Ravanelli:
Exacto, compreendo. Agora, o que eu apenas quis salientar foi que, de facto, o tipo de futebol praticado nos países em questão é diferente, e não sei se se pode dizer que num sítio é melhor que noutro, depende da perspectiva e do que os espectadores preferirem ver, como referi que o Aki disse, e bem, o tipo de jogo é diferente, e apenas isso.
Confesso que o campeonato que mais gosto de ver (quando posso, tenho tempo e arranjo stream) é mesmo o alemão, seguido do espanhol. Não tenho nada, mas mesmo nada, contra o futebol holandês, simplesmente não gosto tanto como dos outros que referi, e apenas isso: são diferentes, não são nem melhores nem piores, apenas não tenho especial gosto pelo futebol holandês
Quanto ao que referes do Barcelona... sinceramente, não me parece uma comparação justa para o Barcelona e para o próprio Cruyff. Isto porque acho que o modelo do Barcelona não é o modelo holandês mas antes o modelo de Cruyff. O modelo de Cruyff também não é o modelo "comum" holandês. Para mim, é o mesmo que dizer que, quando o Mourinho ganhou a Champions com o seu modelo de jogo, isso significaria que em Portugal o futebol era de topo, e que os treinadores cá eram fantásticos e tinham ideias de jogo semelhantes, por terem a mesma nacionalidade que Mou...
Para mim, por exemplo, o tipo de pressão que toda a equipa catalã faz a nível colectivo, a reactividade que os faz pressionar desde logo após a perda de bola, sem se desposicionarem, está quase num "mundo á parte" do que se faz na maioria das equipas holandesas, no que se faz na maioria dos modelos dos técnicos holandeses.
Em relação ao que está a bold, concordo na íntegra. Daí dizer que i) o tipo de futebol praticado na Holanda é muito específico e diferente dos outros, nem pior nem melhor, é diferente, e depois variará de gosto para gosto a opinião que dele se tem; e ii)por isso mesmo não gostaria de ver no Sporting o modelo "comum" holandês, que, se viesse puro e duro, dificilmente teria sucesso em Portugal (não por ser pior que os outros, mas por ser muito diferente e se expor demasiado ao tipo de futebol das equipas portuguesas).
Pois podem, e, lá está, as avaliações qualitativas sobre o futebol serão sempre algo subjectivas, e não poderão, nunca, ser encaradas como verdades absolutas. Porque as há poucas no futebol, também.