Tópico dos Carros

Malta, é a minha vez de vos pedir uma dica:
Tenho uma oportunidade por um Alfa Romeu 147 1.9 JTD Sport (140 cv) de 2004.
Alguém utiliza este carro, conhece detalhes sobre o motor, (há 15 anos que tenho um TDI de 110CV) não percebo de mais nada (quer dizer tb tenho uma 1.6HDI de 110).
Agradeço os vossos comentários pois, o negócio, a concretizar-se será esta semana.
SL
PS: Esqueci-me de dizer: Tem 142000km (confirmados) e nunca teve nenhuma anotação nas inspeções.
1) Alfa Romeo é com «o», não com «u».
2) A mecânica em si é boa. O prazer de condução é superior ao que tens actualmente.
3) A electricidade e os plásticos não são bons.
4) Será uma questão de sorte.
« Última modificação: Março 20, 2017, 15:31 pm por one_o_six »
«Opiniões divergentes não significam ataques pessoais»
Malta, é a minha vez de vos pedir uma dica:
Tenho uma oportunidade por um Alfa Romeu 147 1.9 JTD Sport (140 cv) de 2004.
Alguém utiliza este carro, conhece detalhes sobre o motor, (há 15 anos que tenho um TDI de 110CV) não percebo de mais nada (quer dizer tb tenho uma 1.6HDI de 110).
Agradeço os vossos comentários pois, o negócio, a concretizar-se será esta semana.
SL
PS: Esqueci-me de dizer: Tem 142000km (confirmados) e nunca teve nenhuma anotação nas inspeções.
1) Alfa Romeo é com «o«,não com «u».
2) A mecânica em si é boa. O prazer de condução é superior ao que tens actualmente.
3) A electricidade e os plásticos não são bons.
4) Será uma questão de sorte.

E diz-se que a comprares, irás ter dois dias felizes na vida: O dia em que o compras, e o dia em que o vendes :-)

Fora de brincadeira - consta que há também uns casquilhos na suspensão que não são particularmente resistentes, mas a seu tempo virá anotado na inspeção :-)

Acima de tudo, é preciso alguma sorte, e num carro com essa idade, é estar atento à pintura, que poderá estar a ficar "fora do prazo" caso o carro durma fora de garagem e/ou nunca tenha sido intervencionado.
E diz-se que a comprares, irás ter dois dias felizes na vida: O dia em que o compras, e o dia em que o vendes :-)

São 3: o dia em que compras, o dia em que o conduzes e o dia em que o vendes.  :lol:

Eu não tenho nem nunca tive nenhum. Conheci quem tivesse um 147 e adorava conduzi-lo, adorava a estética, detestava as idas à oficina (problemas eléctricos). Conheci quem também tivesse um 156 e a história era a mesma.
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Basta ver o Top Gear com atenção e é como eles dizem: grande carro, não és um aficionado dos carros se não tiveres um Alfa. Certo que se podem desfazer aos bocados, que deixam de funcionar, mas têm um quê de inesquecível"... há um episódio com 3 Alfas que é excelente.
«O importante é ganhar. Quer se goste mais de umas coisas e menos de outras, quer se tenha uma opinião mais para a esquerda ou mais para a direita, o que realmente importa é que cada um de nós ponha sempre os interesses do Sporting Clube de Portugal acima de qualquer gosto particular, de qualquer ataque dos nossos adversários, e tão alto que nada nem ninguém nos impeça de sermos cada vez mais fortes, ganhadores e campeões».
Vá lá, sejam objectivos, senão não ajudam o homem...
Listem prós e contras como deve ser.
Pró: Boa mecânica, prazer de condução invulgar.
Contra: Problemas diversos, nomeadamente eléctricos.
Ou seja, sendo alguém muito racional, talvez seja de evitar. Sendo alguém mais emotivo, talvez seja a não perder.
« Última modificação: Março 20, 2017, 19:43 pm por one_o_six »
Um colega meu tem um Giulietta e adora o carro, até a data zero problemas.
E tem uma repro metida naquilo.
Um colega meu tem um Giulietta e adora o carro, até a data zero problemas.
E tem uma repro metida naquilo.

A minha prima também tem um e diz que o carro não lhe dá problemas nenhuns. Pelo menos até agora e já vão uns 3 anos. Mas parece que não é a mesma coisa de antigamente, em que os problemas eram notícia. Nem estranha, já que a Fiat tinha de fazer alguma coisa para apagar essa imagem dos Alfas.

Objectivamente é isso: motor que dá prazer, aparentemente sem grandes problemas (a tecnologia está presente noutras marcas), estética impecável, seja exterior ou interior (eu gosto muito de Alfas, sou suspeito neste ponto). No downside, parece gostar muito de oficinas, mais pelos problemas eléctricos. Mas também há quem o tenha e diga que isso é questão ultrapassada. O do meu antigo colega deveria de ser mais antigo, porque ele vendeu-o por 2005 ou 2006.

Também acho que não é um carro fácil de vender, exactamente por causa da reputação Alfa.
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
O mal dos (novos) Alfas é serem muito caros.  :mrgreen:

O Giulia e o Stelvio estão um espectáculo.  :mais: :mais:
Obrigado a todos pelas respostas, em particular ao expert ;), @one_o_six

O negócio está praticamente concretizado, na 4ª feira vou vê-lo in loco, e se corresponder à informação que o vendedor me foi dando, o negócio está feito.

Depois dou-vos notícias!

SL
Sei que é "feio" um homem chorar, mas ontem chorei, de orgulho e de alegria por trazer no coração o amor ao Sporting Clube de Portugal! - AJG - 01JUN2015
Um Nissan Almera com traseira, de 2003, com 100k km e a gasóleo. Quanto davam por ele?

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Um Nissan Almera com traseira, de 2003, com 100k km e a gasóleo. Quanto davam por ele?

Talvez 4.000€?
Sei que é "feio" um homem chorar, mas ontem chorei, de orgulho e de alegria por trazer no coração o amor ao Sporting Clube de Portugal! - AJG - 01JUN2015

Talvez 4.000€?
Vou dar um pouco mais mas já com a documentação toda tratada. E numa pessoa de confiança que me garante manutenção básica e outros problemas que possam advir. Não me parece mau negócio.

Talvez 4.000€?
Vou dar um pouco mais mas já com a documentação toda tratada. E numa pessoa de confiança que me garante manutenção básica e outros problemas que possam advir. Não me parece mau negócio.

Isso tem motor Renault ou Nissan?

Talvez 4.000€?

Renault, salvo erro.

Talvez 4.000€?

Renault, salvo erro.

Tenta saber se trocaram as capas das bielas.

Sent from my Redmi 3 using Tapatalk

Talvez 4.000€?

Eu vou dar 4000 mais o meu Fantástico Ibiza van 1.9 GtTdi Sport (110cv) de 98, com 340000km, por um Alfa Romeo 147 1.9 JTD (140cv) de 2004 e 142000km.

Vamos ver o que sai daqui!

Enviado do meu VFD 500 através de Tapatalk

Talvez 4.000€?

Eu vou dar 4000 mais o meu Fantástico Ibiza van 1.9 GtTdi Sport (110cv) de 98, com 340000km, por um Alfa Romeo 147 1.9 JTD (140cv) de 2004 e 142000km.

Espero que não seja vermelho...
Tem em conta que não vais poder facilitar no que respeita a manutenção.

Talvez 4.000€?

Espero que não seja vermelho...
Tem em conta que não vais poder facilitar no que respeita a manutenção.

:hand:
É preto!

Pois aí provavelmente ficarei pior servido, já que o Ibiza era só praticamente trocar óleo e correias!

Amanhã vou ao Porto, levo o Ibiza e trago o Alfa!

Obrigado a todos pelos contributos.

Estou ao mesmo tempo entusiasmado e nostálgico pelo meu carrinho...
Chegado a casa com o negócio feito e o Alfa estacionado, já percebi que motor há. Mas há mais:

Um para choques partido por baixo;
Uma suspensão que chia ao passar num buraco mais brusco;
Uma fuga no filtro de gasóleo;

E mais alguns pormenores...

Enfim, próximo passo, arranjar o para choques numa oficina de bairro. Depois vou a metê-lo na marca para um diagnóstico mais apurado e estudar o impacto financeiro das melhorias a efetuar.

Mas anda mesmo...

Chegado a casa com o negócio feito e o Alfa estacionado, já percebi que motor há. Mas há mais:
Um para choques partido por baixo;
Uma suspensão que chia ao passar num buraco mais brusco;
Uma fuga no filtro de gasóleo;
E mais alguns pormenores...
Enfim, próximo passo, arranjar o para choques numa oficina de bairro. Depois vou a metê-lo na marca para um diagnóstico mais apurado e estudar o impacto financeiro das melhorias a efetuar.
Mas anda mesmo...

O que mais me preocuparia é isso da suspensão. O filtro de óleo troca-se, o pára-choques conserta-se, etc.
Quanto a andar, é bom que tenhas em conta que deves rolar lentamente até o óleo atingir a temperatura normal de funcionamento.