SPORTING - Pequim 2008

Eu sou completamente a favor da liberdade de expressão, desde que a mesma seja utilizada para falar bem e não para para dizer barbaridades. A Vanessa esteve muito bem e falou muito bem, dado que, a maioria das explicações dadas por alguns atletas portugueses foi, pura e simplesmente, uma vergonha completa. Envergonharam-me a mim, como cidadão português, e ao nosso povo, que incutia nos nossos atletas grandes esperanças. Custa muito ouvir a verdade não é?

"De manhã só é bom é na caminha"

"Estava bem, fiz o aquecimento bem. A única explicação é que, infelizmente, não sou muito dada a este tipo de competições. Em campeonatos da Europa, campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos, o melhor que fiz foi 63 metros nos últimos Jogos"

"Fiquei bloqueado com a imagem do Estádio Nacional de Pequim cheio"

"Quando entrei, vi logo que égua estava com medo"

"Pensei que estava a lutar contra quatro pessoas"

O que é isto? Estamos a competir nos torneios escolares ou quê? Mas não há honra? Não há vergonha?

Desculpa que te diga, mas o facto de citares a declaração do Miguel Ralão Duarte só mostra que criticas só por criticar, ou então pura e simplesmente não viste a prova e como tal não sabes o que aconteceu.

Como pude ver a prova do Miguel, não compreendo sinceramente onde é que está o problema, para vires citá-lo. O cavaleiro português desistiu da prova pela atitude da égua e não por qualquer erro seu. A égua estava realmente com medo e teve atitudes reveladoras de alguma tensão, quem sabe, devido aos painéis de vídeo (e julgo que essa foi uma das possíveis causas apontadas na altura).

Elogiar a Vanessa, que tem todas as condições desportivas, financeiras, etc a encher o rabinho e depois citar as declarações deste cavaleiro, que por sinal já fez excelentes provas, desconhecendo as condições de muitos hipódromos nacionais, só revela má fé.

Mas isto não veio só de ti, pois na altura vi muita gente criticar essas declarações do Miguel. Chamam desculpa esfarrapada, mas eu chamo ignorância completa (sem ofensa para a tua pessoa) e uma vontade típica portuguesa de criticar...

Se são amadores, aceito e compreendo, pois sigo com muita atenção tudo o que tem o símbolo do Leão. Agora, o facto de serem amadores, não lhes dá o direito de se justificarem da maneira que todos vimos e ouvimos. Não é suficientemente bom; os outros têm melhores condições; Isso sim, são argumentos e factos que posso aceitar, agora, virem com justificações completamente estúpidas? Isso não. É fazer a prova, tentar ganhar, e mais nada. Não é chegar à prova, e dar-se como derrotado antes da mesma começar e, depois de consumada a derrota esperada, vir com declarações que não cabem na cabeça de ninguém.

Ignorância completa? O que é mais ignorante? As justificações que foram dadas, completamente irreais, ou a constatação por parte de mim, português que segue as provas de atletas nacionais, de justificações como a do Gustavo Lima?

Eu sou Sportinguista fanático, defendo os atletas do meu clube, mas não entro em esquemas de clubismos, porque um dos visados era o Marco Fortes, um atleta do meu clube. Nem o faria se fosse ao contrário.

O Vicente Moura deveria ter preparado os atletas? Ou se sabe falar, ou está-se caladinho, porque a maioria deles, tirando o Obikwelu e Gustavo Lima, nem uma palavra deu aos portugueses, que financiaram as suas idas para Pequim.

Até admito que fiquei chateado pela Vanessa ter ficado em segundo, por vinha ficando em primeiro nas provas anteriores que tinha realizado.

Agora, vir falar que ela é "especial" porque, quando era pequena, teve a sorte de ir para um centro de alto rendimento , isso sim, é ignorância completa. Se calhar, a sorte é merecida. Do vosso ponto de vista, pegamos num qualquer, mandamos-o para um centro de alto rendimento, e aí está o próximo medalhista. Tem mais condições, é um facto, mas não merece ser descriminado ou desvalorizado por causa desse facto. Isso sim, é ignorância!

Que se f*** a medalha dela? Não é só dela, é nossa, minha, tua, do nosso povo! Porque no somatório das medalhas, não aparecem nomes, mas sim países. Diminuir a medalha dela porque ela é benfiquista é estupidez e ignorância.

Foi uma postura VERGONHOSA da maior parte dos atletas portugueses. Vicente Moura? Não me interessa para nada e reprovo o regresso forçado do Marco. Dos poucos que ali tiveram, apenas gostei do Obikwelu e do Gustavo Lima, que falaram para o povo e explicaram-se.

Criticar é atitude de português? Aquelas declarações são muito mais "portuguesas" do que as críticas. É a doença da pequenice aguda!!

Concluindo, estiveram presentes países em Pequim que são ainda mais pequenos e desfavorecidos do que nós, e não vi nem li declarações parecidas com as nossas. Eu tenho dupla nacionalidade e vi na CNN, numa rubrica sobre os momentos cómicos dos Olímpicos, vários momentos, ou seja, imagens de situações caricatas, etc. E qual é o único país a entrar com atletas a falarem? Portugal!! Com legendagem e smileys a passarem no ecrã. Para concluir a reportagem, os nossos atletas a falarem, e a Repórter a rir. Como posso defender o meu país de familiares e amigos ingleses, quando tenho atletas portugueses a fazerem figuras daquelas?

PS - Eu prefiro sempre uma vitória do Sporting (nem que seja a berlindes) a uma vitória da selecção Nacional, mas não descrimino vitórias nacionais porque os representantes não vestem a cor do clube que adoro e amo, Sporting Clube de Portugal.

Meu caro,

Vou comentar esta tua passagem pq a afirmação da medalha que se f*****,é de minha autoria.

Primeiro apesar de tu poderes achar isso,nao me sinto estupido ou ignorante por ter feito essas afirmações,se sentes a meldalha dela como tua,bom proveito,eu nao a sinto para a sentir  ela além de grande atleta tinha de ser uma grande pessoa e ela nao mostrou essa faceta,pelo menos em minha opinião e nao tem nada a ver com clubite.

Por exemplo vibrei com a medalha do N.Evora e ele é igualmente atleta do SLB.

O que eu nao gosto é de gentinha estupida e de mentalidade tacanha,que por ter ganho uma medalha pensa que pode criticar os colegas de delegação,ela que nem junto com eles estava.Alias nao é por acaso que ela foi completamente posta de parte pelos outros atletas que ficaram f***** com a falta de companheirismo de alguem que por ter ganho uma medalha e por ter uma duzia de microfones á frente desata a fazer declarações sem sentido para uma atleta.

Na epoca fiz referencia as declarações do Marco de de outros atletas como infelizes e de atletas mal preparados para enfrentar a Comunicação Social, a serem chamados á atenção seria sempre pelos responsaveis nao por outra atleta.

SL

Meu caro,

Vou comentar esta tua passagem pq a afirmação da medalha que se f*****,é de minha autoria.

Primeiro apesar de tu poderes achar isso,nao me sinto estupido ou ignorante por ter feito essas afirmações,se sentes a meldalha dela como tua,bom proveito,eu nao a sinto para a sentir  ela além de grande atleta tinha de ser uma grande pessoa e ela nao mostrou essa faceta,pelo menos em minha opinião e nao tem nada a ver com clubite.

Por exemplo vibrei com a medalha do N.Evora e ele é igualmente atleta do SLB.

O que eu nao gosto é de gentinha estupida e de mentalidade tacanha,que por ter ganho uma medalha pensa que pode criticar os colegas de delegação,ela que nem junto com eles estava.Alias nao é por acaso que ela foi completamente posta de parte pelos outros atletas que ficaram f***** com a falta de companheirismo de alguem que por ter ganho uma medalha e por ter uma duzia de microfones á frente desata a fazer declarações sem sentido para uma atleta.

Na epoca fiz referencia as declarações do Marco de de outros atletas como infelizes e de atletas mal preparados para enfrentar a Comunicação Social, a serem chamados á atenção seria sempre pelos responsaveis nao por outra atleta.

SL

Eu tb sou daqueles que gostei da medalha do NE , mas não fiquei nada satisfeito com a medalha da Peixeira ... e qt a isto tudo dito .

Qt. ao problema do MF acho que quem criou tudo isto foram os jornaleiros e o artista que o mandou para casa , pq se analisarmos aquelas declarações foram proferidas num sitio tipo Flash Interview , em que o rapaz é bombardeado com todo o tipo de perguntas e com a desilusão (de quem trabalha durante anos a fio) de quem não conseguiu atingir aquilo que esperava , ele em vez de ser antipático e simplesmente não responder , tentou suavizar um pouco o problema e ironizou com as celebres palavras.

SCP SEMPRE!!!