Análise ao Mercado de Inverno 2018

O Pedro Henrique encaixava bem com o JJ.
Tenho dúvidas é senão será demasiado "duro de rins".
- piccini e ristovski parece-me bem
- os centrais também, só mexia caso houvesse proposta por andré pinto (ou que o próprio pedisse para sair)
- lateral esquerdo, vendia o jonathan enquanto há quem o queira

-no meio campo, há quem fale no william, se baterem a cláusula não podemos fazer nada (excepto rezar para que acertem no seu substituto)

-nas alas, se surgisse uma proposta de 2 algarismos por iuri, era já

-no ataque, alan ruiz e doumbia (por mim, utilizava-se mais o doumbia, mas a não fazê-lo, e havendo uma boa proposta, amigos na mesma)

para além disso, ainda há bryan, douglas, matheus e petrovic (acho que não me estou a esquecer de ninguém).

para isso contratava (já contando com os encaixes de ruiz e doumbia):
1 extremo esquerdo, os rumores gaitan e martinez agradam-me muito (baixava o acuña para lateral)
1 avançado, slimani seria incrível
(talvez nani para qualquer uma destas 2 posições, visto que ele tem sido pouco utilizado na lazio, e deva querer tentar ainda ir ao mundial - isto, claro, se o varandas aprovar)

talvez fosse buscar ainda alguém para ser suplente do gelson (aí, o podence podia ser opção tanto à direita como a 2º avançado, ia acabar por jogar todos os jogos).

acho que temos uma boa solidez defensiva e um bom meio campo, mas em relação a fcp e slb, acho que temos menos poder ofensivo vindo dos laterais (em relação ao slb é discutível, em relação ao fcp é evidente) e menos criatividade nos jogadores mais avançados (podence é bom, não é um craque, acuña tem bons pés, mas destrói pouco, bas dost finaliza mas não cria, resta gelson). acho que as nossas chances de ser campeões aumentam consideravelmente, reforçando as posições de 2ºavançado (anda, slimani), e de extremo esquerdo (e acredito que o acuña desse um excelente lateral, apesar de gostar muito do coentrão)
Portato, pelo que se tem visto nos últimos dias, o nosso interesse recai sobre um Extremo-Esquerdo, um Avançado e um Lateral-Esquerdo. Parece-me (tal como tinha referido num post anterior) que um 8 não é prioridade! Concordo com essa decisão.

Dos nomes falados, os que mais me agradam:

- Defesa-Esquerdo: Emiliano Insúa (Foi a melhor opção até agora, que veio nos jornais, mas mesmo assim penso que podíamos arranjar um mais barato e com outra margem de progressão. Sendo que o Fábio Coentrão tem tido uma evolução bastante positiva, não faz sentido uma alternativa deste calibre financeiro).

Extremo-Esquerdo: Gonzalo Martinez (É a melhor opção até agora, muito se fala da sua irregularidade, mas o jogador tem muita qualidade. Penso que o JJ conseguiria torná-lo num jogador bastante bom. A sua capacidade de desiquilibrio, podia ser um aspecto bastante determinante para dar profundidade ao plantel. Apesar disso (neste mercado não foi referenciado), gosto mais do Cristian Pávon. É um jogador mais objectivo, tem um bom pé direto (Neste momento todos os nossos extremos à excepção do Gelson Martins, são esquerdinos) e pode dar outra valência que o Pity não dará. O Jonathan Silva poderia facilitar a negociação neste caso. Contudo, ficou claro que o JJ prefere, neste momento, um extremo mais criativo. As minhas apostas vão para Pity como sua preferência. O rumor Gaitan não faz qualquer sentido, é notícia para abanar a barraca, esqueçam isso! Nem o Gaitan iria querer ir para o Sporting depois de ter chorado em pleno Estádio da Luz. É um jogador que aprecio bastante, mas não faz sentido.

Avançado: Islam Slimani (Confesso que sou um grande apreciados do Seydou Doumbia, e gostava que ele tivesse mais oportunidades. Mas, por outro lado, o Islam Slimani tem o nosso sangue. Para além da sua qualidade como jogador, tem a sua qualidade como profissional. Iria unir, cada vez mais, a nação leonina. A sua contratação significaria muito mais do que um bom jogador de futebol, é uma questão de cultura e mística).

Posto isto, espero que consigamos os melhores negócios possíveis para este mercado, uma prenda de natal do nosso Sporting, chamada Slimani (compraria logo a camisola), um dos extremos referidos e um lateral esquerdo, que não precisa de ser um Emiliano Insúa. Não menos importante é conseguirmos despachar os jogadores dispensáveis.
« Última modificação: Dezembro 13, 2017, 12:43 pm por JLeonino »
Se o Iuri Medeiros, for em definito para Guimarães, vão ver depois aonde ele "acaba"....
provavelmente a aquecer o banco/bancada nos corruptos do norte, ou do sul. sinceramente? é para o lado que durmo melhor.

neste mercado preocupava-me em trazer um extremo/ala canhoto e um 8. ponto.
para lateral, o Acuna desenrasca e bem.
Eu cá preferia um 8 e um SA tipo JVP. Chegava perfeitamente para ser campeão. Para ala preferia apostar em Podence.
Prendas de Natal:
[...]
   Gelson                                   [...]                         Acuña
  Podence                                  [...]                      Boschillia

Corrigido.  :mrgreen:

Podes baralhar e dar. As "cartas" são tão fortes e equilibradas que tanto faz.

Não concordo. Se ao Boschilia já tenho alguma dificuldade em imaginar sem ser pela esquerda ou centro esquerda (dificilmente pela direita), ao Podence só o vejo mesmo como jogador da direita.
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Despachar Alan e Bryan Ruiz e trazer um jogador que faça a diferença, para somar ao William, Bruno Fernandes e Bas Dost no corredor central. Se atrás ou à frente do Bruno, o J que decida. Battaglia, Podence e Doumbia são boas alternativas para rodar com os titulares ou entrar a qualquer momento.

Também não desgostava de trazer um extremo que faça real concorrência ao Gelson e Acuña, mas não me parece que o Jesus abdique do Bruno César entre os convocados ou que ele se resigne a ficar na bancada...
Já ficaria satisfeito se conseguirmos despachar o muito entulho que ainda temos e conseguirmos trazer um extremo/segundo avançado.

Se a isto juntarmos mais alguém para a frente e um 8 melhor ainda.

Mas não colocarei de parte a saída de uma peça importante já em Janeiro. Infelizmente.
Eu cá preferia um 8 e um SA tipo JVP. Chegava perfeitamente para ser campeão. Para ala preferia apostar em Podence.

Tiravas Bruno Fernandes do onze?
"Playing football is very simple, but playing simple football is the hardest thing there is." - Johan Cruijff -
Não sei se tiveram oportunidade de ouvir o que JJ disse ontem após o jogo, passo a citar por alto, não sei se são as palavras exactas:

É um goleador, mas não lhe peçam muito, fez 3 golos com experiência, mas ... Não é um criador, não leva a equipa para a frente, é um finalizador como o Bas, por isso é que não "casam" um com outro, quando jogam juntos procuram as mesmas zonas, procuram quase marcarem-se um ao outro. Deu possibilidade para o Bas descansar um pouco.

Não sei se o Dumbia foi uma contratação ao lado, por JJ pensar dar outro papel ao jogador que ele não consegue desempenhar. Nunca iremos ver Bas e Doumbia a jogar juntos.. Ficamos sem grandes opções para jogar nas costas do Bas. E é aqui que nos deveriamos de focar no mercado de inverno, ir buscar um 9,5. Agora quem? Não sei.. Digam o que disserem dele, Teo na sua melhor fase foi incrível. Será alguém parecido com ele? Será alguém como Montero?
Será o Slimani? Não sei, ainda não consegui imaginar como Bas e Sli se completariam a jogar os dois em simultâneo.

Sugestões para segundo avançado, móvel e com qualidade de pés, bom remate  a meia distância?
S C P - 1 9 0 6
Não sei se tiveram oportunidade de ouvir o que JJ disse ontem após o jogo, passo a citar por alto, não sei se são as palavras exactas:

É um goleador, mas não lhe peçam muito, fez 3 golos com experiência, mas ... Não é um criador, não leva a equipa para a frente, é um finalizador como o Bas, por isso é que não "casam" um com outro, quando jogam juntos procuram as mesmas zonas, procuram quase marcarem-se um ao outro. Deu possibilidade para o Bas descansar um pouco.

Não sei se o Dumbia foi uma contratação ao lado, por JJ pensar dar outro papel ao jogador que ele não consegue desempenhar. Nunca iremos ver Bas e Doumbia a jogar juntos.. Ficamos sem grandes opções para jogar nas costas do Bas. E é aqui que nos deveriamos de focar no mercado de inverno, ir buscar um 9,5. Agora quem? Não sei.. Digam o que disserem dele, Teo na sua melhor fase foi incrível. Será alguém parecido com ele? Será alguém como Montero?
Será o Slimani? Não sei, ainda não consegui imaginar como Bas e Sli se completariam a jogar os dois em simultâneo.

Sugestões para segundo avançado, móvel e com qualidade de pés, bom remate  a meia distância?
" Sugestões para segundo avançado, móvel e com qualidade de pés, bom remate  a meia distância?" - Bruno Fernandes.

Não é isso que o JJ procura. Nem quando tínhamos Slimani ele pretendia isso, por isso é que fomos buscar o Téo. O Téo era um avançado no River e foi aqui, casou-se bem com o Slimani. E acho que o Slimani pode-se casar bem com o Dost. A opinião é unânime e o JJ prefere perder o Doumbia e ganhar o Islam para a sua equipa. O Augusto Inácio disse e muito bem, independentemente de vir, ou não, o Slimani, vamos precisar de mais um avançado. Acho que esse será o nosso foco no mercado. A mim preocupa-me, igualmente, uma alternativa para as alas. Só Gelson e Acuña é curto, o JJ também deixou isso bem claro.
A minha opinião é que ele irá abdicar do Seydou Doumbia neste mercado e vai permitir a venda do William Carvalho. Fará um bom encaixe que o permite ir buscar um Médio-Centro para rodar com o Bruno Fernandes. O Rodrigo Battaglia irá ocupar a posição do William e o João Palhinha no banco.
Vai preferir gastar esse dinheiro num bom extremo e num bom avançado. O que sobrar será para ir buscar mais um lateral esquerdo, vendendo o Jonathan Silva.

O que me parece que pretendemos:

Vendas:
- Jonathan Silva;
- Douglas Teixeira;
- Radosav Petrovic;
- William Carvalho;
- Seydou Doumbia;

Empréstimos:
- Tobias Figueiredo;
- Mattheus Oliveira;
- Iuri Medeiros.

Contratações:
- Lateral Esquerdo;
- Médio-Centro;
- Gonzalo Martinez;
- Islam Slimani.

Uma contratação como a do Raphinha só se for uma oportunidade de negócio. De outra forma, não vejo o porquê de ele o querer.
- piccini e ristovski parece-me bem
- os centrais também, só mexia caso houvesse proposta por andré pinto (ou que o próprio pedisse para sair)
- lateral esquerdo, vendia o jonathan enquanto há quem o queira

-no meio campo, há quem fale no william, se baterem a cláusula não podemos fazer nada (excepto rezar para que acertem no seu substituto)

-nas alas, se surgisse uma proposta de 2 algarismos por iuri, era já

-no ataque, alan ruiz e doumbia (por mim, utilizava-se mais o doumbia, mas a não fazê-lo, e havendo uma boa proposta, amigos na mesma)

para além disso, ainda há bryan, douglas, matheus e petrovic (acho que não me estou a esquecer de ninguém).

para isso contratava (já contando com os encaixes de ruiz e doumbia):
1 extremo esquerdo, os rumores gaitan e martinez agradam-me muito (baixava o acuña para lateral)
1 avançado, slimani seria incrível
(talvez nani para qualquer uma destas 2 posições, visto que ele tem sido pouco utilizado na lazio, e deva querer tentar ainda ir ao mundial - isto, claro, se o varandas aprovar)

talvez fosse buscar ainda alguém para ser suplente do gelson (aí, o podence podia ser opção tanto à direita como a 2º avançado, ia acabar por jogar todos os jogos).

acho que temos uma boa solidez defensiva e um bom meio campo, mas em relação a fcp e slb, acho que temos menos poder ofensivo vindo dos laterais (em relação ao slb é discutível, em relação ao fcp é evidente) e menos criatividade nos jogadores mais avançados (podence é bom, não é um craque, acuña tem bons pés, mas destrói pouco, bas dost finaliza mas não cria, resta gelson). acho que as nossas chances de ser campeões aumentam consideravelmente, reforçando as posições de 2ºavançado (anda, slimani), e de extremo esquerdo (e acredito que o acuña desse um excelente lateral, apesar de gostar muito do coentrão)

Baixar Acuna para lateral na minha opinião é não ter Acuna nenhum na equipa.

Albin Ekdal, Mitchell Dijks, Lucas Olaza, Insua, Gonzalo Martinez, Raphinha, Odjidja-Ofoe, Slimani?

Quais destes virão para e Sporting? E também quais serão desviados para outro lado, pois claro está que temos de contar com isto. Afinal hoje em dia fazemos prospecção dupla...para nós e para os rivais...nada mesmo como plantar na CS nomes de jogadores que interessam ao Sporting mas que ao fim ao cabo sabemos que são jogadores com imensos erros de posicionamento e técnica e maus comportamentos extra-futebol...pensem nisto...é oferecer uns baits envenenados.
Baixar Acuna para lateral na minha opinião é não ter Acuna nenhum na equipa.

Albin Ekdal, Mitchell Dijks, Lucas Olaza, Insua, Gonzalo Martinez, Raphinha, Odjidja-Ofoe, Slimani?

Quais destes virão para e Sporting? E também quais serão desviados para outro lado, pois claro está que temos de contar com isto. Afinal hoje em dia fazemos prospecção dupla...para nós e para os rivais...nada mesmo como plantar na CS nomes de jogadores que interessam ao Sporting mas que ao fim ao cabo sabemos que são jogadores com imensos erros de posicionamento e técnica e maus comportamentos extra-futebol...pensem nisto...é oferecer uns baits envenenados.

temos tido pouco acuña, esta 1ª volta.
2 golos (ambos no mesmo jogo) e 3 assistências é demasiado pouco para um ala titular de uma equipa que quer ser campeã. Isto fora o resto; não o vejo a desencantar uma jogada, ou a ganhar a alguém no 1vs1, etc.
Sei que ele é capaz de melhor do que o que tem feito, mas, pelas características dele, arriscaria tê-lo a lateral, posição onde até já tivemos um ou outro vislumbre dele.
Do que tenho visto dele, parece-me que poderia mais rapidamente ser um super lateral, do que um grande extremo.

(quanto aos nomes que falaste, acho que essa parte já não era para mim, não falei em nomes, para além daqueles 2 ou 3 que se têm falado)
Out: Petrovic, Mattheus, B.César, Bryan, Dala (emp) e Alan

In: 1 médio centro, 1 ala e 1 avançado

Isto era o ideal, contudo parecem-me impossíveis as saídas do B.César e do Bryan. Mesmo o Alan Ruiz tenho muitas dúvidas que saía.

Com três contratações certeiras ficávamos com um plantel do caraças! Não há dinheiro? Francisco Geraldes preenche a slot da contratação do médio e aposte-se as fichas no ala esquerdo e no avançado.

Croquetes? Não, obrigado.

" Sugestões para segundo avançado, móvel e com qualidade de pés, bom remate  a meia distância?" - Bruno Fernandes.

Não é isso que o JJ procura. Nem quando tínhamos Slimani ele pretendia isso, por isso é que fomos buscar o Téo. O Téo era um avançado no River e foi aqui, casou-se bem com o Slimani. E acho que o Slimani pode-se casar bem com o Dost. A opinião é unânime e o JJ prefere perder o Doumbia e ganhar o Islam para a sua equipa. O Augusto Inácio disse e muito bem, independentemente de vir, ou não, o Slimani, vamos precisar de mais um avançado. Acho que esse será o nosso foco no mercado. A mim preocupa-me, igualmente, uma alternativa para as alas. Só Gelson e Acuña é curto, o JJ também deixou isso bem claro.
A minha opinião é que ele irá abdicar do Seydou Doumbia neste mercado e vai permitir a venda do William Carvalho. Fará um bom encaixe que o permite ir buscar um Médio-Centro para rodar com o Bruno Fernandes. O Rodrigo Battaglia irá ocupar a posição do William e o João Palhinha no banco.
Vai preferir gastar esse dinheiro num bom extremo e num bom avançado. O que sobrar será para ir buscar mais um lateral esquerdo, vendendo o Jonathan Silva.

O que me parece que pretendemos:

Vendas:
- Jonathan Silva;
- Douglas Teixeira;
- Radosav Petrovic;
- William Carvalho;
- Seydou Doumbia;

Empréstimos:
- Tobias Figueiredo;
- Mattheus Oliveira;
- Iuri Medeiros.

Contratações:
- Lateral Esquerdo;
- Médio-Centro;
- Gonzalo Martinez;
- Islam Slimani.

Uma contratação como a do Raphinha só se for uma oportunidade de negócio. De outra forma, não vejo o porquê de ele o querer.

Depois das palavras de ontem, acredito que JJ deixe sair o Doumbia.

Eu não deixava e gostava de ter Bas Dost, Slimani, Doumbia e Podence para as 2 posições da frente. Na minha opinião, deixar sair Doumbia e ficar Dost e Slimani era curto. Sair Doumbia e entrar Slimani + outro é demasiada mexida.

Quanto ao vender William não acredito. JJ quer que Battaglia jogue a "6" mas é precisa dele a "8" para subir o Bruno Fernandes. A ideia será:

William              Bruno Fernandes
        Battaglia                Contratação

Deixar sair William era passar de um problema para outro...
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS! SPORTING SEMPRE!

Não deixará de ser estranho se deixar sair o Doumbia por não ser um "criador" e depois entrar o Slimani...
“A lot of football success is in the mind. You must believe you are the best and then make sure that you are.” - Bill Shankly
Criador? Tipo o Montero?
A minha cartilha é o Sporting

Não deixará de ser estranho se deixar sair o Doumbia por não ser um "criador" e depois entrar o Slimani...

:arrow:
CONTRA TUDO E CONTRA TODOS! SPORTING SEMPRE!

Comparar o Bruno ao JVP. Eu tirava sempre o pior jogador, não olho a nomes.

Comparar o Bruno ao JVP. Eu tirava sempre o pior jogador, não olho a nomes.

Calma... era só uma pergunta para saber a tua opinião.  :inde:

Não estava a comparar coisa nenhuma (até porque ninguem com um minimo de conhecimento da realidade atual... julga que o SCP tem condições financeiras e/ou qualidade de scounting para sacar da cartola um gajo com a qualidade do JVP daquelas epocas... e logo prontinho a entrar e render no onze... aliás acho até que nem sequer voltamos a ter um jogador dessa qualidade/maturidade desde que esse saiu, vê-la bem...).

Eu interpretei o teu "tipo JVP" literalmente. Ou seja, um SA movel, muito bom tecnicamente, bom a assistir e com golo. Um perfil em que por acaso o Bruno Fernandes até encaixa, salvo as diferenças de qualidade que já referi.

E daí perguntei-te se realmente consideras que é aí que está o elo mais fraco. Ou se pelo contrário achavas que o Bruno Fernandes poderia render mais noutra posição (caso chegasse esse outro).

Por exemplo:
- eu até nem acho a posição de SA mais urgente que a de 8, oi a de LE, ou a de EE, olhando para o atual plantel.
- no entanto, a achar que deveriamos reforçar a posição, pensaria mais num tipo de perfil diferente para a posição. Um Teo, um Montero ou até um Soares dos porcos por exemplo. Alguém com muito mais ratice e golo do que o perfil JVP, isto é um PL que se pudesse acoplar ao outro PL titular. Mas isso é a minha opinião, e como disse, gostava de saber a de outros colegas para ir debatendo  :great:
"Playing football is very simple, but playing simple football is the hardest thing there is." - Johan Cruijff -