O que o Ronaldo fez a mim não me surpreendeu. Apesar da caça que os tabloides lhe dão, destacando coisas que todos fazem (como se só ele encomendasse meretrizes, ou como se 80% dos futebolistas não casassem com criaturas desse grupo profissional ou postura moral) Ronaldo há muito me parece diferente pela personalidade que demonstra dentro e fora dos relvados.
Quanto a demonstrações de clubismo eu nunca liguei muito a isso nem o exigo, aliás enerva-me alguma idolatria a jogadores, mas aprecio e exijo respeito quando justificado. E ontem Ronaldo mostrou o píncaro desse respeito. E foi por isso, e não pelo golo, ao contrário do que dizemo os pasquins e alguns sportinguistas menos atentos ou que não estiveram no estádio, que foi tão aplaudido. Ninguém aplaudiu Ronaldo no momento do golo, fez-se silêncio. Foi quando a multidão se começou a aperceber que aquele rapaz que está no topo do mundo, que tem o que quer e que faz o que deseja da bola nos estava a pedir desculpa e em silêncio que as pessoas de Alvalade souberam emendar a mão (sim porque no inicio do jogo Ronaldo era MAIS assobiado que os outros jogadores do manchester, uma anormalidade que não percebi até agora) e o aplaudiram como mereceu.
E ainda bem que não fui eu a criar este tópico pois o paralelo com outra figura, essa sim completamente "pseudo" do sportinguismo veio-me logo à memória: o chulIGO e o seu festejo efusivo em milão, a e forma como foi pateticamente homenageado não se sabe bem porquê em Alvalade, a forma como é identificado com um Sportinguismo que não confirma minamente, não por não consumar um regresso ficticio que só os anjinhos fariam fé, mas por não demonstrar, ao contrário de Ronaldo, o respeito MÍNIMO pelo clube que fez dele o que é. Pelo menos respeito exige-se, e este puto ronaldo demonstrou já uma certa diferença face a outros.
No final Nani colou-se dizendo que também não festejaria. Acredito tanto nisso como no Pai Natal. Estamos a falar de personalidades diferentes.
A mim emocionou-me aquele momento, foi sinal de que ainda há lugar a emoção, respeito e memória, com tanto dinheiro que corre nos bolsos desta rapaziada, e que afinal, ao contrário do que eu pensava, nem todos os futebolistas são necessariamente chulos mercenários sem respeito pela emoção que leva as pessoas aos estádios.