso em teoria libertaria mais os laterais, na prática em jogos "acessíveis" eles já sobem imenso no corredor, pelo que aí não faria grande diferença. Nos outros, mais difíceis, serviria sobretudo para defender, já que os jogadores no corredor lateral teriam de ter grandes cuidados defensivos com os extremos adversários. Não me parece por acaso que Jesus tenha usado esse esquema maioritariamente em jogos europeus (Champions e Liga Europa), aqui no Sporting.

Em suma, acho que é um sistema bom para aplicar contra equipas que sejam bastante superiores à nossa (casos da Champions) ou para jogar de forma "matreira" e pragmática. É isso que nós estamos a fazer este ano pelo que o sistema até faz sentido, mas na próxima época conto ver o Sporting a jogar com 2 avançados, alas dinâmicos e um 8 com chegada à frente (Bruno Fernandes), como jogavam os lamps no melhor momento do Jesus (com Enzos, Salvios e Gaitáns a criar grande dinâmica ofensiva e 2 avançados a finalizar).

Sempre gostei mais do modelo táctico do Leonardo Jardim, parece-me um tipo de futebol mais apoiado.

É uma boa base para tudo o resto.
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly