Pereirinha e Paulo Bento

http://entredez.blogspot.com/2008/01/tentativa-de-assassnio-de-pereirinha.html

A tentativa de assassínio de Pereirinha pelo cobarde Paulo Bento

Primeiro ponto: Paulo Bento é, quanto a mim, dos melhores treinadores da Liga Portuguesa. Todavia, este facto não impede que se traga a lume alguns erros cometidos por Bento. E a maneira como ele tem conduzido o processo de integração de Pereirinha no plantel sportinguista é, no mínimo, catastrófica.

Vi este puto pela primeira vez num Sporting-Porto, em júniores. Entrou a 15/20 minutos do fim. Mostrou argumentos fantásticos, nesses escassos minutos, apesar da minha grande curiosidade estar virada para a "mega-estrela" leonina Fábio Paim. Tive a oportunidade de comprovar todos os predicados contra o Boavista, no último jogo da fase final, e fiquei com a convicção que estava na presença de um talento que no espaço de 1/2 anos daria cartas no mundo do futebol. Na altura, para além do seu poder de decisão e qualidades técnico/tácticas, houve um factor que me impressionou bastante e que eu estava longe de pensar que, mais tarde, seria prejudicial para a sua carreira: a sua maneira de estar; a forma tranquila e adulta que apresentava dentro de campo. Não refilava com árbitos, não resmungava após entradas mais violentas dos adversários, nada. Para ele, apenas lhe interessava o jogo, a sua atenção não se desviava um minuto das circunstâncias e objectivos do jogo.

Uns meses antes, na véspera de um Sporting de Braga- Sporting Clube de Portugal, tinha lido num jornal desportivo responsáveis de selecções nacionais a comentar as qualidades deste miúdo. E, na altura, alertaram para o facto de, apesar de ser um jogador de grande qualidade, era um indivíduo extremamente tímido, o que poderia fazer com que a sua ascensão, no futebol sénior, não fosse consentânea com o seu talento. Quando esse jogo terminou (o clube de alvalade perdeu 3-2 ) ignorava o tamanho erro que Paulo Bento havia cometido, ou melhor, o duplo erro, ao não ter convocado para esse jogo Diogo Tavares, e, por outro lado, por ter optado pelo David Caiado para o assalto final, recuando na opção inicial de fazer entrar Pereirinha. Só depois de avaliar a qualidade destes 4 júniores é que me apercebi da "gaffe" cometida por Paulo Bento.

Na época seguinte, e após grande insistência do treinador do Olivais e Moscavide, Rui Dias, Pereirinha seguiu para o Clube recém-promovido à Liga de Honra. Observei-o o tempo suficiente para compreender que as minhas suspeitas estavam certas: este era, indiscutivelmente, um grande talento. Por isso, quando foi resgatado pelo clube de Alvalade em Janeiro, a minha surpresa foi ver a dificuldade que Paulo Bento teve em apostar nele de forma clara e decidida.

Em entrevista à revista " Futebolista", o presidente do Olivais e Moscavide, José Caldeira, refere-se a este atleta, alertando para o facto do resgate precoce deste jogador ter contribuído de forma clara para um "entrave" à sua evolução. Não para revelar qualidades desconhecidas, como o presidente afirma ter sucedido com Miguel Veloso, mas para se impor, para ganhar confiança nas suas qualidades.

Na quarta-feira passada, pensava que finalmente Pereirinha ia "explodir". Porém, e sem perceber o porquê desta atitude de Bento, o puto saiu pouco depois dos trinta minutos. Até esse momento, estava a ser o melhor elemento sportinguista. Não se escondeu do jogo, tabelou, fintou, recuperou bolas, tudo com mais sucesso que os seus colegas.

Não sei até que ponto Pereirinha se vai deixar afectar por esta situação, mas o que mais me incomoda é que Paulo Bento não parece entender porque é que este miúdo, que raramente vai às selecções do seu escalão, jogando regularmente num escalão acima da sua idade, é um dos melhores da sua geração. Não é só por ser muito forte no um para um, ou pela velocidade, mas sim pela inteligência e pelo poder decisão, que lhe permitem optar, em 90% dos casos, no mínimo, pelo melhor para equipa, mesmo que isso lhe retire visibilidade.

E, isto sim, isto é que os sportinguista devem recear: a negligência que tem sido demonstrada por Bento, na condução deste talento. Para bem das "hostes" leoninas, era bom que terminasse já, contra a Académica de Coimbra.

Não é da minha autoria, mas queria deixar aqui o post neste blog que costumo ler. Achei bem interessante.

« Última modificação: Janeiro 31, 2008, 07:15 am por miguel »
Porra se há jogador que não se pode queixar de falta de apoio e oportunidades da parte do treinador é este, mas enfim tudo serve para malhar
Daqui a pouco temos novo pasquim online. :twisted:
Acho que o Bento não tem estado nada bem, em relaçao ao Pereirinha, um jogodor jovem precisa de um jogo inteiro para se ambientar, a jogar de inicio e de preferencia um jogo em que o peso e a pressao não sejam enormes, como o ele tem feito... Ainda noutro dia em Setubal, Meteu o miudo de inicio para tira-lo ao fim de 20 minutos, isso sim é uma facada.
quem dera a muito jogador jovem ter tido as oportunidades que pereirinha tem tido..  E eu sou um dos que ate agora nada viu do pereirinha, se calhar era melhor ir rodar noutro clube da 1 liga
Este não ta a ser queimado de certeza... não tem aproveitado os jogos em que joga, tomara o Celsinho ter tantas oportuniades de jogar como o Pereirinha, Pereirinha simplesmente não tem aproveitado
É o jogador mais keimado a seguir a Stojo.

Devido ao obtuso losango não usar extremos, neste sistema Pereirinha nunca terá lugar na ekipa...
LEVITICUS-18:22
O Pereirinha até tem tido bastantes oportunidades, mas jogar num esquema completamente desadequado às suas características e sair à meia hora quando as coisas correm mal não deve ser grande ajuda à sua afirmação.

Pessoalmente é um jogador que aprecio, as virtudes que o texto lhe aponta também eu as reconheço, mas infelizmente também reconheço a tal "timidez", que espero não venha a travar-lhe a carreira.
Se fosse só pereirinha estavamos nós contentes. Bento quanto a mim queimou já diversos jogadores. Entenda-se que para mim o conceito de "queimar" é tão e somente o facto de num determinado sistema de treino/jogo os jogadores não renderem o que podem.

- Pereirinha. A extremo e a 30 metros da baliza, era onde o gostava de o ver. Bento já o usou a lateral. I rest my case... :wall:

- Nani. O losango de Bento decepou o craque, e mesmo assim destacava-se. Mais uma vez em Alvalade não brilhou por aí além, teve de ir para um sistema táctico onde existe um meio campo de combate e preenchido, para expor toda a sua classe técnica, no ultimo terço de terreno, com liberdade de acção. O 8 e o 80...  :-X

- Paulo Renato. Não joga, nem foi emprestado, mandaram a esperança para o chipre graças á escolha de Bento. Um ano sem competição nestas idades é fatal para a evolução... Poderá ser um feito inédito, queimar 2 em 1.  :great:

- Stojkovic. Já todos entendemos que no balneário do SCP não se pode ter opinião contrária à do sabe-tudo Bento. Portanto quando nas antas o jogador foi vitima de mais um roubo de igreja, o treinador do SCP nada mai fez a não ser dar razão aos arbitros que criticou semanas antes e apressou-se a cruxificar o Stojkovic, só isso quanto a mim valeria a demissão deste papalvo.  :inde:

- Rui Patricio. Apanhado num turbilhão de azia do senhor Bento, é com convicção quase "religiosa" (sim porque lançar um miúdo que não tinha 100 minutos nas mãos em plena crise e acreditar que vai resultar é mesmo ter fé...só isso) lança-o ás feras. Os erros normais de um inexperiente na 1ª Liga custam milhões, provavelemente os da champions. Obrigado Bento.  :clap:

- Celsinho. Um X-file. Internacional Brasileiro, manifestamente com potencial e margem. Um jogador que por mais que os videos possam ser mentirosos, tem apenas e só 45+20+5 minutos de jogo desde Setembro. Cada um em competições diferentes, estádios diferentes, 11 titulares diferentes. Romagnoli está em péssima forma e nem assim aposta no miúdo, e depois há a apsota em Farnerud, enfim dois cancros, dois fetiches. Celsinho é um puro 10, é mais uma vez quando joga, o pouco que joga, é encostado a uma ala, ainda para mais a esquerda.  :o

- Vukcevic. Outro que tal. Encostado a uma ala já é o que é, imaginem no corredor central a mandar umas bombas à baliza.   :shhh:

- Izmailov. Mais um extremo ofensivo que tem de jogar a 55 metros da baliza. Bravo Bento!  :dance:

-Yannick. A burrice no seu espelndor. O puto na pior forma de sempre, e Bento, qual visionário, ouvindo que os adeptos o assobiam cada vez que joga teima em usá-lo, até meter pena. Tendo o seu fetice de verão Purovic no banco. A lesão veio em bom tempo miúdo, confia em mim.  ;)

- Moutinho. Por fim o nosso capitão, um talento. Joga bem em qualquer posição? Não senhor, ele não sabe é jogar mal, mas daí a dizer-se que tanto faz jogar a medio interior ou a 10 vai um longooooo caminho. Mais uma vez o losango de bento desloca-o para as alas. É cíclico: há jogos em que não se dá por ele, no entanto quando descai para o miolo a coisa fluí.  :whistle:

PS: o monóxido de carbono é venenoso e neste momento em Alcochete o teor na atmosfera é bastante elevado.  :arrow:
« Última modificação: Janeiro 21, 2008, 16:45 pm por Majestade »
Porra se há jogador que não se pode queixar de falta de apoio e oportunidades da parte do treinador é este, mas enfim tudo serve para malhar

Ele passará a ser o "afilhado injustiçado"...  :mrgreen:
desde quando e' que o izmailov é extremo?

o vuk a mandar bombas? só se for na bancada b, do topo sul.

celsinho... futuro ronaldinho, só se for naquelas empresas de sosias...

- Nani. O losango de Bento decepou o craque, e mesmo assim destacava-se. Mais uma vez em Alvalade não brilhou por aí além, teve de ir para um sistema táctico onde existe um meio campo de combate e preenchido, para expor toda a sua classe técnica, no ultimo terço de terreno, com liberdade de acção. O 8 e o 80...  :-X

Mais uma para os tesourinhos ^-^ :wall:
Se fosse só pereirinha estavamos nós contentes. Bento quanto a mim queimou já diversos jogadores. Entenda-se que para mim o conceito de "queimar" é tão e somente o facto de num determinado sistema de treino/jogo os jogadores não renderem o que podem.

- Pereirinha. A extremo e a 30 metros da baliza, era onde o gostava de o ver. Bento já o usou a lateral. I rest my case... :wall:

- Paulo Renato. Não joga, nem foi emprestado, mandaram a esperança para o chipre graças á escolha de Bento. Um ano sem competição nestas idades é fatal para a evolução... Poderá ser um feito inédito, queimar 2 em 1.  :great:

- Stojkovic. Já todos entendemos que no balneário do SCP não se pode ter opinião contrária à do sabe-tudo Bento. Portanto quando nas antas o jogador foi vitima de mais um roubo de igreja, o treinador do SCP nada mai fez a não ser dar razão aos arbitros que criticou semanas antes e apressou-se a cruxificar o Stojkovic, só isso quanto a mim valeria a demissão deste papalvo.  :inde:

- Rui Patricio. Apanhado num turbilhão de azia do senhor Bento, é com convicção quase "religiosa" (sim porque lançar um miúdo que não tinha 100 minutos nas mãos em plena crise e acreditar que vai resultar é mesmo ter fé...só isso) lança-o ás feras. Os erros normais de um inexperiente na 1ª Liga custam milhões, provavelemente os da champions. Obrigado Bento.  :clap:

- Celsinho. Um X-file. Internacional Brasileiro, manifestamente com potencial e margem. Um jogador que por mais que os videos possam ser mentirosos, tem apenas e só 45+20+5 minutos de jogo desde Setembro. Cada um em competições diferentes, estádios diferentes, 11 titulares diferentes. Romagnoli está em péssima forma e nem assim aposta no miúdo, e depois há a apsota em Farnerud, enfim dois cancros, dois fetiches. Celsinho é um puro 10, é mais uma vez quando joga, o pouco que joga, é encostado a uma ala, ainda para mais a esquerda.  :o

- Vukcevic. Outro que tal. Encostado a uma ala já é o que é, imaginem no corredor central a mandar umas bombas à baliza.   :shhh:

- Izmailov. Mais um extremo ofensivo que tem de jogar a 55 metros da baliza. Bravo Bento!  :dance:

-Yannick. A burrice no seu espelndor. O puto na pior forma de sempre, e Bento, qual visionário, ouvindo que os adeptos o assobiam cada vez que joga teima em usá-lo, até meter pena. Tendo o seu fetice de verão Purovic no banco. A lesão veio em bom tempo miúdo, confia em mim.  ;)

- Moutinho. Por fim o nosso capitão, um talento. Joga bem em qualquer posição? Não senhor, ele não sabe é jogar mal, mas daí a dizer-se que tanto faz jogar a medio interior ou a 10 vai um longooooo caminho. Mais uma vez o losango de bento desloca-o para as alas. É cíclico: há jogos em que não se dá por ele, no entanto quando descai para o miolo a coisa fluí.  :whistle:

PS: o monóxido de carbono é venenoso e neste momento em Alcochete o teor na atmosfera é bastante elevado.  :arrow:
paulo bento no seu melhor.. :dance:

desde quando e' que o izmailov é extremo? Desde sempre!!!

Vais dizer que o Vukcevic nao tem um pontape forte e colocado?!?

Para ti o unico jogador razoavel no mundo seria um com a velocidade do Messi, o remate do Gerrard, as fintas do Cristiano Ronaldo, a força do Essien, a qualidade de passe do Deco, a explosao de Kaka, o jogo aereo de Crespo etc...mas isso temos pena nao existe

desde quando e' que o izmailov é extremo? Desde sempre!!!

Vais dizer que o Vukcevic nao tem um pontape forte e colocado?!?

Para ti o unico jogador razoavel no mundo seria um com a velocidade do Messi, o remate do Gerrard, as fintas do Cristiano Ronaldo, a força do Essien, a qualidade de passe do Deco, a explosao de Kaka, o jogo aereo de Crespo etc...mas isso temos pena nao existe

Existe existe e chama-se Diogo Soares ...  :boohoo:

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting!!

Pobres jogadores estes que aprenderam a jogar num unico esquema táctico.

Pobre Patricio que só podia estrear-se no Sporting num fase de euforia e vitorias umas atrás das outras, mesmo que o GR titular estivesse lesionado e o Tiago a render pouco. O PB devia ter apostado no Peres !

O Nani fez uma epoca tão miseravel que foi comprado por 25 ME, foi titular indiscutivel na epoca passada e um jogador desiquilibrante, chegou por exemplo para calar o Estadio do Dragão e arrancar de lá uma vitoria historica. Nesse dia o losangulo deve ter virado quadrado.

O Moutinho é outro que o ano passado jogava que se fartava, o losangulo era o mesmo, mas só este ano é que o capitão deu para embirrar com ele.

O PB é burro, estando o Derlei lesionado e tendo no banco um jogador com caracteristicas semelhantes,  devia era ter apostado logo no Purovic, o Dajalo ficava no banco e não ouvia assobios. Alias jogador que ouvisse assobios saia logo, para não lhe baixar o moral. Pena é o Jesualdo não seguir estes conselhos cada vez que assobiam o Quaresma....

Decidam-se, o Celsinho afinal já pode ser lançado às feras ?

aliás eu até recomendaria ao Sporting, que solicitasse a titulo expectional, puder utilizar 20 jogadores em simultaneo, visto ainda não ter sido encontrada uma equipa base consentanea com as exigencias dos adeptos.
KICK ASS!!!
O Nani fez uma epoca tão miseravel que foi comprado por 25 ME, foi titular indiscutivel na epoca passada e um jogador desiquilibrante, chegou por exemplo para calar o Estadio do Dragão e arrancar de lá uma vitoria historica. Nesse dia o losangulo deve ter virado quadrado.

@ Nuno Lapa: De acordo. Eu não sei é onde é que isso que afirmas (e que é verdade), não abona a favor do que eu afirmei. Lembrar que com o mesmo losango o Nani levou uma cabritada, do Nelson na derrota historica por 0-2 em tua casa com os orcs... O mesmo losango tem o presente cenário de mais "não-vitórias", que o contrário.

O que disse foi que o Nani do ano passado em nada tem a ver com o deste ano. Acho que não é díficil ver isso. E para mim a razão é simples, quando tem as costas protegidas, um meio campo que domine o jogo e quando finalmente joga mais tempo à frente da linha de meio campo então aí vê-se o Nani, como tambem o viamos, raramente quando ainda era nosso. Não disse que a época dele foi má, mas para a categoria do Nani deveria e poderia ter sido bem melhor. E não esquecer que a época não tem os 6 ultimos jogos....

@To-Mane: não perceebi, ou não percebeste, de qualquer dos modos, presunção e água benta....  :angel:
Majestade temos opiniões diferentes. O que eu acho é que resumir todos os fracassos ao losangulo é uma aberração.

O PB desde que chegou foi este o sistema que utilizou preferencialmente e já ganhou titulos. Foi o ano passado a melhor defesa da europa e uma das menos batidas da historia do clube, esteve mais de uma ano sem perder fora de casa e lutou pelo titulo até aos derradeiros minutos do campeonato.

O mal para mim não é o losangulo, porque este é um sistema tactico como os outros, o mal é a qualidade de alguns jogadores que chegaram para substituir titulares indiscutiveis da epoca passada. Mas lá está os jogadores ou tem qualidade ou não tem,  por isso tanto faz jogar em 4x4x2 losagulo, 4x4x2 classico, 4x3x3 ou 3x4x3...

Para mim das contratações que se fizeram aproveita-se Stojkovic ( se o irmão fizer o favor de estar calado ), Vukcevic e Izmailov. O resto é para devolver.  Repito o problema não é o losangulo é mesmo falta de qualidade !
Majestade temos opiniões diferentes. O que eu acho é que resumir todos os fracassos ao losangulo é uma aberração.

O PB desde que chegou foi este o sistema que utilizou preferencialmente e já ganhou titulos. Foi o ano passado a melhor defesa da europa e uma das menos batidas da historia do clube, esteve mais de uma ano sem perder fora de casa e lutou pelo titulo até aos derradeiros minutos do campeonato.

O mal para mim não é o losangulo, porque este é um sistema tactico como os outros, o mal é a qualidade de alguns jogadores que chegaram para substituir titulares indiscutiveis da epoca passada. Mas lá está os jogadores ou tem qualidade ou não tem,  por isso tanto faz jogar em 4x4x2 losagulo, 4x4x2 classico, 4x3x3 ou 3x4x3...

Para mim das contratações que se fizeram aproveita-se Stojkovic ( se o irmão fizer o favor de estar calado ), Vukcevic e Izmailov. O resto é para devolver.  Repito o problema não é o losangulo é mesmo falta de qualidade

Óbvio que o problema NUNCA é uma táctica mas sim qual que se deve usar para tirar o máximo partido da equipa, o Paulo Bento tinha um lote de jogadores que no 11 titular davam boa consistência ao Losango. Esse jogadores sairam mas...o losango continuou, ora eu até diria que a culpa é da má qualidade dos jogadores, mas porra, nem são maus de todo (vukcevic e Stojkovic foram mais-valias). Houve uma clara má interpretação do que se queria e para o que se queria.

Então se há meses a fio que não jogamos rigorosamente nada, se os avançados estão lesionados, se a defesa continua ser batida como se não houvesse amanhã, que tal pensar numa táctica que, com os jogadores que se tem, dê outra vez sucesso?

Isto É o Sporting. Um Clube de futebol e outras modalidade, tem de ganhar em tudo para que meio Portugal se sinta feliz. Se não está a ganahr, há que mudar e encontrar outra estraégia...! Considero egoísmo aquelas ocasiões em que volta e meia lá vem Paulo Bento com as suas filosofias de vida sobre a sua palavra de honra e sua fidelidade aos principios que levará à cova, até que descanse em paz.

Eu acho que na vida uma pessoa tem de se ir adaptando a tudo o que possa acontecer, sempre com o intuito de manter a bitola lá em cima, agora se na vida uma pessoa faz do seu estilo próprio um dogma, haverá altos e baixos certamente, e quando estiver perante "os baixos" se não adapta, se não mudar, então a unica coisa que terá é fracasso.

O Losango é uma táctica, mas para o presente lote de jogadores e suas características está totalmente desadequado. Razão pela qual se recorrem a adaptações para o meter a funcionar. E mais: 2 anos a jogar sempre da mesma forma, dá aos adversários toda a lógica de processos para nos anularem. Acho que bento ainda não percebeu que mudar não significa admitir que é burro, acho que até é sinal de inteligência, mas quem sou eu...

Ps: repara que o Veloso com este losango desamparado de alas (tanto ofensivos como defensivos) que saibam defender, anda aos papeis em todos os jogos. Por mim era Adrien e Veloso á frente da defesa, Moutinho a miolo/10, Simon a seu lado e Izma no outro, não como alas mas como medios ofensivos descaidos, e Liedson na frente a ser servido de frente e não de lado e pelo ar.
« Última modificação: Janeiro 21, 2008, 20:19 pm por Majestade »